terça-feira, 26 de abril de 2011

Direito de propriedade e soberania nacional são temas de evento

Na próxima quarta-feira (27.04), a Organização Não-governamental (ONG Recovê) realiza o evento “Pensa e Age Brasil”. Com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) o evento tem o objetivo de estimular os debates sobre o Direito Territorial Indígena e prevê duas palestras. O general de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira vai falar sobre a “A Segurança das Fronteiras e a Soberania Nacional”, e o deputado federal e produtor rural, Paulo César Quartiero, irá proferir a palestra “Raposa Serra do Sol: O conflito e suas consequências”.

O evento também oficializa o lançamento do site da entidade. Para o presidente da ONG Recovê, Pio Queiroz Silva, o meio virtual possibilitará a troca de experiências e a criação de fóruns de discussões acerca do direito de propriedade. “Será um centro de informações dos acontecimentos em todo o país”, ressalta.

A Recovê foi criada por produtores rurais com o objetivo de buscar a efetiva participação nos eventos que promovam o Direito Territorial Indígena. “Na luta pelo direito de propriedade, pela defesa da soberania do Brasil e pela integridade dos povos tradicionais, hoje podemos afirmar que a união, a informação e o conhecimento fazem a diferença, são nossos mais fortes aliados”, salienta Pio Silva.

O lançamento contará ainda com a presença do presidente da Famasul, Eduardo Riedel, e do diretor-secretario da Famasul, Dácio Queiroz. O lançamento está previsto para às 8h, na sede da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), em Campo Grande.

Palestrantes

Augusto Heleno Ribeiro Pereira, natural de Curitiba, foi comandante militar da Amazônia e atualmente é chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT). Crítico da política indigenista brasileira, o General Augusto Heleno foi o primeiro comandante militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, de junho de 2004 a setembro de 2005.

O deputado federal Paulo César Quartiero (DEM-PR) é produtor de arroz e representante dos rizicultores de Roraima. Aliado às causas ruralistas, Paulo César assumiu o mandato na Câmara com a missão de lutar a favor dos arrozeiros de Roraima que perderam terras com a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em 2008.

Graziela Reis/Jornalista/DRT/MS 748
SATO COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: