sexta-feira, 28 de maio de 2010

Os direitos e as obrigações dos brasileiros.

Muito tem se falado sobre os direitos humanos, do cidadão, das minorias, do menor, do adolescente e tantos outros que seria difícil aqui descrever. Coloco-me a pensar sobre as obrigações a que essas pessoas estão submetidas, e sobre as quais nada se comenta.

Desde quando criança me ensinaram que, antes de qualquer coisa, tinha que cumprir com minhas obrigações, quaisquer que fossem elas, como a de ajudar na casa, de fazer as tarefas escolares ou algo que meus pais determinassem. Eram minhas obrigações, a serem realizadas primeiramente, para, depois, poder brincar, jogar bola ou qualquer outro tipo de lazer.

Atualmente, só ouço falar em direitos, e nunca em obrigações. Começando por nossos governos, sejam municipais, estaduais ou federais, que possuem o direito de nos cobrar cada vez mais impostos, mas cada vez menos cumprem com suas obrigações constitucionais de dar saúde, educação, habitação e segurança para a população brasileira.

Cada vez mais assistimos cidadãos morrendo nas portarias dos hospitais públicos, sem sequer serem levados para seu interior e, quando o são, são atendidos em macas, nos corredores, e até no chão. Consultas precisam ser marcadas com meses de antecedência. Frequentemente faltam remédios de uso contínuo nos postos de distribuição para a população mais carente, enquanto farmácias particulares vendem os remédios que deveriam ser de distribuição gratuita.

Pessoas são soterradas ao construírem suas casas sobre um lixão antigo em um morro que, com a chuva, naturalmente desmorona. O governo sabia do lixão, e, pior, em época de eleições anteriores, construiu ruas no local. Não se constroem casas para essa população de baixa renda, e as favelas aumentam indiscriminadamente nas grandes cidades do país.

Alunos das escolas públicas entram nas faculdades sem saber sequer redigir um texto corretamente, ou saber pequenas coisas básicas que serão usadas em sua vida diária. Já me deparei com uma universitária que não sabia que um boleto de pagamento com código de barras necessariamente contém a numeração equivalente àquele código, e que descreve o vencimento, o valor, a agência e o banco credor daquele título. Esses códigos são utilizados diariamente para tudo, seja num pacote café, computador ou veículo novo. Mas a universitária não sabia.

E não é só o governo que sempre falha no cumprimento de seus deveres, sem nunca se esquecer de exigir os seus direitos. As ONGs e igrejas, e até cantores e cineastas estrangeiros, se acham no direito de vir em nosso país dizer o que e onde podemos, devemos, ou não, construir e explorar. Criminosos têm o direito de não ser expostos algemados, presos têm o direito de receber refeições balanceadas além de tratamento médico e odontológico. As respectivas famílias recebem um “salário reclusão”, pois aquele que “sustentava” a casa está preso.

E as obrigações dessas pessoas? O que fazem ou fizeram? No que trabalham? O que produzem para si, sua família e para o país? Matam, roubam, sequestram e ainda têm o direito de receber o que os que não erraram não recebem?

Que país é este, onde o governo não cumpre com suas obrigações e ser bandido é mais vantajoso do que ser honesto? Onde só se possui direitos e não obrigações?

Precisamos refletir mais sobre essas questões e votar melhor. Corruptos e bandidos não podem estar no poder. Seu lugar é na cadeia. Ou nos transformaremos em um país cada vez mais infestado de ladrões e corruptos.

Autor:João Bosco Leal.
www.joaoboscoleal.com.br

Política é tradição de governar nas famílias no MS

Espero que este artigo não seja lido como uma proposta ideológica, mas como uma reflexão sobre a nossa classe política.
Autora: Carolina Assis (*)
A idéia de política deveria ser a que a define "Arte ou ciência de governar", e hoje o que temos está muito longe disso. Entra e sai ano eleitoral e a expectativa de grande parte da população Sul-mato-grossense é sempre a mesma, “Renovação de Caras e Promessas!” Sem um objetivo cultural a ser alcançado ou um projeto político, isso prejudica a imagem do nosso Estado, parece que vivemos na época do coronelismo. As famílias tradicionais e políticas em Mato Grosso do Sul, têm mantido cativo seus nomes nesse meio. O que era para ser transformado, renovado, continua com a mesma cara.

No pleito desse ano o panorama político não mudará, porque as famílias tradicionais políticas lançarão antigos e novos candidatos para a disputa eleitoral de 2010, onde conservarão apenas seus espaços. No entanto, só mudará as formas de divulgação de campanha, a comercialização do voto, a troca por vantagem pessoal ou comunitária.

Devemos refletir antes de fazer nossas escolhas, pois temos a responsabilidade de eleger os novos representantes políticos pelos próximos quatro anos. O nosso voto é a maneira mais direta de conseguir mudanças concretas. No entanto, não adianta apenas eleger um candidato pela tradição de sua família, devemos eleger pessoas comprometidas com a moralidade, a transparência e fundamentalmente a ética. Pois, democracia se faz e se constrói, se realiza e se exerce para a sociedade, não da forma que estamos presenciando.

O que necessitamos é de políticos comprometidos verdadeiramente com o povo, que amem a natureza, os animais, a verdade, que sejam nacionalistas, não o nacionalismo extremo e cego, mas aquele de defende os interesses do povo e não os interesses pessoais ou de suas famílias.

Para modificar o que temos hoje, precisam ser substituídos os políticos atuais de famílias tradicionais do Estado. Se o povo não votar nas suas reeleições, a partir daí, sim, poderemos realizar uma verdadeira revolução, marchando para o encontro do desenvolvimento com uma nova classe renovada de legisladores.

Acredito e sei que existem pessoas sérias que realmente querem um Estado melhor e que estão satisfeitas por serem nossos representantes, porém existem pessoas que parecem cordeiros, quando na verdade são verdadeiros lobos vestidos de parlamentar. Somente com a rigidez da lei é que alcançaremos à verdadeira democracia.

Tenho certeza que a situação de Mato Grosso do Sul mudaria com a recriação do federalismo, mas se nós cidadãos, não, nos colocarmos a frente e lutarmos por uma transformação, continuaremos sempre com esses sanguessugas em nossos pescoços, fazendo o que bem entender com a contribuição dos nossos impostos.

Para finalizar, uma última observação: quando vai chegar o tempo em que a população vai abandonar o vício embriagante das promessas eleitoreiras, e numa atitude responsável, optar por candidatos que estejam comprometidos, de fato, com o povo?

(*) Jornalista formada na UCDB/MS e assessora de imprensa do deputado estadual Amarildo Cruz na AL/MS
E-mail: carolina.jor2009@gmail.com
MSN: carolina.jor2009@hotmail.com
Twitter: Carolina Assis
Contato: (67) 9252-5197 ou (67) 8436-9196

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Convite Superagro 2010

Clik na foto para Ler
convite oficial para a abertura da Superagro Minas 2010,com a presença do
governador Antonio Anastasia. A solenidade será dia 28 de maio (sexta-feira), às
19h, no Expominas.

Atenciosamente,
Assessoria de imprensa
Vanúsia Duarte – 3312-0338 / 9976.0262
Rodrigo Moinhos – 3312.0327 /8863.8021

terça-feira, 25 de maio de 2010

Unidade é o que fortalece produtores, diz presidente de Fórum da Pecuária da CNA

O fortalecimento da pecuária nacional e a mobilização dos pecuaristas em torno de objetivos e decisões comuns passa pela unidade em torno de suas representações. A afirmação é do presidente do Fórum Permanente da Pecuária de Corte da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, diante da proposta levantada pela Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que sugeriu recentemente a criação de uma entidade voltada para a defesa dos interesses dos pecuaristas.

Segundo Nogueira, esse fórum já foi constituído pela CNA com o objetivo de defender a pecuária e acompanhar os assuntos referentes ao setor no Brasil e no cenário internacional. O dirigente ressaltou que mais do que participar das movimentações referentes à criação e comercialização de animais, o Fórum promove discussões em torno de temas relacionados ao segmento com objetivo de abrir novos caminhos para a pecuária nacional. Como exemplo, citou ações promovidas pelo Fórum junto com a Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA para debater o tema aquecimento global. Nesse sentido, a entidade interage com estudiosos de órgãos de pesquisa reconhecidos nacionalmente para desmistificar a contribuição atribuída à pecuária nacional na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE’s).

Recentemente, o Fórum Permanente da Pecuária de Corte da CNA acompanhou o lançamento do programa Boi na Bolsa nos estados do Centro-Oeste, uma iniciativa que traz mais transparência a comercialização do gado. “O Fórum atua pela CNA, órgão de maior representatividade do setor agropecuário nacional, sendo que todas as entidades que quiserem se juntar a nós serão bem-vindas. A proposta da criação de um órgão similar não vai contribuir para a unidade do setor”, enfatizou Nogueira.

Nogueira acompanha esta semana a comissão nacional que participa da 78ª Assembléia Mundial da Organização Internacional de Epizootias, que acontece até o final de semana em Paris, na França, e reúne representantes de 175 países membros da organização, criada com o objetivo de garantir a transparência na condição sanitária animal no mundo.

Também presente no evento, representando o Estado de Mato Grosso do Sul, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Corrêa Riedel, enfatiza a necessidade dos produtores manterem a unidade em torno de suas representações. “Precisamos criar mecanismos que reforcem nossos posicionamentos e primar pela união dos produtores em torno dos objetivos que garantam o desenvolvimento da pecuária nacional”, enfatizou Riedel.

Por:Camila Valderrama
(camilavalderrama@satocomunicacao.com.br)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PSDB estadual se reúne com lideranças da região sudoeste

Em apoio a Serra, partido deflagra a campanha “Mobiliza Brasil”

A executiva estadual do PSDB prossegue visitando os diretórios do partido no interior a fim de agregar apoio a sucessão presidencial e estadual nas eleições de 2010. Na região sudoeste Marcio Monteiro, vice-presidente do partido, visitou na última semana os municípios de Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bonito e Porto Murtinho.

Bonito:
O diretório do PSDB local reuniu cerca de 100 pessoas na sede da Acácia, na quarta-feira (19), e contou com a presença do vereador Leonardo Casanova (PSDB).Ozarir Silveira Xavier Bigaton (PTB) além de outras autoridades e simpatizantes locais. O representante do partido , Wagner Monteiro, abriu a reunião e destacou o “Mobiliza PSDB”, que visa dar suporte a pré-candidatura de José Serra à Presidência da República, e a de Marcio Monteiro a deputado estadual .“Contamos com Márcio [Monteiro] como representante da região sudoeste. Ele fez uma revolução na cidade de jardim [como ex-prefeito]. É um nome que não tem rejeição, queremos que seja o deputado mais votado de Bonito”, disse o dirigente.

Marcio Monteiro, por sua vez, naquele encontro, comentou sobre a eleição presidencial e afirmou que 19 estados brasileiros estão apoiando Serra. Para ele, esse apoio à pré-candidatura do ex-governador demonstra que o PSDB está mais fortalecido nessa disputa pela presidência e, também, no Estado. O tucano destacou também seu relacionamento fraternal e familiar que o une a comunidade de Bonito.

Porto Murtinho:
Na fronteira, Marcio Monteiro foi recebido por vários correligionários - entre eles, a secretaria municipal de Educação, Rita de Cássia; vereador Elias Leite (PSDB); Sonia Ferreira; os radialistas Aurora Villalba e Hildebrando Procópio, da Rádio Alto Paraguai; e João Gamarra e Elizete Guimarães da Rádio Guaicurus, e ainda pela equipe de gabinete do prefeito Nelson Cintra e simpatizantes à sua pré-candidatura a deputado estadual.

Jardim:
Em Jardim, o vice-presidente participou do movimento da JPSDB com o foco no mobiliza jovem, que tem como objetivo ampliar a discussão em relação a utilização da internet pelo partido nas eleições de 2010. O presidente Aloizio Rodrigues (Lili) falou sobre a estrutura da mídia eletrônica. “Estamos vivendo uma nova era, a era da tecnologia; e nós temos as redes sociais como twitter, orkut, facebook e youtube. Vamos fazer nossa mobilização por meio dessas redes [comunicação]” completou Lili. O evento reuniu aproximadamente 200 jovens, na noite de sábado (22) na sede do sindicato dos taxistas.

Marycleide Vasques
fone: 9989 5408
maryvasques@hotmail.com

sábado, 22 de maio de 2010

Vereadores de Corumbá participam de solenidade em Campo Grande

A solenidade de assinatura de adesão das cidades de Campo Grande e Corumbá ao PAC das Cidades Históricas foi realizada no último dia 20 na cidade de Campo Grande no Armazém Cultural. O presidente da Câmara Municipal de Corumbá Antônio Galã (PT) e o vereador Antônio Ruffo (PR) participaram do evento.

O PAC das cidades históricas abrange municípios tombados ou em processo de tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, em Mato Grosso do Sul beneficiará as cidades de Campo Grande e Corumbá. A estratégia adotada busca a convergência das políticas públicas nas três esferas do governo.

Na cidade de Corumbá o primeiro ponto a receber investimentos será o prédio da Alfândega. “O prédio será cedido a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul graças a um requerimento enviado por mim ao senador Delcídio do Amaral, um dos responsáveis pela viabilização dos recursos”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Corumbá. “Esse projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual da cidade de Corumbá, especialmente porque serão implantados mais de dez novos cursos em nossa cidade”, completou Antônio Ruffo.

De acordo com o presidente do IPHAN Nacional, Luiz Fernando de Almeida, “a adesão de Mato Grosso do Sul ao PAC das cidades históricas nos aponta fatores que os permitem compreender o Brasil em seu aspecto territorial”. “Esse PAC demonstra uma grande mudança de conceito em relação ao que é patrimônio. Só o desenvolvimento de uma política cultural é capaz de refrear o projeto de perda de singularidade, que vem acontecendo em todo o País. Foi a primeira vez em que se rompeu a idéia de que a política de patrimônio é secundária nas estratégias de governo”, frisa.Já o Senador Delcídio do Amaral (PT) destacou que o esforço para a adesão das cidades vem de longa data “desde a época de Gilberto Gil como Ministro da Cultura e também com o ministro Juca Ferreira”. “Por conta desses esforços conseguimos chegar a essa realidade. Em Corumbá, os projetos que serão contemplados, como a revitalização do Porto, saíram da Câmara dos Vereadores. Essa gestão entrou em contato conosco diversas vezes visando a recuperação desse patrimônio”, elogiou o senador.

“A maioria desses projetos culturais acontecem graças a esforços conjuntos entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação. A destinação do antigo prédio da Alfândega à UFMS é uma prova de que cultura e educação caminham juntas. Corumbá é a cidade mais antiga de nosso Estado e precisa, com toda certeza, de restauração e reformas”, finalizou o senador.
Por:Luisa Amorim /Agência Resultado /8125.9290

Famasul representa MS em reunião da OIE

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Corrêa Riedel, representará o Estado na 78ª Assembléia Mundial da Organização Internacional de Epizotias (OIE). O evento acontecerá em Paris, França, de 23 a 26 de maio, e reunirá representantes dos 175 países membros da organização intergovernamental, criada com o objetivo de garantir transparência na condição sanitária animal no mundo.

Entre os temas debatidos na assembléia deste ano está a adoção de normas internacionais sobre a segurança no comércio mundial de animais e produtos animais, a luta contra doenças animais e zoonoses e a qualidade dos serviços veterinários. Um dos resultados esperados do evento é ter um diagnóstico da situação da saúde animal no mundo.

Riedel vai acompanhar a missão brasileira, que tem poder de voto nas decisões tomadas pela organização. A participação do Estado no evento reforça o posicionamento do Brasil, que trava diversas batalhas na Organização Mundial do Comércio (OMC). As normas da OIE com relação epizotias são as regras sanitárias de referência internacional reconhecidas pela OMC. E o Brasil enfrenta diversos desafios para ampliar a participação de produtos agrícolas no mercado mundial. “Vamos acompanhar a missão brasileira e defender o Estado nas questões pertinentes à sanidade animal”, enfatiza o dirigente.
Fonte:Assessoria de Imprensa Famasul/Senar-MS
Rosane Amadori/Jornalista/MTB 8459/RS

Noticias de Bandeirantes - MS.

Flávio Gomes sanciona a lei que cria o COMADO prefeito Flávio Gomes sancionou a lei que cria o Conselho Municipal Antidrogas – COMAD, durante a palestra realizada na última quinta-feira (20) com o promotor de justiça da infância e juventude, Dr. Sérgio Fernando Harfouche, com a participação de mais de 500 pessoas da comunidade.

De autoria de todos os vereadores de Bandeirantes, a lei número 809/2010 integra-se ao esforço nacional de combate às drogas, dedicando-se ao pleno desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda de drogas no município, estado e país.Ao COMAD caberá atuar como coordenador das atividades de todas as instituições e entidades municipais, responsáveis pelo desenvolvimento das ações, assim como dos movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais e estaduais existentes no município dispostas a cooperar com o esforço municipal.

“É mais um conjunto de ações relacionadas à prevenção do uso indevido de drogas onde toda a comunidade estará inserida nesse combate”, destacou o prefeito.

O juiz de direito, Dr. Fernando Moreira Freitas da Silva e o promotor de justiça de Bandeirantes, Dr. Rodrigo Corrêa participaram da assinatura.


Palestra com promotor reuniu mais de 500 pessoas no Salão Paroquial‏A palestra apresentada pelo promotor de justiça da infância e juventude, Dr. Sérgio Fernando Raimundo Harfouche, realizada na última quinta-feira (20), que falou sobre o projeto Proceve (Promotoria contra Evasão e Violência Escolar), reuniu mais de 500 pessoas entre pais, jovens e autoridades do município, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre o elo de ligação que deve-se existir em favor da criança e adolescente, parceria entre escola, família e promotoria.

Na palestra, o promotor mostrou a origem e as causas da violência. “Mostro que a origem da violência vem de casa, se agrava na escola e deságua na sociedade. A impunidade está se tornando um problema. Os pais não sabem que os filhos não freqüentam a escola e que estão na rua, muitas vezes cometendo delitos. Dentro da escola, os alunos desacatam, ameaçam os professores e recebem apenas uma advertência, o que não dá em nada” argumentou o Promotor.Harfouche reforça que, por causa da impunidade, quando os adolescentes vão para a sociedade cometem delitos cada vez mais graves. É a cultura do “não dá em nada” afirmou Sérgio. “A culpa não é da escola ou dos pais, e sim de todos” finaliza do Promotor.

Dentre várias lideranças do município, vereadores, autoridades religiosas e secretários municipais, estiveram presentes o prefeito Flávio Gomes, Dr. Fernando Moreira, juiz da comarca e o Dr. Rodrigo Corrêa, promotor de justiça de Bandeirantes.

Fonte: Ascom da Pref. Municipal de Bandeirantes

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os índices de produtividade rural

As propriedades rurais brasileiras devem cumprir metas de produtividade determinadas pelo governo federal para que se julgue se as mesmas são produtivas ou não.

Quando a propriedade não cumpre essa meta, é declarada improdutiva e passível de desapropriação para fins de reforma agrária.

No Brasil, o único país democrático do mundo que exige essa produtividade, a mesma só é exigida das propriedades rurais, não se aplicando ao comércio, bancos, hospitais, indústrias ou qualquer outro ramo de atividade, nem mesmo aos serviços públicos, quer sejam municipais, estaduais ou federais.

Pior, na propriedade rural desapropriada para fins de reforma agrária onde se realizou um assentamento, essa produtividade deixa de ser exigida e a família lá assentada pode simplesmente nem utilizar o lote que não será novamente desapropriada pelo não cumprimento das metas de produção, pois para os assentados elas não existem.

No regime democrático capitalista, a competência é o que determina a capacidade ou não de se permanecer no mercado, onde os incompetentes acabam fechando ou vendendo sua propriedade, seja ela rural, comercial ou industrial.

O país precisa de um estudo mais aprofundado sobre o assunto para continuar exigindo ou não essa produtividade. Se a sociedade entender que ela realmente deve continuar sendo exigida, deveríamos alterar a Constituição e exigi-la de todos, começando pelo serviço público, passando pelos hospitais, comércio, bancos, indústrias e os assentados no Programa Nacional de Reforma Agrária.

Para que haja justiça na exigência de produtividade da propriedade rural ou de qualquer outro tipo de propriedade, deveríamos exigir produtividade de todos os setores da sociedade, públicos ou privados, até mesmo em respeito ao princípio constitucional da igualdade.

Como já dizia Rui Barbosa, “os iguais devem ser tratados igualmente e os desiguais desigualmente, na medida de suas desigualdades”, não havendo nada que justifique esse tratamento desigual imposto unicamente aos produtores rurais.
Por:João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Igreja Católica de Pedro Gomes abençoa 32 casais em casamento comunitário

A Igreja Católica de Pedro Gomes realizou no último sábado (15) o 1º casamento comunitário do ano. Duas cerimônias uniram 32 casais.Na fazenda Lago Azul, 03 casais uniram-se na charmosa capela local e, padrinhos e convidados, degustaram um delicioso jantar oferecido pela dona da fazenda. Em seguida foi a vez de 39 casais, padrinhos e familiares lotarem a Igreja Matriz para dizerem o "sim".

O pároco Pe. André parabenizou os casais por atenderem ao chamado de Deus e obterem as bençãos e avisou que, ainda este ano, pretende realizar novo casamento comunitário. A importância do casamento...

O principio do casamento é completar-se no outro. Às vezes, isso torna a convivência difícil. Os fatores para isso são muitos: a cultura de cada pessoa, a maneira como foi criada, os gostos e atitudes de cada um. Muitas vezes é necessário doar-se ao outro, tarefa que não se torna fácil, pois exige ceder um pouco do que se é.

Unir-se a outra pessoa através do casamento, é harmonizar-se com o ambiente em que se viverá. E mais do que isso, é conviver com a família do outro, entender as dificuldades, o jeito e o costume das pessoas que se integraram na futura família que se constroem com o casamento.Casar é amadurecer-se com a própria vida. Exige renúncias, como deixar a casa dos pais, e toda a comodidade que nela existe. É preciso reaprender a viver no casamento. Tem-se que descobrir novos jeitos de arrumar a casa, de fazer comida, de acordar, de ir dormir. Enfim, é criar um novo ambiente para a vida e para ser feliz.

Para o casamento dar certo, o principal é o Amor. Este faz com que uma nova vida e uma nova família nasça. Aí, haverá respeito, compreensão e a felicidade almejada pelo casal será alcançada.

FELICIDADES AOS CASAIS...
Por:Mychela Lemos
mychela_ms@hotmail.com

Governador André Puccinelli estará em Bandeirantes nesta sexta-feira (21)

Bandeirantes - MS - O governador André Puccinelli confirmou sua vinda ao município de Bandeirantes nesta sexta-feira (21) para assinatura da ordem de serviço para execução de obras de recapeamento de vias urbanas, no valor de R$ 400.000,00. Marcado para chegar às 14 horas, na Praça Joaquim Pedro de Campos, André também se reúne com as 202 famílias beneficiárias do Programa Vale Renda.

Os 120 participantes do curso de qualificação profissional de corte e costura receberão a visita do governador no local da realização do curso, onde foi investido pelo Governo do Estado cerca de 250 mil para a qualificação.
Fonte: Ascom Pref. Munic. de Bandeirantes

Palestra sobre o Projeto Proceve acontece hoje em Bandeirantes

Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr. Sérgio Fernando Raimundo Harfouche, estará nesta quinta-feira (20) em Bandeirantes para falar sobre o projeto Proceve (Promotoria contra Evasão e Violência Escolar). O evento que acontece no Salão Paroquial, às 19 horas, é aberto ao público que tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes.

O Projeto Proceve vem sendo desenvolvido em parceria entre a 27ª Promotoria da Infância e Juventude e o Governo do Estado de MS, e tem se destacado como referência para outros Estados do País.
Fonte: Ascom Pref. Munic. Bandeirantes

ARRAIÁS DE PEDRO GOMES‏





TEORIA DO PENSAR E DO FAZER

Atualmente, a educação brasileira, de modo geral, passa por momentos difíceis, eclodindo em severas críticas à realidade que se apresenta. Ferreira Sobrinho salientando que o discurso do poder público continua o mesmo: a educação é importante, mas os recursos são escassos. O que recai na questão salarial, na perda do prestígio social do professor do ensino fundamental e médio, e na falta de condições de trabalho em todos os níveis do ensino.

Neste cenário problemático do ensino, há também uma questão crucial quando se trata da relação professor/aluno. Neste sentido, temos aquele professor que é o senhor do conhecimento, detentor do poder e passa aquilo que lhe aprouver.

Para Freire essa atitude educacional baseia-se na visão bancária da educação, onde o saber é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Doação que se funda numa das manifestações instrumentais da ideologia da opressão – a absolutização da ignorância, que constitui o que chamamos de alienação da ignorância, segundo a qual esta se encontra sempre no outro.

A ideia de transmissão de conhecimento em grandes quantidades chegou à prática do professor como modelo, tornando-o representante de um produto acabado. E não o representante do ensino como processo. Tendo como consequência dessa prática o impedimento de que os alunos possam desenvolver habilidades para uma reflexão crítica.
O ideal é que se possa desenvolver nos alunos competências e habilidades, como a capacidade de enxergar a realidade do mundo a sua volta e encontrar soluções conscientes e viáveis para os problemas de uma sociedade em constante mutação.

Essa transformação requer uma mudança íntima do docente, especialmente no que se refere à organização de seu processo pedagógico. Uma das ferramentas importantes para a transformação deste paradigma é a utilização do diálogo professor/aluno.

Paulo Freire traz a importância da dialogicidade, ou seja, da permissão dada aos alunos para agir e refletir sobre a ação pedagógica realizada nas escolas, diferente de um refletir exclusivo da mente do professor. Aí se chega à práxis, ou a ‘teoria do fazer’, com ação e reflexão simultâneas, em reciprocidade.

A mudança para a ação docente dialógica está na adoção de uma nova postura em sala de aula, baseada na cooperação, na qual o professor deixa o seu papel de protagonista de regras e passa a desempenhar, lado a lado com seus alunos, uma parceria transformadora da sociedade.

Dialogar no ensino promove a integração aluno-professor, através dos métodos e técnicas pedagógicas. O professor dialógico passa a acompanhar o desenvolvimento do aluno, surgindo um rompimento com a escola tradicional, das aulas magistrais ou exclusivamente expositivas. Possivelmente este seja um caminho para uma educação mais humanizadora.

Autor:Paulo César Ribeiro Martins
Professor da UEMS/FIPAR/AEMS
Doutor em Psicologia pela PUCCAMP

TRE/ MS diploma deputados jovens nessa tarde

Os 18 deputados estudantes e os seis suplentes integrantes do Parlamento Jovem, serão diplomados hoje a partir das 16h no TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). O Programa foi criado através da Resolução nº. 026/2005 de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) e está sobre a coordenação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação e apoio do TRE/MS.

O projeto que tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes, permitirá a participação efetiva dos alunos do 1ª e 2º ano do ensino médio nas atividades do Legislativo Estadual. Em sua segunda edição, o Parlamento Jovem reuniu dez escolas estaduais e particulares de Campo Grande.

Durante os dois anos de mandato do Parlamento Jovem, os estudantes poderão apresentar um projeto por mês. Caso apadrinhadas pelos deputados estaduais, as propostas poderão até mesmo se tornar leis.

A sessão solene de posse dos 8 deputados jovens será realizada no próximo dia 31 de maio o plenário Julio Maia, sede do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Comunicação deputado Arroyo
Paula Machado/ Assessor de Imprensa
Tel: 3326-4118/ 8139-7208

4ª Edição da Copa Marc é iniciada em Jardim

A tradicional Copa Marc, uma das ações destaque da Escola Municipal Major Alberto Rodrigues da Costa, iniciou a sua quarta edição no dia 19 de maio.

O projeto desenvolvido pelo Professor César Martinez de Moraes reúne em 2010 mais de 200 atletas de oito escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, participantes desta etapa. Até o dia 22 de maio os alunos competirão nos jogos de futsal para a conquista dos títulos nas três categorias de 07 a 08 anos, 09 a 10 e 11 a 12.

O vice-prefeito Carlos Américo Grubert esteve presente e disse que a Copa Marc acontece devido ao incentivo da diretoria da escola que encaminhou o projeto do professor César à Gerência de Educação que ajuda a desenvolver os jogos através do Núcleo de Esportes. “Primeiramente a visão da diretora Mana em valorizar e acreditar na iniciativa do professor César fez toda a diferença”, disse Carlinhos. A administração municipal aparece como principal apoiador do campeonato oferecendo, além da logística necessária para abertura e encerramento, os troféus e medalhas que premiam os campeões.

“A Copa Marc funciona como instrumento de inserção social e da valorização do ser humano pelas suas potencialidades. Todos temos provas que o esporte alimenta a alma, promove o amor próprio e livra nossas crianças de caírem em problemáticas sociais como uso de drogas, repetência e até mesmo a desistência dos estudos. Por isso fica claro que a administração do prefeito Evandro Bazzo e do vice-prefeito Carlos Américo Grubert, apóia este projeto sem nenhuma ressalva”, disse na solenidade de abertura a Gerente de Educação Suzana Lima de Medeiros.

Para a diretora da escola MARC, Marilene Ávalo de Souza, conhecida pelos colegas de trabalho como “Mana”, o projeto também aproxima pais e filhos mobilizando toda a comunidade escolar. “A interação entre as escolas é potencializada, vemos a participação de pais, tios, avós torcendo pelos seus na quadra da nossa escola. A Copa Marc é fundamental para o fortalecimento de laços fraternos”, comenta Marilene.

Como em todas as edições, o professor César Martinez de Moraes homenageia aqueles que fizeram o diferencial pelo esporte em Jardim. Neste ano foi lembrado o nome do Professor Marcos Munhoz, pelo excelente trabalho realizado como técnico da equipe jardinense de futsal que venceu a Taça Brasil de Clubes na categoria Sub-15 em abril.

César lembrou ainda que a Copa Marc acontece graças ao constante apoio da Prefeitura Municipal de Jardim, do vereador Amauri, dos acadêmicos da UEMS Alisson e Gladys, que ajudam apitando os jogos e na coreografia da abertura e encerramento, do empresariado local como a Eletroluz, a Pax Universal e aos professores parceiros do projeto, Vânia e Claudiei.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Pedro Gomes em Foco

Projeto escolar aborda cultura dos participantes da Copa do Mundo

A escola municipal Archângela Mourão Fontoura, sob responsabilidade da professora de Educação Física Juliana Dorado, está desenvolvendo um projeto que abrange todas as etapas da Copa do Mundo; analisando passado e presente deste evento que engloba todas as culturas mundiais.

O projeto abrange curiosidades sobre os diversos países que disputam os jogos, enfatizando suas etnias, crenças, culturas, dentre outros preceitos. A professora envolve todos os alunos de todos os anos escolares, com a função de instigá-los a respeitar todas as diversidades que cada seleção apresenta.

Os alunos estão pesquisando e confeccionando bandeiras, murais, cartazes, entre outras ações que possibilitam a compreensção desse grande evento futebolístico entre os países. O projeto conta com outros colaboradores tais como: Lucinei Teodoro (professora de artes) e dos outros professores que, direta ou indiretamente, participam do processo de aprendizagem.
****************************************************************************

Pedro Gomes enviará Conselheiros Tutelares para o ENAPA

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Pedro Gomes vai enviar os Conselheiros Tutelares, Jani Maria Cunico de Oliveira, Tania Maria Colossi dos Santos e Ana Paula de Olivieira para participarem do XV Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa).

O Encontro é considerado o maior evento sobre adoção da América do Sul e será realizado nos dias 3, 4 e 5 de junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e reunirá Assistentes Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Conselheiros Tutelares, Juízes, Defensores Públicos, pais e filhos adotivos, entre outros.

A conferência de abertura, do dia 3 de junho, será proferida pelo Promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Sávio Renato Bittencourt Soares Silva, com o tema "Direito a convivência familiar X Institucionalização prolongada". Já no dia 4, serão abordados temas relacionados à nova lei da adoção e aos cadastros nacionais de adoção e de crianças em regime de acolhimento institucional e familiar.

A Dra. Tania Mara Garib, também será ministrante na palestra da Enapa, discorrendo sobre "O poder público e a rede de atendimento de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes".

Será debatido, o papel dos grupos de apoio à adoção e sua relação com o Poder Judiciário, assim como a pedagogia da adoção, com a palestra do psicólogo Luiz Schettini que vai tratar sobre criação e educação de filhos adotivos.

No dia 4 e último dia do encontro, a psicóloga e diretora do grupo de estudo e apoio à adoção no Recife, Suzana Sofia Moeller Schettini, falará sobre "A escola para um novo conceito familiar
Enapa
O Enapa é resultado de uma parceria entre Associação dos Magistrados Brasileiros da Infância (Abraminj), o grupo de apoio à adoção MANJEDOURA (GAAM), de Coxim, o grupo de Estudo e apoio adoção a vida (GEEA-VIDA), de Campo Grande, e conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e do projeto Padrinho.
Por: Mychela Lemos

mychela_ms@hotmail.com

terça-feira, 18 de maio de 2010

Convite: Médium de Cura em Três Lagoas‏


"Clik na foto para ler"

Programa JAA inicia 2ª etapa em Pedro Gomes

Iniciou nesta segunda-feira, 17 de maio, o módulo de pecuária de corte do programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), em Pedro Gomes. Com o objetivo de formar jovens conscientes das oportunidades existentes no campo, o projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece capacitação profissional que desperta a visão empresarial e a capacidade empreendedora do indivíduo.

O JAA é modular e inicia sempre com gestão do agronegócio, que fornece toda a base para a continuidade do programa. Os próximo módulos são oferecidos de acordo com as características da região onde acontece podendo ser: fruticultura, pecuária leiteira ou corte, olericultura, mecanização e cana-de- açúcar.

Em Pedro Gomes, 50 jovens participam do módulo de pecuária de corte que tem carga horária de 80 horas distribuídas em encontros de 8 a 20 horas por semana. Diariamente, são no máximo 4 horas de aula que acontecem nos dias da semana no horário contrário ao do turno escolar.

As aulas trabalham com atividades de interatividade entre os alunos, provocando a criação coletiva e a aprendizagem construída. "Um jovem capacitado pelo JAA será capaz de perceber a importância da administração rural em uma economia competitiva e globalizada, isso de forma que perceba as oportunidade presentes no campo onde ele possa atuar", considera o superintendente do Senar, Clodoaldo Martins.

Por:Mychela Lemos
mychela_ms@hotmail.com

Drogadição

O abuso de drogas é considerado pela OMS como doença social epidêmica. No Brasil seu índice é progressivo e extremamente elevado.

A drogadição vem acontecendo com maior freqüência pelos jovens; e mais precocemente com os de vulnerabilidade social. O organismo sofre efeitos desde a intoxicação aguda passando pelo uso nocivo, dependência, abstinência, delirium, psicose, amnésia, outros transtornos mentais e de comportamento levando até a morte.

A motivação do jovem para o uso são vários:
a) motivação social: driblar problemas pessoais; facilitar contato com a sociedade para fazer o que o grupo faz; pelo sabor do proibido; encontrar novo estilo de vida;
b) motivação experimental: ter prazer; animar-se; curiosidade;
c) motivação sintomatológicas: acalmar os nervos; dormir melhor; não dormir; emagrecer.

As drogas exercem ao cérebro efeitos tanto depressores como estimuladores ou mesmo perturbadores. Sinais que identificam o usuário: mudança brusca de comportamento; falta de motivação para atividades comuns; queda no rendimento escolar; isolamento; inquietação; insônia ou o contrário; depressão; sonolência; acidentes de trânsito se tornam comuns; telefonemas de pessoas desconhecidas; dificuldade de entrosamento com a família; olhos vermelhos e dilatados; baixa auto-estima; emagrecimento; lesões ou irritações nasais constantes; desaparecimento de objetos de valor; medo; pânico; agressividade; tentativa de suicídio; delírios e outros.

A família quando perceber sinais de uso deve ser calma e firme. Manter o diálogo sempre quando o jovem estiver lúcido. O usuário não deve sentir-se abandonado. A motivação em busca de alternativas para um tratamento deve ser sempre sugerida. Os familiares apresentam dificuldades em abordar este assunto, às vezes por medo, preconceito, desinformação. Certamente mudanças no relacionamento familiar será um fator decisivo tanto para a prevenção do uso, como para o início do tratamento. O desenvolvimento de competências para tomar decisões em busca de qualidade de vida e da superação dos problemas do cotidiano é o meio mais valioso para afastar os jovens das situações e comportamentos de risco para a saúde.

Autora: Enfermeira Drª Maria Amélia da Costa Rech

Câncer de Próstata

O que é Câncer?

Câncer é um grupo de doenças que ocorrem quando as células se tornam anormais dividindo-se e formando mais células, sem controle ou ordem. O câncer é resultado de uma série de alterações nos genes que controlam o crescimento e o comportamento celular. Alguns desses genes são hereditários e seus portadores podem ter predisposição ao câncer, enquanto outros tipos de câncer são considerados esporádicos.

Há alguns anos observamos o aumento dos casos de câncer de próstata,que é o segundo mais comum em homens, só sendo superado pelo câncer de pele.

A próstata, glândula de dimensões diminutas que se localiza na base da bexiga, pode ser responsável por dois processos distintos: um deles é o crescimento benigno, também chamado de hiperplasia que atinge uma grande percentagem dos homens após os 40 anos; o outro, é o câncer de próstata que vem associado ou não ao crescimento benigno e que aparece na sua maioria após os 50 anos.

O câncer de próstata tem duas características: a sua incidência aumenta com a idade, atingindo quase 50% dos indivíduos com 80 anos, e é encontrado em um número grande de homens, sem lhes causar nenhum mal. Se examinarmos a próstata de indivíduos com idade entre 60 e70 anos e que morreram sem doença prostática aparente, encontraremos focos cancerosos em 24% deles, mas apenas 11% com esta faixa de idade, apresentam em vida problemas com o câncer de próstata.

Homens com história familiar de câncer de próstata correm maior risco de desenvolver a doença. Os riscos aumentam de 2,2 vezes quando um parente de 1ºgrau (pai ou irmão) tem o problema, de 4,9 vezes quando 2 parentes de 1º grau têm o tumor e de 10,9 vezes, quando três parentes de 1º grau têm a doença. Nos casos hereditários, o câncer aparece mais cedo e por este motivo aconselha-se que sejam feitos exames preventivos a partir dos 40 anos e não dos 50 como se recomenda habitualmente.

Na fase inicial da doença, os sintomas não existem, com o passar do tempo começam a surgir dificuldade para urinar, diminui o jato urinário (fraco) e ocorre um aumento do número de micções, além de anúria, anemia, inapetência, queda progressiva do estado geral de dores ósseas, que ocorrem em casos avançados.

Para termos o diagnóstico é importante fazermos o toque digital, ultra-som e dosagens do antígeno prostático específico no sangue (PSA). O crescimento tumoral indica que a forma do câncer quando não tratado levam de 2 a 8 anos para se ramificar tornando a doença de difícil controle.

Um exame preventivo anual sempre indicará o tumor ainda dentro da próstata e com grandes chances de cura. Em homens sem antecedentes familiares, devem fazer esses exames a partir dos 50 anos.

O tratamento com maior índice de cura no caso de tumores localizados é o cirúrgico (prostatectomia radical). A hormonioterapia e radioterapia reduzem o câncer, mas ele geralmente volta em alguns anos.

Uma dieta pobre em gordura principalmente de origem animal e rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais parece estar associada a uma redução no risco para esse tipo de tumor.

Autora: Enfermeira Drª. Maria Amélia da Costa Rech

Esporte e Lazer encerram as comemorações dos 64 anos de Jardim


O projeto Esporte + Lazer = Saúde, oferecido pela administração municipal em parceria com a Fundesporte, fechou as festividades da semana do aniversário do município com a presença de centenas de crianças e adolescentes na Avenida Duque de Caxias, no dia 15 de maio.

O projeto, desenvolvido em Jardim pelo Núcleo de Esportes da Gerência de Educação, tem como principal objetivo promover o acesso ao esporte recreativo e ao lazer para todos, construindo espaços esportivos nas vilas do município tais como cama elástica, tobogã, piscina de bolinha, cotonete, futebol de sabão, futsal, voleibol, basquete, pintura facial, dentre outras atividades.Na Avenida Duque de Caxias também aconteceram várias peças teatrais e dinâmicas de grupo com o público, onde a prefeitura de Jardim e o Governo do Estado proporcionaram um dia de brincadeiras didáticas, histórias pedagógicas de cunho educacional e cultural.“Além de proporcionar a prática de atividades físicas, jogos e brincadeiras, que envolvam todos os segmentos etários o programa estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomenta a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas de estado e direitos de todos”, complementou a Gerente de Educação Suzana Lima de Medeiros.Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Municipio e Estado assinam mais de 1,5 milhões em ordens de serviço para Jardim


O prefeito em exercício de Jardim, Carlos Américo Grubert assinou juntamente com o Governador André Puccinelli uma série de ordens de serviço de obras que acontecerão no município em parceria com o Governo do Estado em 2010.

A assinatura dos documentos aconteceu no dia 14 de maio durante as solenidades do aniversário de Jardim. Licenciado, o prefeito Evandro Bazzo esteve presente e testemunhou a assinatura, ao lado da Senadora Marisa Serrano e os deputados Ary Rigo, Youssif Domingos, Moka, Arroyo, Reinaldo Azambuja, Zé Teixeira, do ex-prefeito de Jardim, Marcio Monteiro, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, a prefeita de Caracol, Maria Odeth, o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jácomo Dagostin, o prefeito de Bonito, José Arthur, vereadores, gerentes e assessores municipais.

Eles assinaram a ordem de serviço para a obra de drenagem de águas pluviais nas Ruas Essêncio Echaque, Maceió e Benício Pires de Freitas, um convênio no valor de R$1.207.920,52 e também a ordem de serviço para a obra de recapeamento da BR 060 através do convênio que soma R$ 421.884,80.

“Jardim é um município importante em Mato Grosso do Sul e nessa região sudoeste. Nós não poderíamos faltar a esta cidade. Dentro da palavra-chave do nosso governo, que é a municipalização, temos que responder e atender às necessidades da população”, afirmou o governador André Puccinelli.

Para a administração de Jardim a parceria com o Governo do Estado tem sido a principal fonte de recursos para o município e é o responsável por grandes ações na cidade há vários anos. Ano passado a prefeitura pode entregar a população 50 novas residências em parceria com o Estado, drenagens, pavimentações e elevatórias, além de reformas no presídio Maximo Romero e novos programas como o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador – CIAT, benefícios para a saúde pública como ambulâncias e UTIs móveis, aparelho de ultra-som de ultima geração e ampliação das unidades de saúde no município.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Noticias de Pedro Gomes - MS.

Trabalho em equipe consegue conter fogo no lixão

O trabalho em conjunto da Secretaria de Obras de Pedro Gomes conseguiu apagar o incêndio no lixão municipal. Uma máquina revirava toda a extensão do local, enquanto o carro pipa molhava tudo.
Na última sexta (14) havia somente um foco de fogo que já foi apagado. As investigações continuam para descobrir as causas. O scretário Nilson agradece a toda a equipe pelo empenho nesta ação.
*******************************************************************************
SEBRAE formaliza negócios e orienta futuros empresários.

Na última sexta (14) estiveram em Pedro Gomes, Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira e Gilmar Nascimento Rosseto (analista técnico do Sebrae).
Na quinta visitaram alguns comércios orientando sobre diversos aspectos. E neste dia, receberam profissionais autônomos prestando atendimento empresarial, inentivando o acesso ao site do SEBRAE (onde consta consultoria on line, atendimento on line e o 0800 570 0800).
A Prefeitura atuou como facilitador do acesso de autônomos aos analistas que fizeram 11 atendimentos e 2 formalizações pelo site.
**********************************************************************************

Secretaria apóia projetos escolares sobre a Copa 2010

A secretária de Educação de Pedro Gomes Alba Mota atendeu a mais um pedido das escolas municipais Zé Carioca e Santo Antônio e, para tanto, disponibilizou material e jogos para dois projetos.
O primeiro "Brincando com Material Alternativo", desenvolve atividades motoras e sócio-educativas através de blocos e figuras geométricas.
Já o "Escola na Copa do Mundo da África" vai se utilizar de materiais como: glitter, E.V.A., tesouras, T.N.T., linhas e bolitas...
Todas as atividades têm fins pedagógicos e irão atender e complementar as atividades desenvolvidas normalmente em sala.
*************************************************************************************

IPTU: Prorrogado prazo de pagamento da cota única e 1ª parcela

O setor de tributação da Prefeitura Municipal de Pedro Gomes informa que fica prorrogado o prazo de vencimento para pagamento do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, relativo ao exercício de 2010, para pagamento em cota única e primeira parcela, com respectivo desconto até 28 de maio de 2010.
Esta prorrogação se dá através do Decreto nº 031/2010.

*************************************************************************************
Governador e Prefeita Maura Jajah entregam obras e assinam ordem de serviços

Está previsto para este mês a visita do Governador André Puccinelli a Pedro Gomes. Na ocasião será inaugurada a reforma da Escola Cleuza Teodoro, da sala do vale renda na mesma escola, reunião com famílias do programa Vale Renda.
Além disso haverá assinatura de ordem de serviço para execução dos servios de recapeamento de vias urbanas e restauração asfáltiva da MS-215.
8h30m - INAUGURAÇÃO DA REFORMA DO PRÉDIO DA E.E. PROFª CLEUZA TEODORO (R$ 149.155,36)
9h30m - INAUGURAÇÃO DA SALA DO VALE RENDA NA E.E. PROFª CLEUZA TEODORO (Rua Valdenir de Assis Graça, 10 - Novos Horizontes - esquina do campão)
10h30m - REUNIÃO COM FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO VALE RENDA (214 FAMÍLIAS - Ginásio de Esportes)
11h - ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE RECAPEAMENTO DE VIAS URBANAS (R$ 400.000,00)
ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO PARA RESTAURAÇÃO ASFÁLTICA DA MS-215 (R$ 6.850.573,80)
Por: Myclela Lemos
mychela_ms@hotmail.com

Márcio Monteiro participa de festividades em Jardim e Mundo Novo

O ex-prefeito de Jardim e vice-presidente do PSDB estadual, Márcio Monteiro, participou na última sexta-feira (14) das festividades comemorativas aos 64 anos de fundação do município.

Ele esteve presente em todos os atos públicos e inaugurações de obras ao lado de Evandro Bazzo (PSDB) e Carlos Américo Grubert (PMDB), prefeito e vice, respectivamente; da senadora Marisa Serrano (PSDB), deputados da bancada federal e estadual, e demais autoridades do município.

Inicialmente, Monteiro assistiu o desfile cívico na Avenida Duque de Caxias – via principal de Jardim, e depois participou da inauguração da reforma da Escola Municipal Chaquib Kadri, contemplada com auditório, novas salas de aula e pintura.

O prefeito Bazzo, durante a inauguração da escola, destacou a importância da educação e disse que o ex-prefeito foi quem iniciou esse processo. “ Marcio iniciou a ampliação dessa escola, e hoje entregamos a duplicação e reforma da Chaquid. Isso [a reforma] é a continuidade, precisamos ter ordenamento na construção do desenvolvimento”, completou.

À noite, na Câmara Municipal, em sessão solene, os vereadores homenagearam com medalhas de mérito legislativo e títulos de cidadãos jardinenses as pessoas que contribuíram com o progresso do município nesses 64 anos de fundação. Entre os homenageados, o próprio Márcio Monteiro (ex-prefeito) que recebeu do legislativo a Medalha de Mérito Legislativo, de autoria do vereador Sérgio Henrique Sá Braga, pelos bons serviços prestados ao município.

Márcio Monteiro também cumpriu agenda de visita em Mundo Novo, onde prestigiou a 25ª “Festa das Nações de Mundo Novo”, e foi recebido pelo prefeito da cidade, Antonio Cavalcante (PMDB) e sua vice, Vânia Parize (DEM), vereadores e secretários municipais.

Monteiro como dirigente do PSDB estadual tem visitado cidades do interior para buscar apoio de lideranças do partido e fortalecer o projeto político do pré-candidato à Presidência da República, José Serra, em 2010. Além disso, a meta da executiva estadual é trabalhar para o crescimento da sigla em Mato Grosso Sul, assim como formar alianças com outros partidos visando a eleição de Serra e a reeleição de André Puccinelli (PMDB) ao governo do Estado.

Marycleide Vasques
fone: 9989 5408
maryvasques@hotmail.com

domingo, 16 de maio de 2010

PSDB de Guia Lopes reúne aliados e reforçam projeto do partido


A executiva do PSDB de Guia Lopes se reuniu na noite de quinta-feira, (13/05), na sede da AABB, para debater as estratégias e o planejamento a serem adotados na campanha eleitoral do pré-candidato, José Serra a presidência da republica, e a sucessão estadual de outubro próximo.

O presidente do PSDB local, Eliseu dos Santos, abriu a reunião chamando as autoridades a compor o grupo, e a firmou que a participação do partido local, chegará unido ás eleições com a responsabilidade participativa.

Marcio Monteiro vice-presidente da executiva estadual, falou da sua caminhada no estado e do fortalecimento que o partido vem ganhando com a proposta de uma campanha participativa com alianças na inclusão de outros partidos político no projeto de campanha.

O evento que reuniu cerca de 200 pessoas contou com a presença dos vereadores, Jair Scapini que assegurou seu compromisso partidário nesse processo, o vereador Carlos Menezes usando a palavra afirmou também união nessa caminhada com Serra, e complementou seu desejo em ter Marcio Monteiro como deputado estadual,” Guia Lopes e a região só tem a ganhar com Marcio Monteiro na Assembléia Legislativa”,concluiu.

O ex-vereador Assis Fabrício Barbosa Junior, que também participou da reunião disse que Marcio Monteiro deu uma contribuição muito grande a população de Guia Lopes,. “Os guialopenses devem um voto de gratidão ao Marcio Monteiro. O povo daqui foi beneficiado na educação e saúde de jardim”, finalizou.
Marycleide Vasques
fone: 9989 5408
maryvasques@hotmail.com

sábado, 15 de maio de 2010

MS Forte: Governo realiza licitação para recapeamento de vias urbanas nos municípios

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) publicou no dia 28 de abril, no Diário Oficial, vários avisos de lançamento de licitação para obras de restauração asfáltica nas vias urbanas municipais. O governo estadual investirá aproximadamente R$ 9 milhões na recuperação de 455 mil metros quadrados. A restauração das vias públicas acontece em virtude dos estragos causados pela forte chuva, ocorridas no início do ano.

Os municípios beneficiados são: Nova Andradina, Itaquiraí, Alcinópolis, Bodoquena, Rio Verde de Mato Grosso, Juti, Bonito, Rochedo, Jateí, Angélica, Maracaju, Coxim, Bela Vista, Pedro Gomes e Camapuã.

A abertura dos envelopes está marcada para 17 a 19 de maio, às 8h30, 9h30, 10h30, 14, 15, 16 horas, na sede da Agesul, na avenida Desembargador José Nunes da Cunha, s/n, Bloco 14, Parque dos Poderes, onde também está disponível o edital e seus anexos.
Por:Vania Alves

“Em terra de cego quem tem um olho é rei, e quem tem dois olhos vende mais!”

O consumidor brasileiro se mostrou menos otimista, pelo segundo mês consecutivo (março/ abril) de acordo com o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado no início de maio, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Trata-se da segunda queda consecutiva.
Os maiores recuos ocorreram com as variáveis que medem as expectativas dos consumidores, em relação à situação financeira e o nível de endividamento, que registraram uma retração de 5,2% e 4,6%, respectivamente. Na realidade, estes números indicaram que os consumidores estão mais endividados e com a situação financeira pior do que a verificada nos últimos anos. Os dois índices foram os menores desde junho de 2009. A expectativa para a renda pessoal caiu 4,5% na comparação com março, com o menor nível desde junho de 2008. O otimismo do consumidor também oscilou para baixo quanto à evolução futura da inflação (-1,3%) e do desemprego (-2,9%).
E por que começar este artigo de forma quase opocalíptica? Por uma razão muito simples. São em momentos como este que surgem as grandes oportunidades de crescimento no mercado, sejam eles para os fabricantes, sejam eles para as empresas do setor varejista. Você já parou para pensar no que sua empresa se diferencia das demais no mercado? E o prezado leitor, ao ler esta matéria, sorri e poderá responder mentalmente que o que diferencia alguém no mercado é o preço! Pois é, “Em terra de cego quem tem um olho é rei, e quem tem dois olhos vende mais!” E aqui vai uma observação: a frase é uma metáfora, nada contra as pessoas com deficiências visuais.
Repare que, as grandes marcas e aquelas que vendem mais na quase totalidade, não são as que têm os menores preços e sim se diferenciam de alguma forma no mercado, seja por produtos, logística, atendimento, ponto de venda diferenciado, inovação e uma série de outros pontos que aqui poderíamos citar. Conhecer as percepções de seus clientes sobre seus produtos e serviços é vital para o sucesso de uma organização. Mais importante que saber se os clientes estão satisfeitos é entender quais os pontos-chave necessários para gerar fidelidade e conquistar mercado.
Por intermédio de Pesquisas de Satisfação e Fidelidade do Cliente, é possível mensurar o que os clientes pensam, como sentem e como agem sobre os processos, produtos e serviços da sua empresa e dos principais concorrentes.
O resultado final deve identificar e consolidar sua própria vantagem competitiva sustentável e renovável, frente ao mercado e apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e para a elaboração de um plano de ação coerente e de fácil execução, para vender mais sem sacrificar as margens de lucros.
Agora responda as seguintes perguntas: Como é o "TODO" vivenciado pelo seu cliente ao fazer negócios com sua empresa? Você está voltado para seu cliente externo? Como você diagnostica a satisfação, fidelidade e compromisso do seu cliente? O que faz seu cliente ficar com você e não mudar de fornecedor?

Autor: Ricardo Dorés Com formação acadêmica em Direito e especialização em Marketing, ocupou no mercado as posições de Diretor de Unidades de Negócios, Gerente de Unidade de Negócio, Gerente Nacional de Vendas, Gerente de Desenvolvimento de Mercado, Gerente de Treinamento de Vendas, Supervisor de Vendas, em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, tais como: 3M, Pfizer, Glaxo, IMB, Itaú Seguros, dentre outras. É, há 10 anos, consultor empresarial e palestrante. É sócio-diretor da SalesResults Soluções para Mercados Competitivos. HYPERLINK "http://www.salesresults.com.br"

Brasil: um país sem futuro

Minha geração foi criada ouvindo que “o jovem é o futuro de um país”. Assim, ficou gravado em minha mente que tudo deveria girar, principalmente, em torno do jovem. Qualquer projeto ou investimento feito pelo país deveria levar em consideração, primordialmente, o jovem, e, dessa maneira, com saúde e educação de boa qualidade para este, em no máximo três décadas teríamos um novo país.

Essa política foi implantada em diversos países, que hoje já colhem o seu fruto, como o Japão e a Coréia do Sul. No Brasil, está ocorrendo o inverso. Nosso jovem está sendo criado em meio a tudo o que dele deveria ser afastado, como a educação de baixíssimo nível, saúde pública um caos, a corrupção generalizada, e as drogas.

A imprensa tem divulgado, sistematicamente, situações de jovens para os quais o futuro já acabou. São jovens que, com o uso de drogas, além de destruir seu futuro, destroem também o de suas famílias, de modo emocional, físico e financeiro. Atualmente, jovens agridem e roubam os próprios familiares para se drogarem.

Penso que, de um modo geral, a culpa foi nossa mesmo, desta geração, que só deu direitos, e não deu deveres, a seus cidadãos. Uma geração que não impôs limites aos filhos. Que só criou leis tratando dos “direitos humanos”.

São os direitos das crianças, que não podem levar um bom tapinha no bum bum quando merecem, e do jovem que não pode mais ser repreendido duramente pelos pais ou pelo professor. Direitos do presidiário, cujos familiares recebem o “auxílio reclusão”. Dos ladrões, assaltantes e criminosos, que não podem ser algemados para não serem expostos, e tantos outros “direitos”, sem nenhuma contrapartida de “obrigações”.

Qual será o futuro do Brasil, ao ser, dentro de vinte anos, governado, legislado e julgado por um jovem como esse, que aos doze, quinze, ou mesmo vinte anos, agrediu os pais, roubou ou matou para adquirir drogas? Que agrediu, moral e até fisicamente, seu professor? Que, apesar dos crimes nada lhe ocorreu justamente porque ser menor? Que foi enviado para um “centro de atendimento socioeducativo” de menores, até se tornar maior de idade e ganhar a liberdade para novamente assaltar e roubar? Um local onde só aprendeu a ser ainda mais bandido?

Será esse jovem, que, se sobreviver às drogas, já com os neurônios e os princípios éticos e morais destruídos, legislará sobre a próxima geração, a dos seus filhos, que certamente já nascerá dependente. Quais serão seus direitos? Usarão drogas em salas de aula? A liberdade permitirá que usem drogas e façam sexo na sala da casa de seus pais, nós, que já velhos seremos presos se reclamarmos? Nossos netos nos agredirão se os contrariarmos?

Se não desejamos algo semelhante, penso ser fundamental que limites e obrigações sejam impostos aos nossos filhos. Que o governo combata com todo rigor o narcotraficante, algemando-o sim, expondo-o sim, e fazendo com que, dessa maneira, mostrados derrotados e presos, deixem de ser os “herois” ou os “Rambos” dos menores, que ficam admirados ao vê-los desfilar pelos bairros, armados até os dentes, com belos carros, lindas mulheres, dando ordens aos outros cidadãos, impondo regras, leis, e matando qualquer um que se oponha a eles.

Chega de bandidos, corruptos e traficantes em nosso país. De todos os níveis, do chefe do tráfico instalado em um barraco no morro da favela, ao conhecido, parente, morando ao lado ou instalado em um grande escritório das grandes cidades, capitais ou de Brasília. Todos são igualmente bandidos e, de onde estão, comandam grupos de assaltantes, corruptos e o tráfico, sem sujar as roupas caras com o sangue de nossos filhos, mas enchendo os bolsos, as cuecas e as meias do dinheiro sujo, da corrupção, roubo ou narcotráfico.

Ou acabamos com eles, ou eles, drogando e corrompendo nossos jovens, acabam com o futuro do Brasil.
Autor: João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

O PERCURSO HISTÓRICO DA SEXUALIDADE HUMANA

Os estudos científicos sobre sexualidade humana tiveram grande impulso no final do século XIX, início do século XX. Nessa época nasce a Psicanálise e aparecem os primeiros clássicos da literatura sexológica. Alguns autores são considerados como referência fundamental. Krafft-Ebing, especialista em psiquiatria, professor em Strausburg e em Viena, em 1886 lançou o clássico Psychopathia sexualis, no qual fez uma lista de condutas que considerava psicopatológicas, numa época em que sexo era reduzido, cientificamente falando, à questão da reprodução, o que bem se harmonizava com o ambiente cultural vitoriano. Nessa obra, cunhou o termo sadismo, baseado em Marques de Sade; e o termo masoquismo, baseando-se em escritos de von Leopold Sacher-Masoch, que desejava ser chicoteado e escravizado por uma mulher.

Dez anos depois, em 1896, Havelock Ellis, médico e antropólogo inglês, começou a publicar escritos que comporiam a obra Psychology of Sex. Baseou seu pensamento em observações e interpretações de comportamentos sexuais das pessoas, vinculando prazer e afeto, de modo até então aparentemente inédito. O estudo explorou relações sexuais numa perspectiva biológica e multicultural. No seu primeiro livro, publicado na Alemanha, com o título de Sexual inversion, conclui que o comportamento homossexual não é uma doença ou um crime. Essa mesma obra, quando publicada na Inglaterra, foi considerada obscena pelo judiciário, pois assegurava aos seus leitores que a masturbação não conduzia a doenças graves e que as mulheres tinham direito ao prazer sexual e à educação sexual.

Nessa época, Freud faz seus primeiros estudos sobre sexualidade. Em 1905 publica os Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, trazendo contribuições importantíssimas e absolutamente polêmicas. Enfatiza o quão é enganoso supor que a vida sexual começa apenas na puberdade, defendendo que esta tem início nos primeiros anos de vida, com os cuidados dispensados ao bebê. Acrescenta, ainda, que as experiências infantis marcam de modo consistente os padrões e caminhos da sexualidade adulta.

Outro personagem importante neste cenário é Wilhelm Reich, médico vienense, que dava muita importância para o desenvolvimento de uma livre expressão dos sentimentos nos relacionamentos amorosos maduros. Acreditava que a meta da terapia era a libertação dos bloqueios do corpo e a obtenção da plena capacidade para o orgasmo sexual, o qual sentia estar bloqueado na maioria dos homens e mulheres de sua época.
Em meados do século XX uma perspectiva biológica é assumida nos estudos de Alfred Kinsey, biólogo entomologista.
Em 1948 lançou Sexual Behavior in the Human Male e, em 1953, Sexual Behavior in the Human Female. Suas obras tornaram-se best-sellers, transformando-se em celebridade, sendo considerado o pai da sexologia. Seus estudos revolucionaram os conceitos sobre sexualidade e abriram caminho para a discussão de uma série de comportamentos humanos e acarinhamentos, pressupostos, até então, considerados como perversos ou incomuns às pessoas. Influenciando profundamente os valores culturais dos Estados Unidos durante os anos sessenta, repercutindo no advento da revolução sexual.

Entre 1950 e 1960, Willian Masters, médico, e Virgínia Johnson, psicóloga, realizaram observações de relações sexuais e atos masturbatórios em laboratório, o que originou os primeiros registros sobre a fisiologia da resposta sexual humana baseados em observações diretas de mais de dez mil casos. A partir deste trabalho, elaboraram diagnósticos e tratamentos, concluindo que o sexo deveria ser considerado uma atividade saudável e natural.

No Brasil, psicólogos e médicos comportamentalistas começaram a se preocupar com as disfunções sexuais no início dos anos setenta. No entanto, o modelo cognitivo comportamental não constitui a única alternativa de abordagem para tratar dos problemas da vida sexual, de modo que esta problemática tem sido abordada produtivamente por diferentes escolas psicológicas, dentre as quais a cognitiva, a sistêmica, a gestáltica e a psicanalítica.

A abordagem psicanalítica entende as dificuldades sexuais como acontecer humano, que não admite a concepção do corpo-máquina a ser recondicionado comportamentalmente. Não entende os sintomas relativos à vida sexual como manifestações isoladas dos contextos sociais e históricos. As dificuldades nos relacionamentos podem se expressar por meio de sintomas como ejaculação precoce, disfunção erétil, inibição do desejo, ejaculação retardada e falta de orgasmo. Por outro lado, certamente, as dificuldades na vida sexual afetiva vão além desses sintomas conhecidos. Um casal pode ter um bom desempenho sexual do ponto de vista físico e não ter uma vida conjugal satisfatória, vivendo uma vida de aparência minada por relações extraconjugais.
Autor:Paulo César Ribeiro Martins
Professor da UEMS/FIPAR/AEMS
Doutor em Psicologia pela PUCCAMP

Guimarães Rocha em Naviraí faz conferência sobre “Grandezas da Literatura”

O autor divulga na sexta-feira (21/5) os luminares da literatura sul-mato-grossense, incentiva a implantação da Noite da Poesia e participa do Sarau Literário com os produtores locais de cultura
O poeta escritor Guimarães Rocha, membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras, profere conferência em Naviraí no dia 21 deste mês (maio), sexta-feira às 14h no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN). O evento acontece graças à parceria com a Agência Municipal de Cultura de Naviraí. O tema é “Grandezas da Literatura Sul-mato-grossense”, também título do novo livro do poeta, que reúne uma centena de luminares da cultura regional, vinculados à Academia. A proposta, enaltecendo a vida e obra de 100 autores de importância maior para a história de Mato Grosso do Sul, é reavivar o conhecimento e a influência dos talentos, alguns quase esquecidos pela mídia, mas que contribuíram e contribuem na formação do cidadão integral no Estado.
A palestra conferência, além do seu momento central, fixado na exposição a respeito dos nossos maiores expoentes lítero culturais, inclui dissertação sobre a situação atual da arte cultura e literatura em Mato Grosso do Sul, vídeos e relatos de experiências produtivas, música e poesia, sorteio de exemplares de livros do autor. Em sequencia, Guimarães Rocha se reúne com professores de Naviraí, tratando do incentivo à implantação da Noite da Poesia no Município, possibilidade que aponta para a valorização e humanização comunitária.

SARAU – Na mesma tarde e local (21/5, ACEN), às 15h30, o escritor se reúne com vereadores, ocasião em que discutirão a viabilidade de um decreto municipal visando implementar e ampliar as atividades literárias em Naviraí. Às 19h30 tem lugar o esperado Sarau Literário, então na Biblioteca Pública Municipal “Dom Aquino Corrêa”. Aproveitando tão expressivo evento, Guimarães Rocha informou sua expectativa de que seja lavrada uma Ata de Fundação da Associação de Escritores de Naviraí, cuja atividade garantirá melhor difusão e fomento da literatura e arte cultura na região.

Neste ano o poeta escritor Guimarães Rocha prossegue ministrando seis séries de palestras em diversas cidades, com os títulos: “Grandezas da Literatura Sul-mato-grossense”; “Coronel Adib – A História”; “A Força da Mulher na Literatura Sul-mato-grossense”; “Moral da Idade Média no Terceiro Milênio”; “Sobre o Recorde Poético”; e “O Policial e o Poeta”, além da divulgação pelo reconhecimento do Recorde Poético.

Assessor de Imprensa:
Gutemberg Honorato de Moura/DRT 057/MS
Foto: Guimarães Rocha

Bodoquena comemora aniversário com inaugurações de obras

O município de Bodoquena, nesta quinta-feira (13), completou 30 anos de fundação. Para festejar a data, o prefeito Jun Iti Hada (PMDB), reuniu a classe política local e demais autoridades do município e do Estado para participarem da cerimônia de inauguração de diversas obras, que foram entregues a população.

Entre elas, destaca-se o CIEB (Centro de Educação Infantil de Bodoquena); biblioteca (lego); posto de atendimento do juizado especial civil; instalação do memorial Serra da Bodoquena e o lançamento da obra de revitalização da Praça da Liberdade, onde serão investidos recursos federais conquistados por meio de emenda parlamentar da senadora Marisa Serrano (PSDB).

Naquela oportunidade, diversas autoridades manifestaram apoio à pré-candidatura de Marcio Monteiro a deputado estadual, como por exemplo, o próprio prefeito da cidade, Jun Iti Hada. Para ele, a experiência administrativa do ex-prefeito na Prefeitura de Jardim e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Planejamento demonstra a sua busca pelo progresso, por isso, ele prevê que Monteiro será um dos deputados bem sucedidos na Assembléia Legislativa, sendo eleito em 2010.

O vereador Nelson de Paula (PSDB) , que também apóia o projeto político do ex-prefeito, disse: “com o Marcio [eleito] deputado estadual, Bodoquena terá mais empenho e agilidade nas emendas. Sei que vou poder contar com sua parceria, e certamente ele [Márcio] poderá fazer mais por nossa cidade”

O presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Ajala da Costa (DEM), disse que a cidade necessita de um representante no legislativo, que conheça os problemas dos municípios. “O fato de o Marcio ter sido prefeito em Jardim, nosso vizinho, e que conhece nossa realidade, só colabora com uma parceria para o desenvolvimento da cidade”, acrescentou.

Márcio Monteiro, por sua vez, como vice-presidente do PSDB estadual, elogiou a administração do prefeito e afirmou que Jun tem demonstrado conhecimento e visão empreendedora para o desenvolvimento do município.

Participaram, também, das festividades de aniversário da cidade, o senador Delcidio do Amaral (PT), deputados estaduais, prefeitos de outros municípios, correligionários políticos e a comunidade de Bodoquena.
Por: Marycleide Vasques
fone: 9989 5408
maryvasques@hotmail.com

Ariano Suassuna leva mais de mil pessoas ao Armazém Cultural

A presença do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna fechou com chave de ouro a 23ª Noite Nacional da Poesia realizada nos dias 12 e 13 de maio. A Noite da Poesia é uma iniciativa é da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) em uma parceria com a União Brasileira de Escritores do Mato Grosso do Sul (UBE/MS).

O projeto começou a movimentar a classe artística no último mês, quando os poetas de todo o País e das mais variadas idades começaram a inscrever suas poesias no concurso literário. Uma comissão julgadora ficou responsável pela análise do material inscrito e selecionou os dez melhores considerando o valor literário.

Na primeira noite do evento (12) dez pessoas selecionadas apresentaram os poemas. Na ocasião, uma comissão julgadora selecionou os melhores no quesito declamação, que foram premiados no dia. Além de poesia de altíssima qualidade, os presentes puderam desfrutar de duas apresentações musicais, de MPB e violão clássico. O poeta das Moreninhas, José Mauro (in memorian) e o poeta performático e repentista Ruberval Cunha foram os homenageados da noite.

A segunda noite do evento (13) começou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campo Grande. Em seguida, os poetas classificados no quesito valor literário foram premiados. Pouco tempo depois teve início a tão esperada aula espetáculo de Ariano Suassuna.

Entre os mais de mil presentes, o clima era de descontração e profunda admiração. “Me encantei com Ariano Suassuna. Apesar de conhecer vários de seus livros, não imaginava o tamanho de sua simplicidade, de seu senso de humor e especialmente de sua inteligência”, classificou a estudante de arquitetura Danielle Fabrão.

Entre declamações de poesias, lições de vidas e frases como "Considero minha poesia fonte profunda de tudo que eu sou... Eu não gosto de poesia muito ajuizada não, gosto dos loucos e dos mentirosos", Ariano encantou a platéia por mais de uma hora.

“Foi uma grande aula de cultura, de Brasil. Ariano Suassuna, com toda sua simplicidade e profundo conhecimento encantou a todos nós de Campo Grande. Foi sem dúvida uma grande contribuição para a vida de cada um dos participantes”, classifica o diretor-presidente da Fundac Roberto Figueiredo.


Por:Luisa Amorim
Assessoria de Comunicação da Fundac
8125.9290

Marquinhos Trad comemora decisão do STJ

O deputado estadual Marquinhos Trad se mostrou bastante satisfeito após a decisão do STJ, que reafirmou o parecer do TJ/MS e obriga a Enersul a devolver a vista o valor cobrado indevidamente de cerca de 700 mil consumidores sul-mato-grossenses. “Desde o início da batalha em 2007, já colecionamos diversas vitórias. Se tivéssemos permanecido indiferentes, nossa energia hoje estaria aproximadamente 50% a maior”, revelou o parlamentar.
A decisão foi publicada no dia 11 de maio, sob a relatoria do ministro Herman Benjamin baseada no documento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
No mês passado, Marquinhos Trad em um dos veículos de imprensa já havia descrito que, “a Enersul é uma fábrica de ganhar dinheiro”. A afirmação coincidiu com o parecer do STJ. No documento o relator descreve que a base de cálculo equivocada entre os anos de 2005 e 2007, gerou o enriquecimento ilícito da concessionária. Tal justificativa é a principal causa para a obrigatoriedade da devolução a vista.
Desde a conclusão dos trabalhos da CPI da Enersul, na qual atuou como relator, Marquinhos Trad sempre defendeu a devolução do valor cobrado a vista. “A forma parcelada de ressarcimento gera grande desconfiança por parte dos consumidores que não conseguem acompanhar efetivamente se o valor está correto”, explicou.
Marquinhos Trad após tomar conhecimento da decisão se descreveu como aliviado. “A justiça está sendo feita”, resumiu.
A Enersul cobrou indevidamente da população cerca de R$ 191 milhões, sendo que ainda resta aproximadamente R$ 80 milhões.
Confira abaixo parte do relatório do ministro Herman Benjamin sobre a concessionária energética de Mato Grosso do Sul:
“O Código de Defesa do Consumidor é aplicável às relações mantidas entre os usuários e as concessionárias de serviço público, conforme o art. 7º da Lei nº 8.987/95.
Incumbe a Enersul devolver aquilo que cobrou em demasia, em decorrência de erro de cálculo posteriormente verificado. Essa restituição deve se dar em parcela única e imediata, mas de forma simples, uma vez que não fora demonstrada má-fé em sua conduta, quando da cobrança exacerbada.(fl. 512, e-STJ)”.

terça-feira, 11 de maio de 2010

PSDB reforça campanha participativa no Estado


PSDB prossegue realizando sucessivas reuniões com lideranças do partido em Mato Grosso do Sul e, conseqüentemente, divulgando o projeto político do presidenciável, José Serra, com o apoio dos partidos aliados que integram o BDR (Bloco Democrático Reformista) PPS e DEM e outros que poderão, futuramente, fazer parte da aliança estadual e nacional.

“O projeto do PSDB, com o Serra, vem percorrendo os estados brasileiros e deve chegar a Campo Grande nos próximos dias. Os indicadores de campanha já mostram esse favoritismo e já contamos com aliados históricos do PMDB no Estado, como por exemplo, o deputado federal Waldemir Moka que já declarou apoio à pré-candidatura de Serra à Presidente”, disse o representante da executiva do PSDB estadual, Marcio Monteiro.

Monteiro marcou presença em Deodápolis onde se encontrou com o prefeito Manoel Martins. “Marcio fala a língua do povo, por isso vou abrir espaços para ele” declarou o prefeito. Em Iguatemi na ocasião das comemorações dos 45 anos de emancipação política administrativa do município, Marcio foi recepcionado pelo prefeito Zé Roberto. “Conto com Marcio na construção da industrialização, infra-estrutura e a retomada de regionalização do município, juntos podemos mais”, afirmou Zé Roberto.Em Anastácio, o tucano prestigiou a 5ª edição da “Festa da Farinha”, incluída dentro das festividades comemorativas ao aniversário da cidade, que no último sábado (8) completou 45 anos de fundação. Márcio Monteiro foi recepcionado pelo ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e atual vice-prefeito, Douglas Figueiredo (PSDB), que o acompanhou para cumprimentar o prefeito Cláudio Valério (PMDB), anfitrião da festa, e ainda saborear os deliciosos pratos da gastronomia nordestina. Na ocasião estavam presentes o Governador André Puccinelli (PMDB), o prefeito de Aquidauana Fauzi Suleimam( PMDB) e Vanildo Neves Barbosa (PSDB), e demais autoridades.

No dia das mães, Marcio participou do almoço no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Jardim com seus familiares e amigos. Ele aproveitou o dia para se reunir, também, com a classe política e recebeu manifestações de apoio ao seu projeto político em 2010.

O vereador de Jardim Sergio Henrique Sá Braga (PPS), disse que ter Marcio como representante na Al é uma realização e orgulho para Jardim, “ Hoje, percebo o quanto nos faz falta um representante estadual. O meu partido, este ano, chama-se Marcio Monteiro. Isso, por tudo que ele representa na vida publica, como político correto, capaz e competente. Nós jardinenses vamos ter orgulho com Marcio Monteiro nos representando na Assembléia Legislativa”, declarou o vereador.
Marycleide Vasques
fone: 9989 5408
maryvasques@hotmail.com

MÃES DO PROGRAMA PETI E DA MELHOR IDADE DE PEDRO GOMES RECEBEM HOMENAGEM ESPECIAL

Dia 06 de maio reuniram-se as mães dos alunos do PETI, no salão do CRAS, para a comemoração do dia das mães, com a entrega de lembrancinhas confeccionadas pelos alunos e monitores, encerrando-se com um coffe break.Na ocasião a equipe do programa fez um vídeo das crianças, transmitindo uma linda mensagem para suas mães e exibindo no telão, o que emocionou a todas, seguiu-se a programação com os cumprimentos e felicitações da Secretária Vanda Faria. Tal evento proporcionou um momento de muita alegria, emoção e participação, interagindo as família.No mesmo dia, a equipe do CRAS, a Secretaria Municipal da Assistência Social, em nome da Prefeita Maura Teodoro Jajah, homenagearam as mães da Melhor Idade do Projeto Conviver. Segue-se a programação com as felicitações da secretária Vanda Faria, a entrega de lembrancinhas, um delicioso jantar e muita música e dança com os idosos.
Por:Mychela lemos
mychela_ms@hotmail.com