sexta-feira, 15 de julho de 2011

Funasa fiscaliza obras do Aterro Consorciado em Jardim

O prefeito Carlos Américo Grubert recebeu no dia 05 de julho a analista da Funasa Tatiane Furlanetto de Souza, que veio até Jardim fiscalizar e vistoriar as obras do aterro sanitário consorciado para a aprovação da prestação de contas parcial do benefício.

Prontamente atendida pela Gerente do Núcleo de Meio Ambiente, Daniela Nantes, a analista da Funasa analisou os documentos e conheceu o prefeito Carlos Américo Grubert em seu gabinete.

Com a chegada do Engenheiro Fiscal da Obra, Salvador E. Peralta Barros e a vereadora Cláudia Barbosa, eles foram até a obra acompanhar a vistoria. Tatiane se mostrou satisfeita com o andamento dos trabalhos realizados até o momento e disse não haver empecilhos para a realização da próxima etapa das construções.

O Aterro Sanitário Consorciado terá capacidade para receber 63,5 toneladas de lixo por ano; 19,5 toneladas de resíduos hospitalares depositados em células específicas. Ele terá drenos para gases e líquidos percolados, sendo utilizadas lagoas de estabilização para tratamento.

Na primeira fase das construções, os profissionais da Gerência de Obras limparam o terreno, retirando todo o material vegetal e construíram a primeira das três células domiciliares que o aterro terá.

Na segunda etapa foram construídos os drenos, o posto de visitas e a lagoa de decantação que fará o tratamento dos detritos para que estes não poluam o solo.

23 mil famílias dos municípios de Jardim, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Bonito e Nioaque serão atendidas pelos serviços do aterro, em média mais de 92 mil habitantes, atendendo as determinações da Lei nº 11445/07 que estabelece diretrizes nacionais para saneamento básico.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: