quinta-feira, 7 de julho de 2011

Coxa faz a lição de casa e bate o Figueirense

AE
Coxa não dá chances ao azar e bate o Figueirense

Com um resultado providencial, o Coritiba fez a lição de casa no Campeonato Brasileiro 2011 e passou pelo Figueirense, por 3 a 0, no Estádio Couto Pereira. O Coxa conseguiu se afastar de vez das proximidades da Z-R, saltando para a 11ª colocação, com 10 ponto ganhos, enquanto o Figueira, estacionado em 13 pontos, perdeu a chance de se aproximar do G-4.

Depois de muito equilíbrio, com um jogo disputado no meio-campo, o alviverde conseguiu abrir o placar apenas na segunda etapa. Aos 29 minutos, após cobrança de falta, o zagueiro Émerson apareceu na área para cabecear forte para o fundo das redes. Aos 46 minutos, com uma bomba, Léo Gago fez um golaço. Um minuto depois, Anderson Aquino decretou o resultado final.

Na próxima rodada, o Coritiba enfrenta o Grêmio, domingo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Já o Figueirense terá pela frente o Ceará, no mesmo dia, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

O jogo - A partida prometia pegar fogo, apesar da noite gelada na capital paranaense. Logo aos dois minutos, em contra-ataque rápido, Aloísio dominou e mandou uma bomba para grande defesa de Edson Bastos. O time da casa tentava tocar a bola para encontrar espaços, mas tinha uma defesa bem postada pela frente. Aos nove minutos, Léo Gao arriscou o chute de longe, a bola desviou e Wilson segurou firme.

A partida era equilibrada, especialmente no meio-campo. Aos 16 minutos, Marcos Aurélio tentou resolver sozinho, abriu espaço e bateu pra defesa de Wilson. Muita reclamação aos 20 minutos, depois de chute de Éverton Costa que bateu na mais de Roer Carvalho, dentro da área, antes de sair pela linha de fundo.

Os chutes de longe eram a principal arma em um jogo de zagas fechadas. Aos 28 minutos, Leonardo tentou o arremate e o goleiro catarinense espalmou. A arbitragem de Pericles Bassols Pegado Cortez era confusa e irritava os dois lados. Aos 39 minutos, bom lançamento para Éverton Costa, mas a zaga do Figueira se antecipou para afastar. Aos 41 minutos, nova jogada individual de Marcos Aurélio, que abriu espaço e mandou o petardo para defesa de Wilson.

Na segunda etapa, nenhuma mudança, nem nas equipes nem no panorama da partida. Aos dois minutos, Juninho cruzou e o camisa 1 coxa-branca deixou a meta para interceptar. A resposta veio aos sete minutos, em cobrança de falta de Tcheco na cabeça de Jéci, que desviou em cima do arqueiro. O Alviverde errava muitos passes e deixava o torcedor impaciente no Alto da Glória.

Discretamente o Coritiba iniciou uma pressão. Aos 17 minutos, Marcos Aurélio bateu falta e carimbou a barreira. Sem poder perder pontos em casa, o técnico Marcelo Oliveira colocou o Coxa no ataque, com as entradas de Bill e Anderson Aquino. O Figueira tentou responder com um passe em profundidade para Maicon, aos 25 minutos, mas a bola correu demais.

Correndo contra o tempo, o Coritiba acelerou o passo. Aos 29 minutos, Émerson aproveitou cruzamento em cobrança de falta e testou firme, indefensável, para o fundo das redes. Os catarinenses partiram para cima tentando empatar. Aos 36 minutos, João Paulo cobrou falta na barreira e, no rebote, Maicon chutou em cima de Edson Bastos. O Coxa perdeu a chance de ampliar aos 41 minutos, com Anderson Aquino que, de cara para o gol, chutou sobre Wilson. Mas Léo Gago, de primeira, aos 46 minutos, e Anderson Aquino, com tranquilidade, um minuto depois, fecharam o placar.

Nenhum comentário: