segunda-feira, 18 de julho de 2011

Em Cuba para tratamento, Chávez diz estar 'batalhando pela vida'

No último domingo, o presidente da Venezuela Hugo Chávez, de 56 anos, afirmou em seu perfil do microblog Twitter que segue batalhando pela vida. O líder venezuelano chegou a Cuba no fim da noite do último sábado para dar início ao tratamento de quimioterapia contra um câncer. "Da minha trincheira, levando a batalha pela vida", afirmou em seu perfil na internet.

Ele foi recebido no aeroporto de Havana pelo presidente Raúl Castro e do ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez. Chávez chegou a postar oito mensagens em sua página, muitas falavam sobre futebol.

Antes do embarque, ainda em Caracas, o presidente da Venezuela se mostrou entusiasmado. "Não é tempo de morrer, é tempo de viver. Espero estar de volta em poucos dias, regressarei melhor do que quando fui. Estou seguro de que teremos sucesso, nunca amei tanto a vida como estou amando", revelou.

Apesar de não ter definido quanto tempo ficará em Cuba, é certo de que a Constituição venezuelana permite a ausência por até 90 dias.

O governo não informa detalhes sobre a doença, nem quanto a gravidade dos fatos. Contudo, o líder afirmou que não foram encontradas novas células malignas em seu corpo depois da cirurgia que realizou em Hava, para a extração de um tumor canceroso na região pélvica. Porém o risco de metástase continua existindo.

Em 12 anos, esta foi a 1ª vez em Chávez delegou parte de suas atribuições e poderes administrativos. Em seu lugar, o vice-presidente, Elias Jaua, tem poder para expropriar terras e empresas, alterar orçamentos e até nomear ou suspender funcionários públicos. Contudo, Chavéz continuará despachando de um escritório em Havana.

Nenhum comentário: