terça-feira, 31 de agosto de 2010

A reciprocidade nos relacionamentos

Tenho procurado entender os motivos que levam o ser humano a não demonstrar e, principalmente, não declarar seus sentimentos.

Ainda quando crianças, o primeiro amiguinho, amiguinha ou até namoradinho certamente nos deixarão lembranças que carregaremos pelo resto de nossos dias. Lembraremo-nos sempre de nossa companhia na dança de quadrilha da festa junina e muitas outras coisas.

Entretanto, não nos lembraremos de declarações que tenhamos feito a respeito de qualquer sentimento que tenhamos tido, seja de amizade, de carinho ou de "amor" pela namoradinha da época. Principalmente porque essas declarações provavelmente nunca ocorreram.

Não tínhamos "coragem" de declarar a um amigo que gostávamos de fulana ou sicrana. E o risco desse amigo sair contando na escola e isso virar uma gozação geral? Como dizer a um amigo que gostamos dele sem correr o risco de notar que nossa amizade não é correspondida da mesma forma ou intensidade?

Esse tipo de comportamento é comum em todo tipo de sociedade, de qualquer credo ou religião, ocidental ou oriental, entre seus membros mais ou menos cultos, mais ou menos ricos. O ser humano é egoísta por natureza e nem sempre admite ver um sentimento seu não ser correspondido ou que seja receber o mesmo sentimento, mas em menor intensidade que o seu.

Quando jovens, nos namoricos, queremos sempre ser admirados, desejados, mas muito raramente estamos dispostos a dar essa admiração, desejar, gostar e até amar uma pessoa que não nos retribui. Esse comportamento nos leva a relacionamentos adultos conturbados, cheios de cobranças e com raras doações. Penso ser esse o motivo das maiores dificuldades nos relacionamentos mais duradouros.

A falta da retribuição, que muitas vezes pode até ocorre em gestos e atitudes, mas não é declarada, dita abertamente, pode provocar insegurança no outro. O parceiro vai se cansando de dar e nada ou pouco receber, começando então a se sentir inseguro, com dúvidas sobre o sentimento do outro, e a cobrar atitudes e ações que provavelmente o companheiro ou companheira ainda não esteja preparado para dar.

Quando damos carinho ou fazemos um simples elogio, a pessoa se sente bem, querida, amada, o que a torna um ser humano melhor, mais disposta a novas atitudes e ações até então desconhecidas por ela mesma, talvez acostumada a receber mais do que dar, ou a só receber, como as que foram superprotegidas na infância e juventude.

Com a maturidade, já sem nos importarmos com o que pensam ou falam os outros e, por isso mesmo, muito mais desinibidos, por conta da autoconfiança adquirida, percebemos que, ao dar, o recebimento é uma consequência, e que quanto mais damos, mais recebemos. Ao elogiar uma pessoa, promovemos sua autoestima, o que a deixará mais feliz, mais sorridente e, com isso, nos proporcionará no mínimo um ambiente mais agradável, seja em casa ou no trabalho.

Dando e declarando ao próximo seu sentimento, juntamente com a liberdade dele voar, viajar, mesmo que em seu imaginário, ele volta sempre, para se alimentar de carinho, companheirismo, amizade e amor.

E, quando essa busca ocorrer, precisamos, então, aguardar o amadurecimento de nosso parceiro, para que o mesmo também perceba a importância da reciprocidade, mesmo para os que não a cobram.

João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Pedro Gomes faz capacitação pela SETAS em Coxim

No dia 17,18 e 19 de agosto a SETAS (Secretaria do Estado do Trabalho e Assistência Social) realizou uma capacitação sobre “Nutrição Alimentar No Âmbito do CRAS” em Coxim, com o objetivo de preparar a equipe de recursos humanos da assistência social dos municípios a atentar para a importância de realizar projetos no CRAS visando orientar os vários grupos de usuários da assistência social a cerca da importância de uma alimentação equilibrada, balanceada, pirâmide alimentar e cuidados com a nutrição e manipulação dos alimentos a fim de garantir uma boa qualidade de vida. O grande foco da capacitação foi o valor dos nutrientes para cada fase da vida, desde a gestação, infância, adolescência, vida adulta e nutrição para idosos.A Prefeitura de nosso município, através da Prefeita Dra. Maura Teodoro Jajah e a Secretária da Assistência Social Vanda Faria apoiaram a participação da equipe do CRAS de Pedro Gomes nessa capacitação, onde participaram, a coordenadora e Bióloga Sueli Correa, a Técnica e Pedagoga, Rosana Nunes Figueiredo Teodoro, que salientaram que a capacitação foi impactante tanto no âmbito pessoal quanto nas perspectivas de trabalho social, sendo de grande importância para o município realizar um trabalho em conjunto com os demais setores, saúde, educação, escolas e outros para a efetivação de projetos. Salientam também que o CRAS de Pedro Gomes já vem realizando um trabalho nessa área em parceria com a Secretaria de Saúde, mas que pretende ampliar esse trabalho
Fonte:Ascom Pref. Munic. Pedro Gomes

Jardim inicia Sistema de Gestão Escolar na REME

A Prefeitura de Jardim está realizando através da Gerência de Educação o Plano de Implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE) que tem como principal objetivo informatizar todas as escolas da REME e CIES e viabilizar serviços online oferecido pela Gerência de Educação em Jardim

Segundo a Gerente de Núcleo de Inspeção Escolar, Aparecida Jacob, O sistema de Gestão Escolar funciona através de uma aplicação que utiliza um único banco de dados a ser utilizado pelas Escolas, CIEIs e também a Gerência de Educação num cadastro único. Ele foi desenvolvido com tecnologia executada via web, através de um browser e possui três módulos:

O primeiro será utilizado pela Gerência de Educação, e terá funcionalidades como configurações iniciais, parâmetros e controle de acesso. O segundo módulo será utilizado pelas escolas, que terão acesso ao controle acadêmico, conforme especificações. O terceiro módulo será uma aplicação desenvolvida dentro do conceito da BI (Business Inteligence) que contém gráficos e tabelas que possibilitem ao gestor visualizar números que reflitam a situação e evolução histórica do desempenho do aluno.

“Já no próximo semestre a Educação de Jardim estará oferecendo vários serviços online, os pais poderão realizar matrículas pela internet e verificar as notas de seus filhos sempre que quiserem, Jardim se estabelece com as iniciativas do prefeito Evandro Bazzo no mundo virtual e atualiza-se com os benefícios que a internet pode oferecer”, complementa a Gerente de Núcleo de Inspeção Escolar , Aparecida Jacob.

Fonte:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O direito de propriedade

Propriedades rurais têm sido invadidas em diversas partes do país e os poderes constituídos nenhuma providência tomam para inibir e punir essas ações criminosas.

Quando se discute o título ou a posse de uma propriedade, na realidade está se discutindo o direito de propriedade, claramente previsto no artigo 5º da Constituição Brasileira.

É uma discussão tão absurda que este direito pode ser diariamente observado na própria natureza.

Felinos, bubalinos, primatas, caninos e tantas outras espécies marcam seu território e o disputam em batalhas muitas vezes sangrentas e até mortais.

Nada nasce na sombra de uma árvore que possa atrapalhar a área delimitada para a absorção de sol e chuva por suas raízes.

Nenhum país evoluído e democrático discute o direito de propriedade, pois sabe que o não respeito a esse direito é o maior inibidor de investimentos da economia globalizada em que vivemos hoje.

O investidor atual pode construir sua fábrica ou montar seu negócio, em qualquer país, desde que seu capital seja respeitado como propriedade privada.

A geração de energia renovável depende exclusivamente do agronegócio e nenhum investimento externo será aplicado nesta área em nosso país se o capital nele utilizado não for respeitado.

Portanto, cabe aos nossos governantes, atuais e futuros, uma profunda reflexão sobre aproveitar ou não as chances ora apresentadas ao país, de implantação de grandes agroindústrias e de produtoras de fontes renováveis de energia.

O direito de propriedade é um direito líquido e certo e nossos governantes têm o dever constitucional de defendê-lo a todo custo, por se tratar de interesse maior de toda a sociedade brasileira.

João BoscoLeal
www.joaoboscoleal.com.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Gerências municipais formulam estratégias de combate a dengue em Jardim

Representantes da Gerência de Saúde, Obras, Finanças e da Chefia de Gabinete estiveram reunidos na Unidade de Saúde Nestor Pereira para discutir estratégias de combate a dengue em Jardim, no dia 19 de agosto.

Durante a reunião, a Coordenadora do Núcleo de Zoonoses, Valdomira Barbosa, apresentou o ultimo Levantamento do Índice Rápido do Aedes (LIRA) do município que foi de 1,72 pontos, quase o dobro do considerado plausível e aceitável.
No inverno este índice deveria ser muito menor, já que o mosquito transmissor da dengue se prolifera com maior facilidade no verão. “Estes índices são um alerta para que todos reforcem as atitudes de combate agora para evitar uma epidemia em dezembro”, alerta Valdomira.

Para evitar o avanço da dengue no município os gestores de Jardim irão investir numa série de ações conjuntas de educação e orientação sobre como prevenir a doença combatendo seu maior transmissor, o mosquito aedes egypti. Eles irão propor uma parceria com o Ministério Público para que unam forças contra todos aqueles que não obedecerem as normas de limpeza de casas e propriedades particulares, bem como a manutenção dos quintais através da limpeza de bebedouros de animais e proteção de caixas d’água.

“O maior problema hoje em Jardim não é falta de limpeza pública, nem de orientação feita pela prefeitura e sim a falta de consciência do cidadão que joga lixo onde não deve, permite que o mato cresça desproporcionadamente em terrenos e até mesmo não realiza a manutenção nos quintais, principalmente em bebedouros de animais”, lembrou Valdomira.

Foi decidido que além das ações de orientação popular e do grande mutirão de limpeza realizado pela parceria entre gerencia de Obras e Saúde, as multas para quem não colaborar com a limpeza da cidade serão severamente aplicadas. A Comissão de Combate a Dengue, formada através da lei 1464/2009 irá monitorar todo o município e aplicará multas quando o problema não for solucionado num primeiro contato.

A arrecadação proveniente das multas referidas será destinada, integralmente, ao Fundo Municipal de Saúde – FUMDES, com posterior direcionamento para campanhas que visem controle da dengue.

Participaram da reunião o Gerente de Obras, Geraldo Gonçalves, o Gerente de Saúde, Jorge Cafure, a coordenadora de Atenção Básica, Maria Paschoalina Saraiva, o Supervisor Geral de Campo de Controle da Dengue, Paulo Donizette, o Gerente do Núcleo de Comunicação Social, Hudson Lauro, o Gerente do Núcleo de Arrecadação, Adão Geraldo Grubert e a Procuradora do Município, Roberta Rocha.

Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Jardim é contemplado com 12 vagas para Curso de Especialização em Saúde Pública

12 profissionais da Gerência de Saúde de Jardim estão participando do Curso Nacional de Especialização em Atenção Básica e Saúde da Família, na modalidade a distância.

A realização do curso é pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade FIOCRUZ, Cerrado Pantanal e Secretaria de Estado de Saúde/ MS com apoio do Ministério da saúde/ SGTES UMA-SUS. A iniciativa acontece em todo o Brasil e foram disponibilizadas 500 vagas para o Estado, que direcionou 12 delas para Jardim.

Este é o primeiro curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família realizado a distância, e para a equipe municipal terá prioridade, pois eles compreendem que a Estratégia de Saúde da Família é a responsável pela reorganização de Sistema de saúde no Município e no Estado.

Nó início do mês de agosto, os representantes do município estiveram em Campo Grande para a cerimônia oficial de abertura do curso no Estado, que aconteceu no Teatro Dom Bosco.

O curso é voltado para profissionais de nível superior que trabalham na Estratégia de Saúde da Família, prioritariamente médicos, enfermeiros e odontólogos do Estado de Mato Grosso do Sul. Ele terá a duração de 18 meses, com carga horária de 405 horas com encontros presenciais a cada final de módulo.

Neste período o curso irá capacitar os profissionais para resolver os problemas mais freqüentes de suas clientelas; orientar os membros da Estratégia de Saúde da Família para lidar com problemas biológicos, sociais e psicológicos dos seus clientes; melhorar a relação entre Equipes de Saúde da Família e usuários; propiciar intercambio entre os profissionais de Saúde da Família; melhorar a integração das Equipes de Saúde da Família com a comunidade e com os demais níveis de saúde local; capacitar os profissionais para que tenham competências e habilidades para participar da formação de novos profissionais de saúde.

Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos GESAU

Imóveis rurais e os estrangeiros

É hora de bom senso!
Luiz Carlos Lanzoni Júnior (*)

Recentemente o Incra divulgou números, fechados em maio deste ano, apontando que estrangeiros (pessoas físicas e jurídicas) são donos de 4.348.822 hectares de terras brasileiras. O assunto ganhou repercussão na mídia nacional. No entanto, outro problema pode ser ainda mais grave: o volume de terras nacionais nas mãos de empresas brasileiras com capital estrangeiro. Atualmente, o Governo Federal não tem qualquer controle sobre esta demanda. É claro que o capital estrangeiro é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, mas não fazer qualquer distinção com as empresas de capital exclusivamente nacional é um risco à soberania territorial e também à soberania alimentar.

Esta distinção entre empresas de capital nacional e empresas brasileiras com capital estrangeiro era exigida pela Constituição Brasileira até 1995, quando uma emenda constitucional eliminou as diferenças com a revogação do Artigo 171 da carta magna. Hoje não há, por exemplo, necessidade de qualquer autorização para aquisição de terras. Naquela época, o Governo tentava incentivar novos investimentos internacionais no País. Só que, com o tempo, se perdeu o controle sobre as dimensões e localizações exatas das propriedades e empreendimentos rurais com participação estrangeira.

Ciente dos riscos, a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, em julho deste ano, que os cartórios de registro de imóveis passassem a informar trimestralmente, aos tribunais de justiça, dados sobre todos os negócios envolvendo compras de terras por empresas brasileiras controladas por estrangeiros. Ótimo! Só que a medida, por si só, ainda não oferece segurança ao capital e setor produtivo nacional diante da enorme demanda internacional por terras brasileiras, sobretudo voltadas para o agronegócio.

A China, por exemplo, está desembarcando com força no Oeste Baiano, onde fica uma das mais recentes fronteiras agrícolas brasileiras. Há previsões também de investimentos pesados em terras no chamado Mapito, região agricultável que engloba os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Evidentemente, cultivando alimentos no Brasil, os chineses visam alimentar sua enorme população. E o mercado interno brasileiro? Onde estão as garantias para o produtor rural e para a agroindústria nacional? E para o alimento na mesa do cidadão brasileiro?

Por outro lado, simplesmente eliminar e impedir a entrada de capital estrangeiro no País não seriam medidas sensatas. O Governo pretende editar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, a princípio, teria este objetivo. Além disso, ventila-se que esta PEC pode até anular títulos já registrados, o que considero uma temeridade em função de inevitáveis prejuízos econômicos e sociais. Grandes empreendimentos já em atividade podem ficar inviabilizados e isso gerar desemprego.

Torço, portanto, para que haja equilíbrio neste texto. Esta medida é necessária - sobretudo para que as decisões judiciais encontrem amparo legal - mas seu conteúdo deve ser desapaixonado e totalmente imune a procedimentos xenofóbicos. O avanço indiscriminado do capital estrangeiro é que deve ser contido. A questão é jurídica, econômica e social, não ideológica.

Garantir o controle majoritário das empresas brasileiras pelo capital nacional seria, a meu ver, uma boa alternativa. É possível que algumas peculiaridades para a aplicação legal das novas normas tenham de ser levadas em conta para o setor rural. O que não se pode é enfraquecer o agronegócio brasileiro, setor fundamental da nossa economia. Temos de respeitar o livre mercado e a lei da oferta e da procura.

No entanto, também não podemos lotear o País para alimentar o mundo, esquecendo que muitos dos nossos cidadãos ainda estão na base da farinha com água. É simplesmente, uma questão de segurança alimentar. O problema faz antever a necessidade premente de uma política sólida para o setor rural. O dia em que o brasileiro dono de terras estiver sem dívidas e devidamente capitalizado, talvez não venda sua propriedade.

(*) É advogado em Campo Grande/MS, sócio da Lanzoni Advogados –
lanzoni@lanzoniadvogados.com.br - Contato: (67) 3042-9490.
Contato com autor para entrevistas - (67) 8122-9195
Foto – O advogado Luiz Carlos Lanzoni Júnior (Foto: Ariosto Mesquita)
MESQUITA COMUNICAÇÃO/Ariosto Mesquita - DRT/MG 3474
(67) 3341-7792 - (67) 9906-1859 MSN: ariostomesquita@hotmail.com

Pedro Gomes recebe premio na 3ª mostra de Hanseniase

A Prefeitura Municipal de Pedro Gomes através da Secretaria Municipal de Saúde foi premiada na 3º Mostra de Hanseníase

A Prefeitura Municipal de Pedro Gomes, através da Secretaria de Saúde participou da "III Mostra Estadual de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Vigilância e Controle da Tuberculose e Hanseníase 2010", no período de 07 a 09 de julho de 2010 na cidade de Campo Grande, organizado pela Gerencia Técnica do Programa de Controle de Tuberculose e Hanseníase com apoio da ONG Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW).O município apresentou na mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido por nossas equipes de saúde no programa, que teve por tema "Ações e Estratégias que resultaram no Incremento de Casos Novos de Hanseníase no Município de Pedro Gomes", apresentado pela enfermeira Andréia Moreira dos Santos Teodoro.

Os trabalhos desenvolvidos no programa está sendo apoiado pela secretária de saúde Neide Soares, que vem incentivando a equipe desde que ocorreu um treinamento em serviço, no mês de abril, com profissionais da secretraria de estado e secretaria municipal de saúde.O trabalho apresentado conferiu o 1º lugar na mostra, rendendo ao município uma premiação no valor de R$1.000,00 que deverá ser totalmente utilizado no programa municipal de Controle da Hanseníase e Tuberculose.
A equipe de trabalho decidiu destinar este recurso para compra de creme hidratante para prevenção de incapacidades físicas dos pacientes com hanseníase, que deverá ser distribuído em algumas semanas.
Vale lembrar que a HANSENÍASE é uma doença contagiosa, transmitida pela vias aéreas superiores de um doente para um sadio.

As manifestações da doença se dão por manchas com alteração de sensibilidade, dormência ou formigamento nas mãos ou nos pés. Após o inicio do tratamento o doente não transmite mais a doença. É preciso acabar com o preconceito. O tratamento é gratuito.

Fonte:Mychela Lemos

Processo seletivo para conselho tutelar está em andamento em Jardim

O CMDCA, (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), de Jardim está dando continuidade ao processo seletivo para novos conselheiros tutelares. O processo funciona em três fases de avaliação do candidato, sendo que a primeira, avaliação escrita, já foi realizada e foram aprovados três candidatos.

A prova escrita fala basicamente sobre questões ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Os aprovados, Wanda Kely Soares Iahn, José Holmes Maciel Barbosa e Cleide Silva Soares receberam uma avaliação psicológica, segunda fase do processo seletivo, onde as psicólogas Cleonice Câmara Canto, Estela Barbosa Paulino Xavier e Janaina de Andrade Queiroz aplicaram os testes e realizaram entrevistas com os três candidatos.

Segundo Marisa Zamora, presidente do CMDCA, a terceira fase do processo seletivo para os novos conselheiros tutelares de Jardim será iniciada assim que o resultado da avaliação psicológica for apresentado ao Conselho. Os aprovados nas duas fases terão que ser eleitos por representantes das entidades cadastradas no CMDCA, como Igrejas, programas da Gerência de Assistência Social, escolas de todas as redes de ensino e ongs. O conselho tem hoje 48 entidades cadastradas que participam das atividades de proteção da criança e do adolescente em Jardim.

Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Famasul distribui cartilha informativa sobre procedimentos com agrotóxicos

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) em conjunto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) produziu uma cartilha com todas as informações sobre segurança para quem lida com produtos fitossanitários, que são aqueles utilizados na agricultura para combater pragas, doenças e plantas invasoras.

Também conhecidos como agrotóxicos, defensivos agrícolas, biocidas e agroquímicos, os fitossanitários tem uma maneira adequada de proceder na hora da compra e do transporte, armazenamento na propriedade, regras de segurança para o manuseio nas plantações, pulverização, como proceder com as embalagens vazias e também as atitudes emergenciais a serem tomadas no caso de intoxicação.

O superintendente da Famasul, Carlos Alberto Santos do Valle, afirma ser muito importante levar informação ao homem do campo para a preservação do meio ambiente. “Ao produzir essa cartilha nosso objetivo é de informar sobre segurança para quem utiliza agrotóxicos. O material será distribuído aos produtores através dos sindicatos rurais e nas próprias revendas desses produtos”, esclarece.

O produtor que tiver em mãos a cartilha de produtos fitossanitários, produzida pela Famasul, terá acesso a uma tabela informativa para cada tipo de produto e as diversas atitudes necessárias para utilizar esses produtos mantendo a segurança do meio ambiente.

As empresas que vendem produtos fitossanitários devem ter registro na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) e só vender sob apresentação da receita agronômica. Para o transporte, é exigido que os agrotóxicos estejam separados do motorista por um compartimento e também não sejam misturados com outros itens como alimentos, rações, medicamentos e objetos pontiagudos.

O armazenamento dos fitossanitários nas propriedades deve obedecer regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a obrigatoriedade de ventilação e iluminação natural. O manuseio para a pulverização das lavouras também adota medidas de segurança como a utilização de roupas adequadas que protejam bem o aplicador. As embalagens vazias devem ser encaminhadas a uma unidade de recebimento. Ao fazer isso o produtor deve receber uma nota que comprove a entrega e os materiais recolhidos são encaminhados para a reciclagem.

São parceiros da Famasul na realização da cartilha a Aprosoja, o Sebrae, a IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal).

Por:Camila Valderrama Simões
Jornalista

BB lança linha de crédito especial para frigorífico comprar boi na bolsa

Foi assinado hoje na sede da BM&FBovespa, em São Paulo, um convênio entre a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BB&M) e o Banco do Brasil (BB) com o objetivo de financiar as negociações de gado pelo sistema de Compra e Venda Eletrônica de Carne Bovina. A linha de crédito especial é destinada aos frigoríficos, visando equacionar as dificuldades das pequenas indústrias em fazer a antecipação do pagamento ao produtor, tal como o previsto nas normas para a negociação pela Bolsa.

Lançado oficialmente em abril deste ano, na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), o sistema de comercialização eletrônica de gado oferece igualdade de condições para os frigoríficos, mas exige o depósito antecipado de 90% da transação como garantia da operação. Através deste convênio, assinado pelo presidente da BB&M, Joaquim Ferreira, da BM&FBovespa, Edemir Pinto, do diretor das duas casas, Ivan Wedekin, e pelo Vice-Presidente de Agronegócios do BB, Luis Carlos Guedes Pinto, o comprador poderá financiar o valor da antecipação através do Banco do Brasil.

A oferta de crédito era demanda dos pequenos e médios frigoríficos para viabilizar a antecipação do pagamento. Para o vice-presidente regional da BB&M, Carlos Dupas, o convênio permitirá aos pequenos produtores a operação em igualdade de condições com as indústrias de maior porte. O presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Famasul, José Lemos Monteiro, confia no crédito como um passo definitivo na consolidação das operações na Bolsa. “O apoio a ser dado aos frigoríficos menores é o estímulo que faltava para alavancar a venda eletrônica”, assegura.

A ação conjunta de venda eletrônica de gado na Bolsa é um dos aspectos que será apontado por Monteiro em sua palestra durante o Congresso Internacional da Produção Pecuária, que acontece em Salvador (BA), de hoje até quarta-feira (25.08). Com o tema ‘Respostas dos produtores à conjuntura atual’, o dirigente vai citar também a organização dos produtores no sentido de modificar as práticas de comercialização do gado, como a atuação conjunta através de cooperativas e a campanha de venda de gado somente à vista aos frigoríficos.

Assessoria de Imprensa Famasul/Senar-MS
Rosane Amadori/Jornalista/MTB 8459/RS
A VISA municipal realizou uma Capacitação em Serviços Farmacêuticos e Medicamentos Psicotrópicos conforme Portaria 344/98, na Escola de Saúde Pública/Campo Grande, em conformidade com a Lei Organica de Saúde, e no campo de atuação do SUS, através da Pactuação das Ações em VISA e a Descentralização da Vigilancia Sanitária no sentido da promoção da saúde.

O evento será realizado num total de seis módulos, totalizando 240 horas. No estado de Mato Grosso do Sul, este processo tem-se dado de forma gradativa e acompanhado da devida capacitação/atualização dos técnicos que fazem parte do sistema estadual de Vigilancia Sanitária.

O próximo módulo será em setembro com o tema " Serviços de Interesse da Saúde".

FONTE: Emerson Luciano Belo- Coord. VISA PGomes.

Atletas de Jardim sagram-se campeões no brasileiro de seleções em campo grande

Aconteceu de 17 a 21 de agosto o Campeonato Brasileiro de Seleções de Voleibol Juvenil Feminino, no Círculo Militar, em Campo Grande, onde uma atleta jardinense, Camille Cunha Correia ganhou o prêmio de melhor bloqueadora em toda a competição, acompanhada do técnico da escolinha de voleibol da prefeitura de Jardim, Aparecido Machado Leite, o professor Cido, que fez parte da comissão técnica.

Eles integraram o time do Estado de Mato Grosso do Sul e foram campeões na categoria Juvenil Feminino da 2ª Divisão vencendo o time de Tocantins por 03 sets a zero com parciais de 25x 14, 25x14 e 25x17. As duas equipes chegaram invictas para a disputa do titulo do Campeonato Brasileiro, mas as meninas de MS não deram chance as tocantinense e venceram facilmente a partida. MS levou o grande prêmio ficando em primeiro lugar, Tocantins em segundo e Rondônia em terceiro. Com este resultado a Seleção de Mato Grosso do Sul sobe para a primeira divisão em 2011.

“Devido as grandes conquistas do esporte em Jardim nos últimos anos, graças à dedicação dos alunos e do apoio da prefeitura municipal, os atletas da escolinha de vôlei ganharam destaque nacional. Com as vitórias que garantem vagas para maiores desafios e por acreditar no nosso talento, fomos campeões mais uma vez, provando que investir em esporte e educação sempre traz bons resultados”, completa o técnico professor Cido.

Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Vôlei MS

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Amigo...

Lembro-me, do dia qual por consonância da vida...
Um, aperto de mão fez surgir uma amizade,
Iluminado, pelo amigo fui em frente. Aprendi ser
Zeloso, com as palavras, ouvindo o amigo.

Agora, tenho o prazer de fazer referencia...
Lembrando, que amigos vale a obediência pela...
Benevolência, da sinceridade.
E na simplicidade de sempre, um novo dia, os
Risos, pelos emails que os amigos mandam são
Tantos prefiro continuar a falar do amigo... Um...
Orgulhoso, SANTISTA até nisso nos damos bem.

De tudo isso nós temos orgulho, afinal,
Amigo, mora nos dois lados do peito e dentro do

Coração. Em verdade sempre dizemos:
Obrigado, amigo! É a você que expressamos!
Seja, assim, onde estiver, os amigos que tiver, eu
Tive, e tenho a satisfação de homenageá-lo.
Amigo..., de ontem, de hoje, de amanhã, de sempre.

Ao Amigo,
Luiz Alberto da Costa

Autor:Gilmar Antonio de Oliveira

Jardim institui Comissão para Plano Municipal de Educação

O então prefeito em exercício, Carlos Américo Grubert, em acordo com as justificativas da Gerência de Educação, decretou no dia 06 de agosto a criação da Comissão para o Plano Municipal de Educação de Jardim.

O decreto convoca para formar a comissão representes de entidades governamentais e não governamentais. São elas: pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Sandra Cristina de Souza, como representante e Rosemere Almeida Aguero como suplente; pela SIMTEJ, Ana Maria Rodrigues de Morais como representante e Sandra Luiza da Silva como suplente; pela Gerência de Educação, Suzana Lima de Medeiros como representante e Maria Alcinda Paná como suplente; dos Diretores da Rede Municipal de Educação – REME, Leonice Aparecida Costa como representante e Mirtes do Prado Ferreira como suplente; pelo Núcleo de Esportes, Tomaz Avelar de Aquino, como representante e Aparecido Machado Leite como suplente; pelo Poder Legislativo, Sérgio Henrique Sá Braga como representante e Elidia Nogueira Escobar como suplente; pela Gerência de Assistência Social, Elida Maria Ferreira de Oliveira como representante e Luciana Barros como suplente; pelo Poder Executivo, Aparecida da Silva Jacob como representante e Neila Mara Costa Flores como suplente.

O Plano Municipal de Educação não é um plano da Rede de Ensino do Município em si, ele está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação (PNE), porém mais integrado, ainda, à realidade, à vocação, às políticas públicas de Jardim e sua proposta de desenvolvimento é o que determina as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar.

Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Jardim sedia oficina do Plano Municipal de Educação

A Gerência de Educação de Jardim realizou no dia 17 de agosto a oficina para a formulação do Plano Municipal de Educação, que trata da formulação de estratégias educacionais para os próximos 10 anos.
Jardim sediou o encontro que aconteceu no Centro de Atendimento ao Turista – CAT e recebeu representantes dos municípios de Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho, e os representantes da Comissão para o Plano Municipal de Educação de Jardim.

A gerente de Educação de Jardim e membro da comissão, Suzana Lima de Medeiros, abriu oficialmente o evento dizendo da importância deste planejamento para esta e futuras gestões municipais, enfocando que o trabalho desempenhado hoje será continuado de maneira estratégica, evitando que se reinicie as atividades nos próximos mandatos, o que seria uma grande perda de tempo.

“A continuidade das estratégias formuladas aqui obedecerão as realidades de cada município e somos nós os responsáveis por manter as melhorias na educação municipal nos próximos 10 anos. Obrigado a todos pela presença e tenham um ótimo dia de trabalho”, disse.

Em seguida, os educadores receberam uma capacitação através de palestras e orientações sobre a formulação do documento oferecida pelas técnicas do MEC, Maria José Telles Franco Marques e Maria Cleide Lima Pereira, que vieram assessorar o trabalho de construção do plano.

Elas falaram sobre análise, definição de perfil, metas a serem alcançadas e estratégias em longo prazo, ferramentas básicas dos trabalhos daquele dia. Os educadores e coordenadores de educação irão levantar todos os programas e projetos já realizados por suas secretarias em parceria com o Estado e a União, bem como a pretensão de participar de outros programas de acordo com o perfil educacional de cada realidade.

Estiveram presentes a Gerente de Educação Suzana Lima de Medeiros, as coordenadoras de educação Maria Alcinda Pana e Aparecida Jacob e o Vereador Professor Serginho, representando o legislativo de Jardim como representante da comissão.
Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Gerência de Educação investe em Formação Continuada em Jardim

A equipe da Gerência de Educação de Jardim está investindo em Formação Continuada com os educadores, principalmente no Núcleo de Educação Infantil e Séries Iniciais. A coordenadora, Cláudia Maria Marinho Américo dos Reis, tem realizado reuniões mensais com os professores da REME de Jardim, trazendo sempre informações atualizadas em educação e soluções pedagógicas para questões educacionais.

Ela comentou que o profissional consciente sabe que sua formação não termina na Universidade. Esta lhe aponta caminhos, fornece conceitos e idéias, a matéria-prima de sua especialidade. O resto é por sua conta. Muitos professores, mesmo tendo sido assíduos, estudiosos e brilhantes, tiveram de aprender na prática, estudando, pesquisando, observando, errando muitas vezes, até chegarem a um satisfatório nível de competência.

“Dentro do contexto educacional contemporâneo, a formação continuada é a saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Preparar o formador para a modernidade através de uma formação continuada proporcionará a ele independência profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades”, complementa a coordenadora.

Em um desses encontros, os educadores contribuem de forma sistemática com a biodiversidade, prova disto foi o último encontro que aconteceu no dia 10 de agosto onde os mesmos confeccionaram vassouras de garrafa pet. “A Formação Continuada vem de encontro às estratégias de melhoria na educação que é uma das metas da gestão do prefeito Evandro Bazzo. Ele sabe que a constante capacitação e atualização profissional é o único caminho para a excelência nos serviços prestados pela prefeitura. Por estas e outras razões Jardim está a frente no IDEB Nacional, temos qualidade de ensino em todas as escolas da REME e somos destaque regional em congressos, palestras, simpósios e oficinas em toda a região” lembra Suzana Lima de Medeiros, Gerente de Educação de Jardim.

Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos GEDUC

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

História de vida

Conheci um homem que durante muitos anos havia sido bancário, chegando a ser gerente geral de agência. Passei a gostar do mesmo logo de início, por sua ousadia, pois soube de mim por outras pessoas e, mesmo sem me conhecer pessoalmente, ligou-me e disse que precisava de novos clientes em sua agência e abriria minha conta corrente, concedendo-me um financiamento. Ao conhecê-lo pessoalmente, soube que éramos conterrâneos e que ele conhecia minha família. Posteriormente, eu trouxe outros membros desta para sua agência.

Algum tempo depois, ele me disse que estava saindo do banco para trabalhar por conta própria e entrou no comércio, mais precisamente no ramo de alimentos, lanches rápidos. Esporadicamente, eu o via novamente, sempre com muita humildade, transportando alimentos para sua loja de lanches ou verificando como seus clientes estavam sendo atendidos. Via com muita clareza e ele me confirmava que o negócio estava indo bem, e que já estava montando outra loja. Mais algum tempo se passava para novamente nos encontrar e, quando isso ocorria, ele me dizia que havia comprado outra loja.

Já com algumas lojas de lanches, em um novo encontro, me disse que havia entrado no mercado de construção de imóveis, e que sua esposa ficaria administrando, sozinha, o negócio de lanches. Mais uma vez ele alcançava sucesso. Sempre que nos encontrávamos as notícias eram boas. Seu crescimento era cada vez maior e ele sempre na mesma humildade. Isso me encantava, pois é muito comum vermos pessoas que devem mais do que possuem serem arrogantes, tentando mostrar o que não são, seja financeiramente, seja, principalmente, em termos de caráter.

Mais um longo tempo se passou, pois, por motivos pessoais, fiquei afastado de qualquer contato público durante dois anos, período em que me mantive praticamente só dentro de casa. Quando o encontrei novamente, defronte a uma de suas lojas em um grande centro comercial, ele revelou-se a mesma pessoa admirável. Solicitei que tentasse resolver um problema que ocorria naquele centro comercial em relação às poucas vagas de estacionamento destinadas aos deficientes físicos, coisa que agora eu era. Com muita satisfação, vi que o problema foi rapidamente resolvido, mesmo sendo ele o proprietário de uma única loja dentro daquele centro enorme. Mas buscou e resolveu.

Agora, fui convidado a dar um passeio por suas construções, obras nas quais é sócio de outras pessoas, engenheiros e investidores. Hoje, esse grupo já constrói condomínios fechados de residências, prédios enormes, com muitos andares, e até um apart-hotel. Que prazer, que satisfação ver um amigo que, com a mesma humildade de sempre, além desses investimentos em imóveis, hoje já possui doze lojas de lanches administradas pela esposa, uma fábrica com marca própria, onde produz todos os lanches que as lojas vendem, gera mais de cem empregos diretos nesse comércio, e já está colocando um dos filhos para trabalhar.

Melhor que isso foi saber que, ao colocar um de seus herdeiros para iniciar sua vida em uma das lojas, logo o viu dando ordens para os funcionários da mesma. Chamando-o de lado, explicou-lhe: “meu filho, essas pessoas a quem você está se dirigindo com ordens são aquelas que, com seu trabalho, pagam sua escola, sua alimentação e o seu conforto, e você, como estudante, até hoje só me deu despesas. Quero que as trate com o maior respeito, pois são elas que me proporcionam o padrão de vida que hoje posso lhe dar e, assim, apesar de te amar como filho, comercialmente elas me são muito mais importantes do que você, e essa é a primeira regra que deve aprender”.

Preocupação de homens de caráter, que querem bem educar seus filhos. Nascido em uma fazenda, onde começou a trabalhar aos catorze anos, recebendo meio salário mínimo, ele me contou que, ao final de cada mês, no dia do pagamento, ia com o pai de trator até o escritório da fazenda, para assinar o recibo de seu pagamento, e de lá voltava a pé, por nove quilômetros, todos os meses, já sem dinheiro algum, pois o deixara com o pai, que ia até o armazém pagar suas contas e começar outras.

Pessoas como essa, raras como esse meu amigo, é que são os heróis desse país e nos dão orgulho de conhecer.

Autor: João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Aberta a temporada de caça

Atenção...atenção...está aberta a temporada de caça ao pato!!!
Ops!!! Ao voto... rsrsrsr....
Nessa empreitada tudo é possível e válido!
Aja paciência para esperar outubro chegar!
O desrespeito está á solta... Viva a balburdia!... O descaso!...
Vemos os nossos direitos serem atropelados por meses a fio, temos nossa privacidade invadida...nossa vontade contrariada...
Enfiam-nos goela abaixo uma propaganda enganosa todos os dias, onde não nos reservam nem mesmo o direito de escolhermos o que queremos ver ou ouvir....
Isso é um abuso!!!
Entopem as nossas caixas de correios com uma correspondência inesperada e indesejada, usam o dinheiro publico para produzir lixo em forma de santinhos e depois ainda o jogam sem ao menos nos pedir licença nos nossos quintais nas nossas ruas! aff!!!
A poluição sonora invade nossas casas, acordam nossos bebes incomodam nossos doentes e idosos, perturba nossa paz e nem mesmo os nossos cães de estimação escapam da perturbação...
Quando isso acabar estaremos cães e humanos brasileiros completamente estressados...
Eu só gostaria de saber se esses cidadãos não se envergonham de tanta confusão? De tamanha exposição?
Mas, época de eleições é mesmo assim, ou seja, transformam nossas vidas em uma verdadeira torre de babel e nossas cidades em primas-irmãs de Sodoma e Gomorra... Vivemos uma fase de verdadeira orgia eleitoreira... Chega a ser indecente...
Mas, afinal... Onde tudo isso vai dar? Quais serão os resultados concretos de tanta confusão?
Você já parou pra procurar respostas?Ou já está cansado de lutar contra o inexplicável? Ou quem sabe você já decidiu ser imparcial?
Bem seja qual for a sua opinião, saiba que a respeito, embora não precisamos esperar esse mesmo respeito por parte da classe dos candidatos á mamarem nas tetas publicas que deveriam ser processados por invasão de privacidade e outros delitos mais, cometidos tão impunemente contra o bem estar publico e social.
E o pior vem agora... Além de nos caçar... feito patos...no final ainda pagamos as contas... Acho que estamos literalmente... Fritos!!!
Por:Darsony Chaves

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Grupo de dança campograndense utiliza terra de Dourados para retratar tom do novo espetáculo

Técnica extrai pigmentos naturais do solo para dar cor ao cenário do evento
O espetáculo do grupo de hip hop e street dance Funk-se, “Frágil ou Sentido da Ruptura”, estréia nesta quinta-feira(19), com trabalho ganhador do prêmio Funarte (Fundação Nacional de Artes) de Dança Klauss Vianna, sobre a cultura indígena. O artista plástico Cello Lima, responsável pela cenografia do evento, em seus 20 anos de carreira artística, diz carregar o exercício literalmente ligado à terra do MS.Através de uma técnica chamada têmpera de cola, ele utiliza pigmentos naturais encontrados no solo de Dourados (MS) para pintar os painéis do espetáculo. “O contexto do trabalho é dia e noite, e ele trás alguns signos bem pontuais neste sentido”, releva Lima, que elegeu elementos que retratam a cultura indígena, através de imagens e palavras em guarani.
“Frágil ou o Sentido da Ruptura” estréia no dia 19 de agosto, com apresentação também no dia 20 do mesmo mês, às 20h30, no teatro Glauce Rocha, de Campo Grande. Os ingressos custam R$20 - inteira, e R$10 para estudantes. Para quem planeja assistir com a família ou com os amigos é possível comprar o “pacote”, um kit com quatro ingressos no valor de R$30. As pessoas que escolherem esta última opção devem estar juntas na hora de adquirir e entrar no espetáculo.Para mais informações, entre em contato no 3042-0112.
Por:Marcele Aroca – Sato Comunicação

Jardim ganha recapeamento no centro da cidade

Após o recapeamento da BR 060 e da drenagem na região do aeroporto em Jardim, o Governo do Estado promoveu, através da Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes –SEOP e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos – AGESUL, com apoio da Prefeitura de Jardim, mais de 30 mil metros quadrados de recapeamento em várias ruas do centro da cidade.
O recapeamento é resultado da ordem de serviço assinada pelas autoridades estaduais e municipais no dia 14 de maio, durante os eventos alusivos ao aniversário de Jardim. O Governo do Estado investiu R$ 705.740,56 em restauração asfáltica, tapa buracos, remendo profundo com demolição mecanizada, pintura de ligação com emulsão, concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), capa de rolamento, usinagem, aplicação e transporte de materiais.O projeto está sob a coordenadoria do Gerente Municipal de Obras, Geraldo Gonçalves, e nesta primeira etapa, as avenidas Duque de Caxias, Coronel Stuck e Onze de Dezembro, além das ruas Marechal Rondon, 1º de Maio e Dr. Ari Coelho de Oliveira, são as principais vias recuperadas com previsão de continuidade dos benefícios ainda em agosto.“Como comerciante a 30 anos em Jardim, só tenho a agradecer a iniciativa do Governo do Estado que renovou um asfalto realizado na época do então prefeito Fernandão. Com a reestruturação, meu estabelecimento está mais valorizado, a população tem mais conforto. Acredito que a boa relação e o empreendedorismo do prefeito Evandro Bazzo colaborou e muito para a realização destes benefícios porque sei que nosso prefeito é prontamente atendido, seja no Estado ou na União, e aí está o resultado desta parceria”, disse Sergio Luis Pereira, proprietário da Drogaria Santo Antônio e do Hotel Jardim.
A empresária Elizângela Acosta Bazzo, proprietária da Centro-Farma, disse que, já na primeira semana do novo asfalto, foram notadas diferenças significativas. Ela contou que a poeira que entrava em sua farmácia diminuiu muito, o desnível que a rua tinha dificultava o acesso de pedestres e ciclistas e acumulava folhas e poeira no local.“Penso que a acessibilidade foi o maior benefício que recebemos. Agora as pessoas podem transitar com muito mais conforto e segurança, sem riscos de tropeçarem nos desníveis de antes. Com a reestruturação das ruas, além de valorizar nosso local de trabalho a melhoria estética do local é visível”, encerra Elizângela.

Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Arroyo cria Projeto de Lei para portadores de necessidades especiais

Projeto de lei (PL) apresentado nesta quarta-feira (18), na Assembléia Legislativa prevê prioridade a portadores de necessidades especiais em casas populares em programas de responsabilidade do Estado de Mato Grosso do Sul.

Conforme o autor da proposição, deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), a lei visa resgatar a dignidade de portadores de necessidades especiais bem como obrigar a construção de casas que proporcionem condições de acessibilidade a esse segmento da população.

A idéia partiu após uma visita na APAE onde o parlamentar ficou impressionado com o número de reclamações de mães que não possuem casas próprias e com o fato de não haver uma preocupação por parte do governo em instituir critérios legais que beneficiassem portadores de necessidades especiais e seus familiares. “Eu nunca tinha imaginado tantas famílias de portadores sem uma casa própria e muito menos que a falta de adaptação os prejudicavam tanto. É inadmissível que uma cadeira de rodas não passe sequer pela porta do banheiro”, ressaltou Arroyo.

O projeto de lei prevê em seus quatro artigos que seja destinado o mínimo de 10% das casas populares de programas de responsabilidade do Estado para pessoas com necessidades especiais ou suas famílias, mediante a comprovação por laudo médico, independentemente das demais obrigações comum a todos os beneficiários. As moradias devem estar adaptadas nos aspectos de acessibilidade, segurança, instalação de sanitários e demais requisitos técnicos necessários. Na entrega os portadores de necessidades especiais terão prioridade em relação aos demais beneficiários. A lei entra em vigor na data de sua publicação.

Por:Paula Machado – Jornalista DRT-702/MS
Assessoria deputado Arroyo

Marcio Monteiro cumpre agenda em Campo Grande


O candidato pelo PSDB Marcio Monteiro, que integra a coligação Amor, Trabalho e Fé III, cumpriu agenda de campanha no período de 16 a 18 de agosto de 2010, em Campo Grande, onde visitou amigos, comercio e se reuniu com lideranças em seu escritório político. Á noite participou de reuniões em diversos bairros da capital.

Na segunda feira (16), o candidato visitou o bairro Caiobá e participou de reunião na casa da senhora Maria Neuza. Em seguida, o casal Dalva e José Wilson de Souza, recepcionaram Marcio Monteiro que apresentou suas propostas aos eleitores. Logo após, ele seguiu para o bairro Coafama onde se reuniu com outros eleitores na residência de Lucilia Pinto Pereira e finalizou as reuniões na residência da senhora Nara, no bairro Recanto dos Pássaros.

Na terça-feira (17), Marcio Monteiro foi apresentado pela senhora Sandra Serrano a um grupo de amigos em sua residência. Na ocasião o candidato levantou as questões ambientais e alertou quanto à necessidade das autoridades e população devem ter com preservação do meio ambiente a fim de que as futuras gerações possam desfrutar de um mundo limpo e saudável.A senhora Sandra, na reunião, usou da palavra, e associou a integridade, inteligência e a experiência política do candidato, como qualidades que o credenciam a ocupar uma cadeira na Assembléia legislativa, em 2010. “Todos devem escolher homens e mulheres valorosos para bem representar a população politicamente”, acrescentou.

A empresária Marcia Mazini, uma das presentes na reunião, manifestou seu apoio a Márcio Monteiro e disse que ele é um político respeitado, sobretudo, zela pelo dinheiro publico. Além disso, ela lembrou que Márcio Monteiro assumiu a prefeitura de Jardim com vários salários atrasados e maquinários sucateados. “Durante o seu mandato, a cidade sofreu uma transformação positiva”, elogiou.

Márcio Monteiro e Fábio Trad (PMDB) candidato a deputado federal, fazem dobradinha na Capital, e durante reunião, no final da noite, no escritório central do tucano, ambos priorizaram o fortalecimento de Campo Grande, visto que, acreditam na formação educacional e qualificação profissional dos jovens.

O candidato tucano apresenta suas propostas hoje (18) à noite, na cidade de Rio Brilhante, e na quinta-feira (19) participa de caminhada em Bela Vista com André Puccinelli (PMDB) candidato à reeleição ao governo do Estado.

Por:Marycleide Vasques/Jornalista DRT 316/MS
fone: 9989 5408 - maryvasques@hotmail.com

Jornal Bandeirantes News transmitiu ao vivo o debate dos presidenciáveis

Hoje quarta-feira (18) tivemos a oportunidade de através da UOL/Folha de São Paulo, transmitir o debate dos presidenciáveis on line via INTERNET.

Muito nos honrou poder estar entre os 80 Blogs brasileiros a transmitir ao VIVO, este debate na sua integra, segundo informações da própria UOL.

O debate foi em alguns momentos bastante acalorado e muito elucidativo, definindo bem a posição e os programas dos candidatos: Serra, Dilma e Marina.

Desta forma também divulgamos nossa cidade de Bandeirantes - MS, pois o acesso através do nosso Blog foi muito significativo, com os mais de 3.100 seguidores do twitter @_jbnews nos prestigiando, além dos mais de 1.500 amigos do Orkut e dos mais de 600 do msn.

Mais uma vez o Jornal Bandeirantes News, contribui e confirma sua liderança e vanguarda nas informações aos seus leitores, internautas e a população das cidades da região norte e Capital do Estado do Mato Grosso do Sul.

Jaraguari recebe projeto de cinema itinerante para pequenos produtores rurais

Um telão, um bom filme, pipoca e refrigerante, a mistura perfeita para reunir as pessoas e fazer um cinema a céu aberto. Assim funciona o projeto Ciranda da Cultura – Cinema, que passa em agosto por Mato Grosso do Sul e é desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Jaraguari, também contou com o apoio do Sindicato Rural, que é presidido pelo pecuarista Sr. Durval Ferreira Filho e a secretária Cléia Mendes.Com o equipamento e 150 cadeiras num reboque em uma camionete, o grupo de três pessoas tem por meta de levar o filme Dois Filhos de Francisco para pequenos produtores rurais de mais de 300 municípios. No Mato Grosso do Sul, o projeto será apresentado em 12 municipios, entre eles foi comtemplado com a apresentação a cidade de Jaraguari.Em torno de 120 pessoas reuniram-se na praça central da cidade de Jaraguari, para assistir o cinema itinerante. A dupla de violeiros da cidade Elano e Elaine fizeram a abertura do evento, fazendo a apresentação de quatro modas de viola. Representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) fizeram-se presentes o Sr. Leonel e Sra. Elisângela Roberto.A equipe do Ciranda da Cultura, que está no Estado do Mato grosso do Sul, já passou por Maranhão, Tocantins, Pará, Mato Grosso e depois irá para o Amazonas. Enquanto isso, Mato Grosso do Sul é o sexto estado visitado. O superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins de Oliveira Junior, destaca a importância de incluir o campo nas rotas culturais. “O filme escolhido, Dois Filhos de Francisco, ressalta a persistência de um produtor rural que faz de tudo para alcançar um sonho. Através de uma atividade de lazer, levamos boas lições com as quais o homem do campo pode se identificar”.Membro da equipe, o técnico responsável pelos equipamentos de imagem e som, Francisco Alencar, relata com orgulho que chegou a reunir 1.200 pessoas em São Domingo do Azeitão, no Maranhão, diz que o calor do nordeste faz com que o povo esteja mais presente nos eventos, e que o frio das noites sul-mato-grossense afasta um pouco o publico. “Em cada lugar que passamos há uma grande mudança de cultura e sotaques diferentes. Temos uma boa receptividade por parte do público e esse projeto ajuda na divulgação dos projetos e ações da CNA”, enfatiza.Além Jaraguari, o evento já foi realizado em Terenos, Costa Rica e Rio Negro. Na quarta-feira (18) estará em Sidrolândia e depois segue pelo interior do Estado.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Escolhas

Por motivos diversos, tenho acompanhado o comportamento de algumas pessoas idosas quanto ao seu envelhecimento e noto claramente que, além delas, os seus mais próximos também são, com suas atitudes, responsáveis por escolher se vão acompanhar ou carregar esses idosos em sua velhice.

Muitos jovens, na intenção de ajudar, acabam prejudicando o envelhecimento dos seus, quando começam a “fazer tudo” por eles. Esse comportamento acaba por castrar a possibilidade de um envelhecimento mais saudável. Os comentários e atitudes familiares no sentido de mamãe ou papai não poder mais isso ou aquilo são altamente prejudiciais.

Claro que prefiro que alguém vá ao banco por mim para retirar minha aposentadoria. A acomodação é natural em todo ser humano, independentemente de sua idade. Entretanto, ao fazermos isso, como no exemplo citado, impedimos que esse idoso se exercite com uma caminhada, por menor que seja, com o ficar de pé numa fila, com o ato de se vestir para sair e com o funcionamento cerebral que tudo isso envolve.

Ao incentivarmos preocupações, por menores que sejam, fazemos com que essa pessoa continue exercitando suas atividades cerebrais, o que, além de ajudá-la, evita doenças. Isso fica muito claro ao observarmos os vários tipos de idosos existentes em nossa volta. Há aqueles sentados em um banco de praça, escorados em uma bengala, tomando sol e olhando o tempo passar, e há aqueles, com a idade até maior, fazendo projetos, tocando obras, trabalhando ou dançando Rumba, como outro dia vi uma senhora com 92 anos fazer, melhor e com muito mais agilidade que muitos jovens.

Esse mesmo comportamento pode ser notado em pessoas que passam por alguma dificuldade ou por aquelas que possuem algum tipo de deficiência física. Há os que se deitam e dizem “jamais poderei” e aqueles que dizem “não estou podendo agora”, mas iniciam a busca do necessário para “voltar a poder”, mesmo que com sacrifícios, maiores ou menores.

Há ainda aqueles que aceitam que, por algum motivo, seja ele de doença ou acidente, por um período ou permanentemente, jamais poderão fazer determinadas coisas que faziam, mas não se conformam e imediatamente passam a buscar algo que possam fazer naquelas condições. Se não podem movimentar o corpo, certamente poderão movimentar seus neurônios e, com isso, encontrar algum caminho para ainda produzir muito, mantendo-se útil para a sociedade, melhorando seu próprio bem estar e, principalmente, sua auto-estima.

Penso que os idosos podem e devem escolher como envelhecerão, mas que seus próximos são responsáveis por ajudá-los, assim como eles nos ajudaram em nossa infância, a passarmos por essa fase da melhor e mais saudável maneira possível e, como eles fizeram com suas crianças, cobrar deles os exercícios físicos e incentivar os mentais, pois assim certamente envelhecerão com muito mais qualidade de vida.

Os exemplos estão aí, aos milhares, a escolha é sua.

Autoria: João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Três atletas de Bandeirantes vão para o Desportivo Brasil.

Os atletas Thiago, Matheus, Elvis e o Coordenador do projeto “bom de nota, bom de bola”, da cidade de Bandeirantes/MS, Gustavo Sprotte, embarcam para o interior de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (16). Os garotos ficarão alojados durante uma semana na sede do Desportivo Brasil em Porto Feliz - SP.

Os meninos estão motivados e felizes por que vão à busca de um sonho que pode torná-los jogadores profissionais. Segundo Gustavo, a peneirada que a Traffic realizou no último dia (06), foi de grande valia para a descoberta de novos talentos, “esse é o resultado de um trabalho que está sendo desenvolvido com muita seriedade e responsabilidade”, disse Sprotte.

Por:Carlos Alberto Silva

Aldeia de Dourados é pesquisada por grupo de dança

Funk-se ganha prêmio Funarte e estuda o jovem indígena

Com o objetivo de estudar a realidade dos jovens indígenas da etnia Kaiowá, da região de Dourados (MS), o grupo de hip hop e street dance “Funk-se”, inscreveu seu projeto no prêmio Funarte (Fundação Nacional de Artes) de Dança Klauss Vianna e é o único ganhador de de 2009, do Estado de Mato Grosso do Sul. Através do prêmio, o grupo pesquisa o tema e monta o espetáculo “Frágil ou o Sentido da Ruptura”, que será apresentado nos dias 19 e 20 de agosto, às 20 horas, no teatro Glauce Rocha, de Campo Grande.

A antropóloga Katya Vietta, que estuda a cultura indígena há mais de 20 anos, alega em Panambizinho – aldeia localizada em Dourados com 334 habitantes, divididas em 84 famílias nucleares -, 65 indígenas são jovens, entre 12 e 20 anos. A aldeia foi visitada pelo coreógrafo do Funk-se, Edson Clair, e outros integrantes, para realização da pesquisa: “Descobrimos que há uma proximidade do jovem indígena com o hip hop, e o espetáculo propõe um olhar sobre as descobertas que tivemos com este público, seus conflitos, sonhos e integração com outras culturas. Foi uma rica experiência”.

Depois de seis meses de pesquisa, Clair monta o espetáculo de um hora em apenas quatro meses de ensaio com 14 dançarinos. Ele comenta que o “Frágil ou o Sentido da Ruptura” traz propostas inovadoras e que o objetivo é proporcionar um olhar de uma realidade que não vivenciamos, sem denúncias ou soluções.

Integrantes
O Funk-se tem como responsável Edson Clair, também coreógrafo do grupo, e o projeto conta com os dançarinos Ândrea Espindola, Andressa Espindola, Beatriz Neres, Carla Lima, Eduardo Braud, Flávio Maldonado, Julia Campos, Leonardo Miyahira, Moedir Brum, Natália Gameiro, Nayara Campos, Renata Mograbe, Patrick Fernando e Wellington Ramos. Na direção de cena está Anderson Bernardes; na direção de corpo Jair Damasceno; no desenho de luz Anderson Lima; na criação de cenário Cello Lima e na Preparação Corporal Leandro Busanello, além do apoio da antropóloga Katya Vietta.

“Frágil ou o Sentido da Ruptura”, do grupo Funk-se, estréia no dia 19 de agosto, com apresentação também no dia 20 do mesmo mês, às 20 horas, no teatro Glauce Rocha, de Campo Grande. Os ingressos custam R$20 - inteira, e R$10 para estudantes. Para quem planeja assistir com a família ou com os amigos é possível comprar o “pacote”, um kit com quatro ingressos no valor de R$30. As pessoas que escolherem esta última opção, devem estar juntas na hora de adquirir e entrar no espetáculo. Para mais informações, entre em contato no 3384-2283.

Por:Marcele Aroca – Sato Comunicação
(67) 3042-0112 / 3029-0113/ 9254-8807

Futebol e show circense fazem parte das comemorações na Escola Zeus Benevides em Jardim

O dia dos pais foi lembrado com muita festa pela equipe da Escola Municipal Zeus Benevides em Jardim. No dia 06 de agosto a escola realizou o “Futpai”, um jogo de futebol para os pais de alunos da escola com premiação para o primeiro, segundo e terceiro times colocados.

O projeto Dia dos Pais, coordenado pela Professora Doracy Maciel e pela professora responsável pela execução do projeto, Adriana Garcia, aconteceu com recursos do PDE oferecido pelo MEC e pela Prefeitura Municipal. Além da premiação aos times vencedores, houve uma homenagem especial ao pai Amaral, pela confiança disponibilizada na comunidade escolar, já que todos os seus filhos permaneceram na escola do ensino infantil até o nono ano. “Meus filhos são bem educados e muito inteligentes e eu agradeço aos professores e a diretora Leonice por fazer deles pessoas de bem”, comenta emocionado o pai homenageado.Outro destaque da Escola Municipal Zeus Benevides em agosto foi a comemoração ao dia do estudantes. A equipe da diretora Leonice Aparecida da Costa promoveu, no dia 11, aos alunos uma apresentação do Projeto Circo na Escola, atividade da Escola Municipal Beracy Brunet Barbosa, e também houve show musical do cantor Everton no período da tarde. Os alunos receberam mensagens, cartões, guloseimas e incentivo a continuidade do estudo por parte dos educadores.“Aproveitamos as datas especiais para promover a auto estima, a participação da família na comunidade escolar e a dissolução de problemas familiares através de depoimentos de carinho, atenção, jogos interativos e eventos como estes. Estamos felizes com os resultados e temos a certeza de estarmos no caminho certo para formarmos verdadeiros cidadãos”, finaliza a diretora Leonice.

Por: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Dia do estudante é comemorado com parcerias na REME de Jardim

A Escola Municipal Castelo Branco, dirigida pela Professora Mirtes Ferreira do Prado, apresentou todos os alunos da escola no dia 11 de agosto, dia do estudante, com muita criatividade. Através do Projeto Dia do Estudante, em parceria com o comércio de Jardim e alguns órgãos públicos, os educadores realizaram uma semana de visitas a vários pontos da cidade.

Elas visitaram o Gabinete do Prefeito no Paço Municipal, o Banco do Brasil, a Paladar alimentos, o Supermercado Frazão, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, a sorveteria Skimel, o Hotel Jardim, o Projovem, o Kumon e a Panificadora Aurora, onde foram recebidos com doces, balas, salgadinhos, cada um procurou da sua maneira festejar com os alunos o seu dia. O projeto visa demonstrar para os alunos diferentes tipos de profissões existentes na sociedade, utilizando de depoimentos dos empresários sobre o dia a dia das empresas.A Diretora Mirtes aproveitou a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que não tem medido esforços no intuito de contribuir para a melhoria na qualidade educacional em Jardim. “Receber nossos alunos com esse carinho e dar a eles a oportunidade de conhecer o espaço de trabalho de nossa equipe só irá contribuir com o aprendizado de cada um deles. Em nome de toda a equipe Castelo Branco nossos agradecimentos”, disse a Diretora.A Gerente de Educação, Suzana Lima de Medeiros parabenizou a iniciativa da direção, dizendo ser louvável a atitude de firmar parcerias em tempos de crise financeira. “Todos devemos ter este projeto como exemplo e devemos procurar ser criativos buscando alternativas para contornar as adversidades. É preciso firmar parcerias para dividir os investimentos e ao mesmo tempo levar nossos alunos aos quatro cantos da cidade para que conheçam sua cidade e toda sua história”, complementou.

Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Castelo Branco

Peça de teatro conscientiza jovens sobre DST e AIDS


Jovens, professores e servidores da saúde participaram da apresentação do Teatral Grupo de Risco, nesta segunda-feira (16) onde assistiram à peça “E com você como é que é?”, direção de Roma Roman.

Organizado pela secretaria municipal de saúde e secretaria de estado de saúde, os participantes puderam tirar dúvidas e saberem um pouco mais sobre as doenças sexualmente transmissíveis – DST e Aids, de uma forma descontraída e alegre.

As cenas eram abertas criadas pelo grupo a partir de pesquisa sobre comportamento de casais, heterossexuais e homossexuais (homens e mulheres) para refletir ativamente sobre este tema que tanto preocupa a sociedade e assim, palco e plateia tornaram-se um espaço de questionamento, de possibilidades de novas alternativas, fruto da participação de todos.

O Teatral Grupo de Risco é um dos mais antigos grupos de teatro em atividade em Campo Grande. Executa projetos que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, trabalhando temas como saúde, preservação ambiental, gênero e cidadania.

No final do evento o secretário de saúde, Fábio Ozório, colocou sua equipe à disposição para qualquer dúvida ou atendimento, informando que a secretaria oferece gratuitamente material de prevenção para evitar doenças sexualmente transmissíveis. “A secretaria possui profissionais capacitados para dar qualquer orientação sobre DST, além de preservativos para distribuição gratuita”.

Fonte:Ascom Pref. Munic. de Bandeirantes

Curso Profuncionário para servidores de Pedro Gomes


A prefeita municipal, através da scretaria de educaçao e parceria com Governo do Estado realiza o sonho de diversos funcionários do administrativo em trazer para Pedro Gomes o curso do profuncionário, que é um curso técnico de formaçao para os servidores públicos da educaçao.

O profuncionário empenha-se para promover a transformaçao da escola em um espaço verdadeiramente educativo, que depende necessariamente da transformaçao de velhos hábitos e atitudes em açoes conjuntas de progresso comum.

Pedro Gomes foi comtemplada com 30 vagas e será feito um processo seletivo de acordo com as orientaçoes da Secretaria de Estado de Educaçao. Sao 15 vagas para a rede municipal e 15 para a rede estadual.

A escola polo será a Escola Estadual Francisco Ribeiro Soares, onde acontecerão os encontros quinzenais, a professora Rosália Mochi tem a funçao de orientadora e acompanhará a organizaçao e funcionamento do curso nos aspectos administrativos e pedagógicos.

A secretaria municipal de educaçao estará acompanhando todo o processo e oferecendo subsídios para que o mesmo seja um sucesso. A professora tutora sera a profª Ariane Targino que apresenta perfil para desenvolver este projeto.

As incriçoes e posteriormente as matriculas seráo feitas na Escola Francisco Ribeiro a parti de 15 de agosto com a profª Ariane.
A primeira aula inaugural será no dia 04 de setembro,no municipio de Coxim.

Por:Mychela Lemos

Torneio de Tênis de mesa em Pedro Gomes


A Prefeitura Municipal de Pedro Gomes, através do Departamento de Cultura, Esportes e Lazer - vinculado a Secretaria de Educação, realizará dia 12 de setembro (domingo) o 1º TORNEIO MUNICIPAL DE TÊNIS DE MESA.

As inscrições estão abertas no Departamento de Esportes (Ginásio de Esportes), o torneio será para as seguintes categorias: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos e aberto nos sexos feminino e masculino.

Segundo o Diretor de Esportes (Newto) este evento tem por finalidade fomentar a prática de mais uma modalidade esportiva e proporcionar a população momentos de lazer e descontração através de uma atividade esportiva saudável.

AS INSCRIÇÕES SERÃO GRATUITAS.

Fonte:Departamento de Cultura, Esportes e Lazer

Festa Agostina, motiva comunidade de Bandeirantes

O evento aconteceu no último final de semana na cidade de Bandeirantes/MS, nos dias 13,14 e 15 marcando a 2ª edição da festa agostina.
O padre Jesudhas J. Fernando, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, abriu a solenidade festiva agradecendo a presença de todos e desejando uma boa festa, em seguida o grupo de cântico em um momento de grande religiosidade entoou a oração do pai nosso e da família, na seqüência teve inicio as apresentações culturais, com a dança indiana, banda de percussão, show de calouros e a orquestra de flauta doce comandada pelo maestro Edgar, que reúne centenas de crianças e adolescentes do projeto “Santa Cecília”, além é claro da tradicional dança de quadrilha, ainda tivemos o show com a dupla sertaneja Ademir & Claudivan.

Nos dias de festa várias barraquinhas foram montadas no pátio da Igreja Matriz, oferecendo diversos pratos típicos da culinária gastronômica local.

Já no domingo (15) foi à vez de saborear o delicioso churrasco de lingüiça, um prato desenvolvido pela Comissão administrativa da Igreja Católica, e que agradou aos paladares de quem degustou a iguaria.

Segundo Egidio Bevilaquia, presidente da Comissão, o objetivo é tronar essa festa um marco capaz de atrair pessoas de outros lugares para o município.

Por:Carlos Alberto Silva