quinta-feira, 21 de julho de 2011

Atlantis pousa em segurança e encerra era dos ônibus espaciais americanos

AFP/POOL/Pierre Ducharme
O ônibus espacial Atlantis pousou pouco antes do nascer do sol em Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, nesta quinta-feira, dia 21. A viagem não foi apenas a última deste tipo de espaçonave, mas encerrou uma era de 30 anos de exploração espacial da Nasa.

Pouco antes do pouso, o comandante do Atlantis, Chris Ferguson, comentou as condições meteorológicas: “Parece que vai ser um dia lindo”. A Nasa transmitiu a aterrissagem ao vivo, pela internet.

“O ônibus espacial mudou a maneira como vemos o mundo, a maneira como vemos o Universo", afirmou Ferguson, após o pouso, antes de agradecer sua tripulação. “Os Estados Unidos não vão parar de explorar (o Universo)”, completou.

O ônibus espacial agora segue para um museu no próprio Centro Espacial Kennedy. As demais naves aposentadas vão ser expostas em outras instituições norte-americanas.

Até pelo menos 2015, quando a iniciativa privada vai colocar naves em operação, o país vai precisar de caronas dos russos para viajar ao espaço. O programa dos ônibus espaciais registrou duas tragédias. O Challenger explodiu em 1986, pouco antes de decolar, e o Columbia em 2003, na chegada à Terra.

Nenhum comentário: