quarta-feira, 27 de julho de 2011

Em noite apática, Cruzeiro perde para Atlético-GO e fica longe do G4

Washington Alves / VIPCOMM
Felipe anota os dois gols da partida no Serra Dourada

O pequeno número de torcedores que compareceu nesta quarta-feira ao estádio Serra Dourada pôde comemorar uma vitória do Atlético-GO após sete rodadas. O Dragão apresentou um futebol eficiente e venceu o Cruzeiro por 2 a 0, chegou a 12 pontos na classificação do Brasileiro e mostra poder de reação para deixar a parte de baixo da tabela. Os gols do triunfo goiano foram anotados pelo atacante Felipe.

O técnico Joel Santana optou por manter o mesmo esquema utilizado na vitória contra o Corinthians, na rodada passada. Dessa forma, Wallyson começou a partida como o único atacante do Cruzeiro, e o armador Roger foi mantido no time. Mas a estratégia não surtiu o efeito desejado, e no intervalo Ortigoza reforçou o ataque celeste.

No Atlético-GO, o avante Felipe ganhou uma oportunidade de iniciar o jogo, após um bom tempo fora da equipe goiana, e não decepcionou deixando sua marca na partida. O duelo entre mineiros e goianos, ainda marcou o jogo de número 400 do goleiro Fábio com a camisa da Raposa.

Depois de dois jogos seguidos fora de casa, o Cruzeiro volta a reencontrar a torcida no próximo sábado, às 18h30, quando a Raposa vai duelar contra o Botafogo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Já o Atlético-GO vai visitar o Internacional, domingo, às 16h, no Beira Rio, em Porto Alegre.

O jogo - Sem vencer há sete jogos no Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO começou a partida tentando pressionar o Cruzeiro, que adotou a estratégia de aguardar o adversário e sair nos contra-ataques em velocidades. Sem conseguir penetrar na defesa cruzeirense, os donos da casa resolveram arriscar de longa distância, e aos seis minutos, o lateral Rafael Cruz mandou um petardo de fora área, que desviou na zaga e quase enganou Fábio.

Com o time mineiro apático em campo, o Dragão passou a dominar as ações e a criar jogadas de gol a todo o momento. Aos oito minutos, depois de cruzamento da direita, o atacante Felipe apareceu como um raio atrás da defesa celeste e mandou para as redes da Raposa, abrindo os trabalhos no Serra Dourada.

O gol do Atlético-GO não mudou o panorama do jogo, e o time goiano continuou a ditar as regras da partida, e a explorar as jogadas de ataque principalmente pelo lado direito do campo. Aos 12, Felipe tentou surpreender o goleiro Fábio, e do meio da rua mandou uma bomba, que assustou o arqueiro cruzeirense.

A partir dos 20 minutos, o Cruzeiro acordou na partida e começou a sair do campo de defesa, e a buscar o gol de empate com mais afinco, mas esbarrava na forte marcação imposta pelos donos da casa. Após o começo alucinante, o Dragão diminuiu o ritmo, mas continuou a atuar de forma organizada e impediu qualquer jogada mais aguda do Cruzeiro no primeiro tempo.

Insatisfeito com o rendimento do time, o técnico Joel Santana optou pela entrada do paraguaio Ortigoza na vaga de Vitor, na tentativa de aumentar o poder de fogo da equipe mineira, que foi inofensivo na primeira etapa. Mas a primeira oportunidade de gol foi do Atlético-GO, aos oito minutos, Thiaguinho desperdiçou ótima chance de ampliar o marcador, livre dentro da área, a finalização acertou o travessão de Fábio.

Aos poucos o Cruzeiro começou a tocar a bola com eficiência, e passou a exercer pressão em cima dos donos da casa em busca do gol da igualdade. Acuado, o Atlético-GO passou a preocupar-se primeiro em marcar e depois tentar alguma coisa ofensivamente.

Apesar do recuou da equipe goiana, as investidas no ataque, quando aconteciam, levavam muito perigo. Aos 28, em um contra-ataque em altíssima velocidade, o atacante Anselmo ganhou da zaga cruzeirense e obrigou Fábio a operar milagre para salvar a meta celeste. Aos 45, Felipe não perdoou, e da entrada da área bateu cruzado, rasteiro, sem chances para o goleiro cruzeirense, fechando o placar no Serra Dourada.

Nenhum comentário: