sábado, 22 de maio de 2010

Vereadores de Corumbá participam de solenidade em Campo Grande

A solenidade de assinatura de adesão das cidades de Campo Grande e Corumbá ao PAC das Cidades Históricas foi realizada no último dia 20 na cidade de Campo Grande no Armazém Cultural. O presidente da Câmara Municipal de Corumbá Antônio Galã (PT) e o vereador Antônio Ruffo (PR) participaram do evento.

O PAC das cidades históricas abrange municípios tombados ou em processo de tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, em Mato Grosso do Sul beneficiará as cidades de Campo Grande e Corumbá. A estratégia adotada busca a convergência das políticas públicas nas três esferas do governo.

Na cidade de Corumbá o primeiro ponto a receber investimentos será o prédio da Alfândega. “O prédio será cedido a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul graças a um requerimento enviado por mim ao senador Delcídio do Amaral, um dos responsáveis pela viabilização dos recursos”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Corumbá. “Esse projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual da cidade de Corumbá, especialmente porque serão implantados mais de dez novos cursos em nossa cidade”, completou Antônio Ruffo.

De acordo com o presidente do IPHAN Nacional, Luiz Fernando de Almeida, “a adesão de Mato Grosso do Sul ao PAC das cidades históricas nos aponta fatores que os permitem compreender o Brasil em seu aspecto territorial”. “Esse PAC demonstra uma grande mudança de conceito em relação ao que é patrimônio. Só o desenvolvimento de uma política cultural é capaz de refrear o projeto de perda de singularidade, que vem acontecendo em todo o País. Foi a primeira vez em que se rompeu a idéia de que a política de patrimônio é secundária nas estratégias de governo”, frisa.Já o Senador Delcídio do Amaral (PT) destacou que o esforço para a adesão das cidades vem de longa data “desde a época de Gilberto Gil como Ministro da Cultura e também com o ministro Juca Ferreira”. “Por conta desses esforços conseguimos chegar a essa realidade. Em Corumbá, os projetos que serão contemplados, como a revitalização do Porto, saíram da Câmara dos Vereadores. Essa gestão entrou em contato conosco diversas vezes visando a recuperação desse patrimônio”, elogiou o senador.

“A maioria desses projetos culturais acontecem graças a esforços conjuntos entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação. A destinação do antigo prédio da Alfândega à UFMS é uma prova de que cultura e educação caminham juntas. Corumbá é a cidade mais antiga de nosso Estado e precisa, com toda certeza, de restauração e reformas”, finalizou o senador.
Por:Luisa Amorim /Agência Resultado /8125.9290

Nenhum comentário: