domingo, 24 de julho de 2011

ESQUECERAM DE MIM

Uma denúncia foi feita para o DECAT – Delegacia Especializada em Crimes Ambientais e Proteção ao Turista - de um cachorro que há mais de um mês fora abandonado na residência em que seus donos moravam. Sim, eles se mudaram e deixaram para trás, à sua própria sorte, seu cãozinho de estimação. Mais uma vez a ONG Abrigo dos Bichos foi lá para conferir e acompanhar a nova jornada desse guerreiro.

Durante algum tempo o animalzinho recebeu alimento e água dos vizinhos para garantir sua subsistência. Afinal, quem gosta de bicho e cuida sabe que só dar o que comer não basta. Sua higiene estava precária bem como corria risco sua saúde, uma vez que o pátio da casa nunca mais fora limpado. Essas mesmas pessoas que cuidaram dele, fizeram a denúncia. Ainda bem, porque passar todos os dias em frente à essa casa e fingir que não era com elas seria um segundo ato de maldade com esse bichinho.

Além da repercussão que teve tudo isso na imprensa, porque foi acompanhado pela tv e imprensa on line, eu fiquei pensando o que leva um ser humano fingir que ele não tem responsabilidade nenhuma com seu animal. Tudo bem se não pode levar o bichinho consigo, mas não custava arranjar um lar pra ele?

Dói em mim, mas imagino a cena, a carinha que esse cachorrinho deve ter feito ao ver que todos da casa se foram e ele ficou sozinho. Abandonado. Na angústia de ele ouvir o barulho do carro, do portão e acreditar que uma hora voltariam para casa ou então que o buscariam para estar no seio da família.

Injuria-me pensar nisso tudo porque, eu reconheço todos os olhares que minha cachorra reproduz. Sei quando quer seu biscoito. Sei quando ela pede para descer no condomínio para dar um volta. Sei quando ela quer colo ou quando está na hora de dormir. Ela nem precisa latir, só do jeito que ela me olha sei e sinto seu amor, seu carinho e sua admiração por mim.

A posse responsável não é só assumir o dever de cuidar do bem estar do seu animal. É também reconhecer que se não se pode ficar com ele, por favor, procure um novo lar, disponibilize-o para adoção. Feio e ilegal é deixá-lo a mingua, sem teto, sem água, sem comida e sem amor.

Nandra Laura

Nenhum comentário: