quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ataques cardíacos são mais fortes no horário da manhã, diz pesquisa

Um estudo feito pela Universidade Carlos III, na Espanha, alerta sobre o aumento da gravidade dos infartos que acontecem geralmente entre os horários da manhã, às 6h e ao meio dia. De acordo com a pesquisa, os danos são bem maiores e mais graves nesse período em que as enzimas cardíacas responsáveis pelo infarto são liberadas em maior quantidade.

Os infartos e ataques cardíacos que acontecem com mais frequencia na parte da manhã, é sabido pela medicina, o que os pesquisadores espanhóis descobriram, é que os danos consequentes dos infartos matutinos são piores ao considerar o mesmo problema cardíaco em outro horário do dia.

"Isso acontece geralmente por variações no ciclo circadiano, responsável por uma série de alterações hormonais que acontecem no nosso organismo para que a gente levante e comece a executar as tarefas cotidianas", explica o cardiologista Armando Santos, do Hospital Badim do Rio de Janeiro.

Para medir a gravidade dos danos do infarto, os especialistas analisam o nível das citocinas plasmáticas e dos corticóides no sangue, que são amplamente utilizadas tanto para o diagnóstico como para o prognóstico do infarto. Quanto maior for o nível dessas enzimas, mais grave será o infarto. E quanto maior for o dano, aumentam as chances de mortalidade ou de insuficiência cardíaca.

Nenhum comentário: