quinta-feira, 28 de julho de 2011

Hipismo: última seletiva de Adestramento rumo ao Pan de Guadalajara‏

Confederação Brasileira de Hipismo promove nesta sexta-feira, 29, em Indaiatuba (SP), a 7ª e última seletiva da modalidade hípica Adestramento para o Pan de Guadalajara. A confirmação da equipe, no entanto, só será divulgada em setembro. Bronze por equipe no Pan do Rio em 2007, o olímpico Rogério Clementino é um dos candidatos a vaga.

A prova decisiva que acontece durante o Prix St. George, a partir das 09h00, é uma das atrações do CDI3* - Concurso de Dressage Internacional que movimenta o Helvétia Riding Center até o domingo, 31. Atual Campeão Brasileiro Sênior, Rogério ocupa o terceiro lugar no Ranking parcial. O cavaleiro do Ilha Verde Team, de Victor Oliva, monta o Puro Sangue Lusitano Sargento do Top.

No início das seletivas em 2010, mais de 30 conjuntos (cavalo/cavaleiro) eram candidatos a uma das quatro vagas na equipe. Depois da última seletiva, apenas os seis melhores do ranking continuarão no páreo. A partir de agosto eles ficarão concentrados para clínicas e avaliações do sueco Eric Lette, técnico do time a convite da CBH. Esta é a segunda vez que o juiz, treinador e ex-chairman da Federação Equestre Internacional (FEI) exerce a função. No Pan do Rio 2007, ele comandou a equipe medalha de bronze.

Um time de juízes internacionais vai atuar na pista: Axel Steiner, dos Estados Unidos, Marian Cunnghan, do Peru, Oscar Coddou Molina, do Chile, Juan Carlos Campos, da Espanha, além da brasileira Claudia Moreira de Mesquita.

O CDI3* tem organização conjunta da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Helvétia Riding Center.

As conquistas do Adestramento no Pan

Nos Jogos Panamericanos o Brasil já soma quatro medalhas de bronze. A primeira delas foi conquistada em 1975, no Pan da Cidade do México, com a equipe formada por Diana Paes Leme, Cel. Gerson Borges e Ingrid Troyko. Em 1983, no Pan de Caracas, na Venezuela, foram duas: individual para Orlando Facada e por equipe com time formado por Facada, Iliana (Lica) Diniz e José Sheleder. Depois de 24 anos, o Adestramento brasileiro voltou ao pódio no Pan do Rio, em 2007, com a conquista do bronze pela equipe formada por Luiza Tavares de Almeida montando Samba, Renata Rabello com Monty e Rogério Silva Clementino montando Nilo VO.

Sobre Rogério Clementino

Cavaleiro olímpico forjado nos campos da Coudelaria Ilha Verde, de Araçoiaba da Serra (SP), do empresário Victor Oliva, o ex-peão de fazenda foi o primeiro cavaleiro afro-descendente da equipe de hipismo brasileira em Olimpíadas (Pequim 2008), nos Jogos Panamericanos (Rio 2007) e nos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky (Estados Unidos 2010). Estreou nas pistas em 2006 com vitória, e desde então coleciona várias conquistas.

· Prêmio Brasil Olímpico 2008 do Comitê Olímpico Brasileiro
· Medalha de Bronze por Equipe no Pan do Rio 2007
· Tricampeão Brasileiro Sênior Top (2007, 2009 e 2010)
· Tricampeão Brasileiro Sênior (2006, 2007 e 2010)
· Quatro vezes vencedor do Prêmio Hipismo Brasil (2006/2007/2009/2010) promovido pela CBH.

Foto de Ney Messi/Divulgação ABPSL
Por:Rute Araújo
11 – 9131-4712
11 – 5666-8524
Ruthe.araujo@uol.com.br
MSN: ruthearaujo@hotmail.com

Nenhum comentário: