sexta-feira, 22 de julho de 2011

CINEMA Especial: Top 5 filmes de assalto



Reprodução
Al Pacino em cena de "Um Dia de Cão"

Hollywood sempre foi fascinada por histórias que envolvem roubos. Quanto mais impossível o roubo, e mais cafajeste o ladrão, mais charmosa é a trama para virar filme. Nesta sexta, 22, o Brasil acrescenta mais um filme à já longa lista de filmes sobre roubos com "Assalto ao Banco Central".

Longa mesmo. Escolher apenas cinco foi um trabalho muito difícil, considerando o apego que temos com alguns desses filmes e personagens tão queridos da história do cinema.Como de costume, a lista é injusta. Por isso, se quiser contribuir com ela nos comentários, fique à vontade.5- Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, 1955)Bem, é um filme sobre roubos e é do Hitchcock. Isso já é mais do que suficiente para figurar nesta lista. Mas é um longa que foi rodado na Riviera Francesa e estrelado por Cary Grant e Crace Kelly.Grant faz um ex-ladrão de joias que se vê acusado injustamente de ser o autor de uma série de roubos. Ele precisa usar toda a sua habilidade (e charme) para conseguir provar sua inocência. Se foge um pouco do suspense clássico do mestre Hitchcock, ainda vale a conferida pela sua mão firme com os atores.


4- Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992)Em seu primeiro longa comercial, já somos apresentados a praticamente tudo o que definiria o cinema de Quentin Tarantino (e mudaria a própria forma de se fazer cinema). Diálogos dos mais afiados, intermináveis referências à cultura pop, muita violência, estilizada, mas não gratuita, e roteiro fragmentado. Tudo isso é “Cães de Aluguel” e tudo isso é o cinema de Tarantino.O filme traz alguns atores de respeito, como Harvey Keitel, Tim Roth e Steve Buscemi, além do próprio Tarantino. Eles são contratados para fazer um assalto, mas algo dá errado. A maior parte do filme se passa no ponto de encontro deles, em que eles discutem quem teria informado a polícia.3- 11 Homens e um Segredo (Ocean’s Eleven, 1960)Se você pensou na versão com George Clooney e Brad Pitt, bem, não ficou longe, já que são filmes bem bacanas. Mas aqui temos um longa de assalto a cassino com todo o Rat Pack do auge da Era do Jazz: Frank Sinatra, Sammy Davis Jr., Peter Lawford e Dean Martin.A história é mais ou menos a mesma nas duas versões. Danny Ocean precisa juntar um grupo de assaltantes para um golpe triplo. Mas o desenvolvimento é completamente diferente. O original, inclusive, tem um desfecho que pode surpreender quem só viu a versão mais recente.2- Como Roubar um Milhão de Dólares (How to Steal a Million, 1966)Este é um dos últimos filmes da carreira de William Wyler, indicado ao Oscar nada mais do que 15 vezes. A última estatueta como melhor diretor foi ganha com “Ben Hur”. Além disso, “Como Roubar um Milhão de Dólares” traz Peter O’Toole, o eterno “Lawrence da Arábia” , Audrey Hepburn, de “Bonequinha de Luxo”, e Eli Walach, de “O Bom, o Mau e o Feio”.Na história, Hepburn interpreta a filha de um falsário. Ela precisa roubar uma de suas falsificações de um museu antes que descubram que não é uma original. Para isso ela seduz o personagem de O’Toole para que ele a ajude a executar o assalto. Como o próprio trailer diz, tem um excelente “final inesperado”.1- Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon, 1975)Um dos pontos altos da carreira do diretor Sidney Lumet, morto neste ano, “Um Dia de Cão” é um clássico obrigatório da história do cinema. O filme conta com Al Pacino e John Cazale nos papéis de dois assaltantes. Cazale já havia trabalhado com Pacino em “O Poderoso Chefão”.


Em uma tarde normal, os dois entram em um banco e anunciam o assalto. Tinha tudo para dar certo, até que descobrem que o banco faliu e não há nada nos cofres. Enquanto pensam no que fazer, os dois perdem tempo o suficiente para que a polícia apareça e tudo vire um grande circo.

Nenhum comentário: