segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dirceu defende nomeações por indicação política e diz que oposição está órfã

O ex-ministro José Dirceu vai defender na próxima edição da revista “Interesse Nacional” os governos Lula e Dilma Rousseff. O artigo será uma resposta ao tucano Fernando Henrique Cardoso, que fez críticas à gestão petista na publicação – mas que criou polêmica, mesmo, ao falar em que o PSDB precisa deixar o “povão” de lado, já cooptado, e se voltar à nova classe média.

O conteúdo do artigo de Dirceu foi adiantado pelo jornal “Folha de S. Paulo”. O ex-ministro da Casa Civil, um dos réus no processo do mensalão, diz que os cargos de alto escalão devem ser preenchidos “com critérios não somente técnicos, mas políticos”. “Em suma, não se pode atrair para funções-chave na administração pública pessoas alheias ou contrárias ao rumo maior de um governo --o que seria, inclusive, estelionato eleitoral”, avalia.

No artigo, Dirceu também afirma que não vê problema na coalização do PT com partidos como PMDB e PR, e que isso não significa perda de identidade. “A acusação insustentável de que abandonamos nossa ideologia só pode partir daqueles que, hoje, encontram-se órfãos de um projeto alternativo a apresentar”, acusa. “Esse frágil dedo em riste se sustenta sobre uma compreensão estanque da política, que ignora, ou se esqueceu, de que um governo democrático tem na tensão permanente seu verdadeiro estado de arte.”

Nenhum comentário: