quinta-feira, 17 de junho de 2010

Conselho Tutelar de Jardim apresenta relatório de ações 2009

Membros do Conselho Tutelar de Jardim estiveram no dia 11 de junho, no gabinete do prefeito em exercício Carlos Américo Grubert, para apresentar o relatório das atividades prestadas em 2009.

O documento informa ainda que todos os atendimentos foram encaminhados aos órgãos competentes para as devidas providências e encontram-se solucionados.

Dentre as atividades prestadas foram relatadas 130 pedidos de transferências escolares solicitadas de outros municípios; 130 pedidos de segunda via de certidão de nascimento, encaminhadas ao cartório local; 80 outros pedidos de certidão de nascimento provindos de outros municípios; 269 fatos registrados no SIPIA – Sistema de Proteção a Criança e ao Adolescente, e encaminhados para as devidas providências através da promotoria de justiça e defensoria pública.

O que impressiona no relatório são as 1.133 denúncias referentes a maus tratos, abandono, espancamento, negligência, abuso sexual, aliciamento, rebeldia, faltas escolares, sendo todas elas verificadas, constatadas e resolvidas da melhor maneira.

Os conselheiros explicaram que existem muitas variantes nas denúncias e pela delicadeza de cada caso é preciso uma análise detalhada de cada caso. “Nem sempre as denúncias de “espancamento”, por exemplo, são constatadas de forma que o denunciante relata, às vezes os pais corrigem de uma maneira mais brusca, então são orientados pelo conselho sobre a melhor maneira de educar sem agressão física”, explica Luiza Odethe Silva Mendes, conselheira tutelar de Jardim.

Ainda segundo a conselheira, os fatos de abuso sexual e aliciamento são verificados e encaminhados a Delegacia de Polícia local para as devidas providências. “Os casos de rebeldia, faltas escolares e negligências tentamos resolver aqui mesmo no conselho tutelar, mas quando não se resolve, o caso é encaminhado às autoridades responsáveis”, lembra Luiza.

O Conselho Tutelar realizou ano passado 20 abrigamentos entre Jardim e Guia Lopes da Laguna, sendo que apenas três destes casos são de Jardim. Finalizando, o relatório informa que foram realizadas 22 viagens para transportar crianças e adolescentes que estavam irregulares em Jardim e região.

“Ficamos gratos e satisfeitos com o trabalho realizado em Jardim pelo Conselho Tutelar, este órgão tão importante para a sociedade organizada, que pelos dados apresentados já justificam a sua existência e eficácia. Gostaria de enfocar que a administração de Jardim está pronta para atender as necessidades do Conselho e parabeniza a todos pela atuação em 2009”, disse o prefeito em exercício Carlos Américo Grubert.

Fonte:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: