terça-feira, 26 de julho de 2011

Governo lança programa para custear 100 mil bolsas de intercâmbio

Roberto Stuckert Filho/PR
Foi lançado nesta terça-feira, dia 26, durante a 38.ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o programa “Ciência sem Fronteiras”, que vai custear 100 mil bolsas de intercâmbio nas principais instituições de ensino do exterior.

O lançamento foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante, na presença da presidente Dilma Rousseff e de colegas da área econômica. Das bolsas, 75 mil serão oferecidas pelo governo e 25 mil pela iniciativa privada, por meio de parcerias. O objetivo é contemplar estudantes de todas as regiões do Brasil.

Mercadante, que atribuiu a Dilma a “autoria intelectual” do programa, apontou como um dos problemas do país o baixo investimento da iniciativa privada em pesquisa e desenvolvimento, enquanto que dois terços das patentes registradas no mundo são feitas por empresas. Já aqui, dois terços estão atrelados às universidades públicas. “É evidente que há descompasso entre a evolução científica e a nossa capacidade de transformar isso em patentes”, afirmou.

A presidente Dilma disse que o “Ciência sem Fronteiras" não tem relação com o “quem indica”. “Estamos criando no Brasil ações orientadas pelo mérito dentro de um quadro de um grande esforço de garantir que as populações mais pobres tivessem acesso ao mérito”, declarou. “A partir do critério de mérito, vamos aplicar outros que podem contemplar gênero, a questão étnica. A questão do mérito é essencial, sem o que não podemos implementar o projeto.”

Nenhum comentário: