quarta-feira, 6 de julho de 2011

Galo joga mal, perde para o Ceará e completa sexto jogo sem vencer

JARBAS OLIVEIRA / AE
Ceará bate um Galo abatido e se recupera no Brasileirão

O torcedor atleticano, que acompanhou de longe a apresentação do time diante do Ceará, ficou frustrado por não ver evolução na equipe, e ter que amargar mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. Os mineiros foram derrotados pelos cearenses por 3 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Presidente Vargas. O Ceará, que nada tem a ver com os problemas do Galo, aproveitou a fase ruim do adversário, e conquistou a reabilitação na competição nacional.

Coube ao ex-atleticano, Marcelo Nicácio, que teve poucas chances no time mineiro, afundar ainda mais o Galo na tabela do Brasileiro e mergulhar a equipe de Minas Gerais na crise. Logo aos três minutos, o centroavante aproveitou rebote do goleiro Giovanni, e livre dentro da área mandou para as redes. Na etapa complementar, Boiadeiro e Osvaldo fecharam o placar para o Ceará.

Vivendo um jejum de vitórias, o técnico Dorival Júnior promoveu uma série de mudanças no time em todos os setores. O esquema tático também foi alterado passando do 4-4-2 para o 4-3-2-1 com apenas o avante Guilherme à frente, que deveria receber o apoio de Renan Oliveira e Caio, o que não aconteceu no jogo. No Vozão, Vagner Mancini voltou a escalar o atacante Marcelo Nicácio, na vaga de Washington, que cumpriu suspensão.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG vai medir forçar contra o América-MG, no clássico mineiro, marcado para domingo, às 18h30, na Arena do Jacaré. Já o Ceará terá pela frente um duelo contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli.

O jogo - O técnico Dorival Júnior optou por trocar Renan Ribeiro por Giovanni, mas no primeiro lance que o goleiro atleticano foi acionado acabou soltando uma bola fácil nos pés do avante Marcelo Nicácio, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes do Galo, abrindo o placar no Presidente Vargas.

Aos 11, Giovanni se redimiu com uma boa intervenção depois de chute de João Marcos, que finalizou a jogada após excelente troca de passes do Vozão. Sem dar tempo para o Galo respirar, o Ceará continuou a pressionar o Atlético-MG, e aos 13, o zagueiro Diego Sacoman arriscou arremate de longa distância obrigando o arqueiro do time mineiro e mandar para escanteio.

Depois dos 15 minutos protocolares de pressão dos donos da casa, e com o placar adverso, situação constante para o alvinegro mineiro neste Brasileiro, o time começou a luta em busca do tento da igualdade. Apesar das tentativas, o Galo esbarrava na dificuldade para chegar à meta cearense, problema decorrente do povoamento do meio-campo atleticano e da ausência de atacantes.

Aos 22, Giovanni operou milagre para defender uma cabeçada a queima roupa, dentro da pequena área do atacante Osvaldo, evitando o segundo gol do Ceará. Mesmo com as mudanças feitas por Dorival Júnior, o Atlético-MG continuou apresentando os mesmo erros de jornadas anteriores, ou seja, excesso de passes errados e falhas na hora de concluir as jogadas.

Os armadores Caio e Renan Oliveira, que na teoria teriam a missão de atuar ao lado do avante Guilherme pouco produziram, deixando o setor ofensivo praticamente estéril no primeiro tempo. No final da primeira etapa, Dorival Júnior optou por trocar Guilherme por Magno Alves, na tentativa de dar velocidade ao jogo.

Na volta do intervalo, o Atlético-MG passou a incomodar um pouco mais os donos da casa. Aos quatro minutos, o volante Richarlyson arriscou um chute de longa distância, mas a bola subiu demais e foi sobre a meta de Fernando Henrique. O troco do Vozão não demorou, e aos oito minutos, Felipe Azevedo driblou o zagueiro Leonardo Silva e bateu cruzado, levando enorme perigo ao goleiro Giovanni.

Aos 15, Serginho cobrou falta pela direita, e por pouco o zagueiro Réver não conseguiu o desvio para anotar o gol de empate. Aos 17, em nova cobrança de falta de Serginho, Fernando Henrique fez a defesa com os pés para salvar a meta cearense. Os dois lances motivaram o Galo, que passou a ter domínio das ações.

Porém o Ceará continuou a ter as melhores chances de marcar. Aos 26, Osvaldo recebeu bom passe do lateral Vicente, e foi travado na hora de finalizar. Aos 33, o lateral-direito Boiadeiro antecipou a zaga atleticana, e ficou livre dentro da área para marcar o segundo gol do Ceará, em um Atlético-MG sem entrosamento e com falta clara de qualidade técnica.

Para fechar o placar, aos 38, o atacante Osvaldo ganhou da zaga do alvinegro mineiro na velocidade, e sem ser incomodado tocou na saída do goleiro Giovanni, para afundar ainda mais o Galo em um abismo que parece não ter fim para o torcedor.

Nenhum comentário: