sábado, 2 de julho de 2011

Debate sobre recuperação de Chávez preocupa Venezuela

AFP / LEO RAMIREZ
Em Caracas, homem vende jornal que suspeita que Chávez não deva se candidatar à reeleição

Por Pascal Fletcher e Daniel Wallis

CARACAS (Reuters) - Venezuelanos ansiosos neste sábado avaliam quanto tempo levará para o presidente Hugo Chávez se recuperar após a operação para retirada de um tumor, mesmo depois de o governo reafirmar que o líder socialista terá condições de concorrer à reeleição no próximo ano.

A oposição criticou sua adminsitração por segurar informações básicas sobre a condição do presidente, de 56 anos, que insiste em permanecer no cargo. Chávez planejava encontrar vários de seus ministros em Cuba neste sábado.

Sua doença estarreceu o país, que é o maior exportador de petróleo da América do Sul, revelando a ausência de um sucessor e reforçando temores de um vácuo no poder e do início de uma disputa política.

Desde que Chávez apareceu em rede nacional na noite de quinta-feira para revelar que havia passado por cirurgia em Havana para remover um tumor maligno, muitos se questionam se ele será capaz de governar uma nação de 29 milhões de pessoas.

Chávez não disse quando poderá retornar. Uma fonte próxima à equipe médica venezuelana seguindo sua recuperação em Cuba disse que o diagnóstico revelou que o câncer requer um tratamento agressivo que poderá durar meses.

O vice-presidente Elias Jaua tentou aplacar as dúvidas. "Chávez estará fora o tempo necessário para ele se recuperar", disse Jaua a Telesur TV network. "O presidente está no comando do país e continuará a ser o chefe do país."

Nenhum comentário: