sábado, 2 de julho de 2011

Com um jogador a mais, Colômbia bate Costa Rica na estreia

AFP
A Costa Rica teve o primeiro jogador expulso da Copa América

A Colômbia aproveitou o fato de ter atuado por mais de uma hora com um jogador a mais para bater a Costa Rica, na estreia das equipes nesta Copa América, por 1 a 0. O gol aconteceu ainda no primeiro tempo, marcado por Ádrian Ramos.

Com o resultado, a seleção colombiana assume a ponta do Grupo A, com três pontos, já que Argentina e Bolívia não saíram do empate, nesta sexta. A Costa Rica, por sua vez, está na lanterna, sem nenhum ponto ganho.

Na próxima quarta, a Colômbia enfrentará a anfitriã Argentina, em Santa Fé, enquanto Costa Rica e Bolívia tentarão a primeira vitória, na quinta-feira, em San Salvador de Jujuy.

O JOGO - A seleção costarriquenha começou a partida atuando de forma defensiva, tentando levar perigo nos contra-ataques. Porém, a Colômbia, começou pressionando e não dava oportunidades para o contra-golpe da Costa Rica.

Assim, aos 11 minutos, a seleção colombiana criou a primeira oportunidade do jogo, pela dupla do Porto Falcao García e Guarín. O centroavante ajeitou para o meia, que bateu forte, para boa defesa do goleiro Moreira. No minuto seguinte, Ramos bateu forte, e obrigou o goleiro costarriquenho a fazer nova intervenção.

A Colômbia conseguia dominar a Costa Rica, que não esboçava perigo a seleção campeã da Copa América em 2001. A tarefa costarriquenha se tornou ainda mais complicada aos 27 minutos: Brenes entrou de carrinho em Perea, e o árbitro expulsou o camisa 10 da Costa Rica.

Com a vantagem numérica, a seleção colombiana passou a tocar a bola a fim de achar uma brecha para invadir a área costarriquenha. Aos 37, Falcao García esteve próximo de abrir o placar.

Mas, aos 44, a Colômbia conseguiu finalmente furar o bloqueio costarriquenho. Adrián Ramos recebeu bom lançamento e invadiu a área já limpando Moreira. Assim, o atacante teve apenas o trabalho de empurrar para as redes, abrindo o placar na Argentina.

Na segunda etapa, o panorama da partida seguia da mesma forma: a Colômbia detinha a posse de bola, e controlava o ritmo do jogo. Aos oito minutos, Rodallega, que entrara ainda no primeiro tempo, recebeu pelo lado esquerdo e bateu forte de longa distância. Moreira, novamente, esticou-se para colocar a bola para escanteio. Dois minutos depois, após escanteio cobrado por Guarín, Falcao desviou de cabeça, mas a bola acertou o travessão.

Sem força ofensiva, a seleção costarriquenha conseguiu levar perigo em uma cobrança de falta. Gúzman cobrou pelo lado direito, e a bola raspou a rede pelo lado de fora, assustando o goleiro Martínez, que apenas acompanhou a jogada.

Por não ser incomodada, a seleção colombiana se dava o direito de manter a posse de bola e não gerar oportunidades de perigo. Assim, a partir da metade do segundo tempo, o ritmo do jogo diminuiu, e a Colômbia apenas administrou até o final da partida, para assegurar o triunfo em sua estreia na Copa América.

Nenhum comentário: