quarta-feira, 20 de julho de 2011

Entidade que defende os direitos da mulher desaprova atitude das musas paraguaias

AFP
Desde a Copa do Mundo de 2010 o Paraguai chama mais atenção com a sua torcida feminina do que com o seu futebol. Durante a Copa América, a musa Larissa Riquelme voltou à mídia e também trouxe algumas concorrentes consigo. A exposição feita pelas torcedoras está incomodando o Comitê da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), que reprova o comportamento destas torcedoras.

“Salvo as feministas, não houve uma reação social contrária, e isso mostra que existe uma sociedade cúmplice no Paraguai sobre a mercantilização do corpo e da vida das mulheres”, disse María Limpia Díaz, coordenadora nacional do Cladem, em entrevista à Terra Magazine. “O sistema patriarcal unido ao do capitalismo hoje utiliza o corpo das mulheres e as mercantiliza. Isso se acentua e se reproduz através da publicidade, exercendo os meios de comunicação de massa um papel preponderante”, acrescentou.

María Limpia Diaz ainda reclama que imagem criada pelas torcedoras paraguaias podem atrair o turismo sexual no país. “Enquanto seguimos reproduzindo a imagem de mulher ‘coisa’, de ‘objeto sexual’, seguirá havendo este tipo de exploração e escravidão. Segue sendo uma preocupação e desafio afrontar o turismo sexual e o risco do uso de mulheres e meninas com fins de exploração sexual, que ameaça de forma constante as mulheres no Paraguai”, concluiu.

Um comentário:

celia disse...

Com estas atitudes de exposição a mulher continua sempre sendo vista como um ser sem valor na sociedade. As mulheres em geral deveriam valorizar mais e deixar de usar o seu corpo para tirar vantagens a síu próprias.