domingo, 17 de julho de 2011

Abertura dos Jogos Mundiais Militares é marcada pela emoção

A emoção marcou a cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares, no Estádio João Havelange, o Engenhão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, neste sábado. O atleta do século XX, o soldado Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, foi o responsável por acender a pira com o fogo que simboliza o início oficial da competição. Ele subiu uma longa escadaria com a tocha e foi aplaudido pelo público que lotou o estádio.

Outro momento de muita emoção, foi a entrada da delegação brasileira. Os atletas foram recebidos aos gritos de "Brasil, Brasil, Brasil" . A plateia também vibrou com o espetáculo de cores, luz e música transformou o Engenhão em um mar e uma floresta.

A primeira parte da apresentação foi dedicada às belezas naturais do Brasil e sua fauna diversificada. Na segunda, o imaginário infantil tomou conta do local. Cerca de 1.200 crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, das redes municipal e estadual de ensino dedicaram-se aos ensaios da coreografia idealizada por Renata Vieitas durante meses.

Além disso, no palco de cinco mil metros quadrados, localizado no setor Norte do Engenhão, se apresentaram o grupo Paralamas do Sucesso, os cantores Toquinho e Zizi Possi. Já ao final da festa, o samba tomou conta do local com as apresentações de Alcione, Diogo Nogueira, Dudu Nobre e Jorge Aragão.

A presidente Dilma Rousseff e outras autoridades como governador Sérgio Cabral e ministros também assistiram à cerimônia. Cerca de quatro mil atletas, representando 112 países, vão participar desta quinta edição dos Jogos Mundiais Militares

Nenhum comentário: