sábado, 17 de abril de 2010

Gado Simental dá a largada para o Ranking leiteiro de 2010

Cerca de 100 animais representantes dos mais importantes criatórios selecionadores de Simental de linhagens leiteiras marcam presença na 41ª Exposição Agropecuária de Itapetininga, interior paulista, entre os dias 21 e 24 de abril. Os melhores animais da raça participam de julgamentos morfológicos, da primeira de quatro etapas do Torneio Leiteiro e do Leilão Show Simental.
Serão três as atrações: a I Etapa do Torneio Leiteiro - com oito ordenhas entre os dias 21 e 23 -; os julgamentos morfológicos no sábado, 24, mesmo dia que em às 17h00 acontece o Leilão Show Simental.
Torneio Leiteiro
Apresentando o melhor rendimento de produção na comparação com outras raças nos Torneios Leiteiros em 2009, o Simental planeja repetir o desempenho nesta temporada.

Serão oito as ordenhas na 41ª Expoagro de Itapetininga, sempre as 06h00, 14h00 e 22h00 nos dias 21 e 22 e duas ordenhas na sexta-feira, 24. “Para efeito de pontuação são descartados o menor e o maior resultado, considerando-se a média da produção. Vence em cada categoria a fêmea que produzir o maior volume de leite”, observa Paulo Roberto Tonin, médico veterinário e um dos coordenadores da mostra ao lado de Wagner Bonetti e Adib Dau Neto.

O Torneio Leiteiro é dividido em quatro categorias: Vaca Precoce, Vaca Jovem, Vaca Adulta e Vaca Vitalícia (ou Longeva).

A participação do Simental na 41ª Expoagro e a I Etapa do Torneio Leiteiro conta com organização conjunta da Associação Brasileira e Centro Paulista de Criadores de Simental e Simbrasil.

Conhecendo o Simental
A raça Simental surgiu há mais de 1500 anos no Vale do rio Simme, na Suíça. Com incomparável poder de adaptação aos climas e geografias mais diversos, espalhou-se por toda a Europa e, nos últimos séculos, alcançou todos os continentes.
Com mais de 500 anos de seleção genética controlada, o Simental é a base da pecuária de países como Alemanha e Áustria, produzindo carne e leite. São os chamados animais de dupla aptidão.

Com notável versatilidade e excelente correlação na produção de carne e leite, o Simental tem sido criado puro ou utilizado em cruzamentos para aperfeiçoar raças nativas ou selecionadas. Sua rusticidade, capacidade de promover melhoria estrutural, habilidade materna e elevada produção leiteira são conhecidas mundialmente.
O Simental foi introduzido no Brasil na década de 1920. Importada pelo Governo brasileiro, chegou com a missão de aperfeiçoar o rebanho nacional. Na década de 1980 houve um maior crescimento nas importações com conseqüente melhoria genética do rebanho. Hoje, o Simental é a raça européia mais representativa no País.

Nas duas ultimas décadas tem aumentado o interesse dos produtores de leite pelo Simental, reflexo dos bem sucedidos resultados de produção leiteira da raça, fruto do esforço dos criadores na melhoria de seus plantéis. Paralelamente, criadores e dirigentes vêm investindo em fomento e promoção do Simental, transformando exposições e torneios leiteiros em “vitrines” para mostrar a capacidade superior da raça na produção de leite.

Foto: (Nilson Herrero/Divulgação)
Dinda: atual recordista nacional de produção leiteira – 60.950 kg/dia – na Feileite/2008. Vaca de propriedade da Fazenda Sesmaria, de Magim Rodriguez Jr.
Rute Araujo
11 – 5666-8524 / 9131-4712
ruthe.araujo@uol.com.br
MSN: ruthearaujo@hotmail.com

Nenhum comentário: