domingo, 24 de julho de 2011

Hamilton vence na Alemanha e Vettel fica fora do pódio pela primeira vez

AFP / DIMITAR DILKOFF
Lewis Hamilton, da McLaren, venceu o GP da Alemanha

O britânico Lewis Hamilton aproveitou as chances que teve e conquistou o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1, neste domingo. O piloto da McLaren assumiu a ponta na largada e durante a corrida não desperdiçou as oportunidades de realizar as ultrapassagens necessárias sobre seus rivais para vencer a prova. A segunda colocação ficou com o espanhol Fernando Alonso, seguido de Mark Webber.

A quarta posição foi do alemão Sebastian Vettel, líder do mundial. Largando em terceiro, ele não conseguiu imprimir bom ritmo e terminou o GP da Alemanha na quarta posição. É a primeira vez em toda a temporada da F-1 que o alemão não sobe ao pódio. Nas outras nove etapas do Mundial, ele venceu seis e foi o segundo colocado em três.

O brasileiro Felipe Massa fez boa prova, mas acabou ultrapassado pelo alemão em pit stop realizado na última volta e ficou em quinto. Ele também foi prejudicado no início da corrida pela demora em ultrapassar o alemão Nico Rosberg e se viu distante da briga pela vitória. Já Rubens Barrichello abandonou, por conta de um vazamento de óleo.

A vitória em Nurburgring deixa Lewis Hamilton na terceira colocação da temporada, com 134 pontos, cinco atrás de Webber. Vettel continua tranquilo na liderança do Mundial, agora com 216 pontos. A próxima etapa da Fórmula 1 é o Grande Prêmio da Hungria, no dia 31 de julho.

A prova - A corrida em Nurburgring começou com dúvidas sobre o clima, mas o britânico Lewis Hamilton pareceu não se importar com a possibilidade de chuva. Com uma ótima largada, tomou a primeira colocação de Mark Webber. Fernando Alonso ganhou a terceira colocação de Sebastian Vettel e Felipe Massa, que tentou pular dois postos, acabou dando espaços para Nico Rosberg e caiu para sexto.

Ainda na segunda volta de prova, o espanhol da Ferrari escapou na curva e Vettel não desperdiçou a oportunidade de retomar a terceira posição. Na oitava volta, Alonso deu o trocou e sem maiores dificuldades realizou a ultrapassagem sobre o alemão.

Já Massa teve problemas para deixar Rosberg para trás. Mesmo com um carro melhor do que seu adversário, o brasileiro só conseguiu superar o alemão na 12ª volta, quando colocou de lado na reta e conquistou a quinta posição, após leve toque dos carros na curva.

Hamilton também errou na chicane de entrada da reta dos boxes e Webber chegou a assumir a ponta, mas o britânico se recuperou rapidamente. Quem se aproveitou da briga foi Alonso, que se aproximou dos ponteiros. O australiano da Red Bull foi o primeiro piloto a parar para a troca de pneus, na 15ª volta e a estratégia deu certo. Seus outros dois rivais foram para o pit stop logo em seguida, mas voltaram atrás dele na pista.

Na segunda rodada de trocas de pneus, quem se deu bem foi Lewis Hamilton. Após voltar à pista, ele brigou por posição com Webber e ganhou. Quando Alonso retornava dos boxes na primeira colocação, na 33ª volta, o britânico aproveitou seus pneus mais aquecidos e fez a ultrapassagem logo na primeira oportunidade.

Os ponteiros seguiram ditando o ritmo da prova, aguardando apenas o momento de realizar a terceira parada para troca de pneus, em que foram obrigados a colocar os compostos duros, mais lentos. Hamilton foi o primeiro a ir aos boxes, faltando oito voltas, mas a vantagem adquirida na pista foi suficiente e o britânico ficou com a primeira colocação.

Nas voltas finais, o piloto da McLaren pouco foi ameaçado por Alonso e conquistou sua segunda vitória na temporada. Já Massa acabou superado por Vettel no fim. Os dois pilotos pararam na última volta de corrida, porque precisavam colocar os pneus duros, e a Ferrari errou no pit stop, fazendo o brasileiro cair para quinto.

Agência Gazeta Press


Nenhum comentário: