sexta-feira, 15 de julho de 2011

Lançamento do Programa Mais Floresta acontece em Ribas do Rio Pardo

O programa vai capacitar produtores rurais da região com palestras e workshops

Com o objetivo de estimular a implantação de áreas florestais, principalmente nos municípios com forte atividade da indústria, o Programa Mais Floresta - idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/MS, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul e Sindicato Rurais do Estado, oferece palestras e workshops para produtores rurais de MS.

O lançamento do programa será em Ribas do Rio Pardo (MS), no dia 19 de julho, às 7 horas, no Sindicato Rural da cidade. A capacitação é gratuita e tem finalidade de mostrar aos produtores, as vantagens econômicas do cultivo de eucalipto e seringueira, proporcionando ao trabalhador rural uma diversificação de sua renda, além de estimular o corpo técnico a elaborar projetos de investimentos na área florestal.

Segundo o gestor do programa, Harduin Reichel, é mais uma forma do produtor buscar alternativas para a variedade da produção. “Nós iremos mostrar a possibilidade da implementação de mini cooperativas, criando um cluster da madeira, um arranjo econômico que irá trazer independência ao produtor”, ressalta.

Os interessados em participar do Programa Mais Floresta, podem realizar inscrição no dia e local do lançamento ou com antecedência no Sindicato Rural de Ribas do Rio Pardo, localizado na Rua Carlos Anconi, 560 ou pelo telefone: (67) 3238-1395 .

Além de Ribas do Rio Pardo, outras 24 cidades receberão o Mais Floresta: Água Clara, Nova Alvorada do Sul, Inocência, Paranaíba, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Jaraguarí, Bandeirantes, Campo Grande, Camapuã, Alcinópolis, Sonora, Figueirão, Chapadão, Costa Rica, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selvíria, Bataguassu, Brasilândia, Anaurilândia, Nova Andradina, Batayporã e Coxim. E o Programa tem previsão de término para o dia 10 de junho de 2012.

Mais Floresta - O programa faz parte do Plano para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas, que define estratégias para o desenvolvimento florestal em Mato Grosso do Sul e prevê o plantio de 1 milhão de hectares de florestas até 2030, nas cidades da região nordeste do Estado que possuem alta demanda de matéria-prima para a indústria florestal, como a celulose e o papel.

Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA. Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado. Para mais informações, acesse: www.senarms.org.br.

Sato Comunicação - Marcele Aroca e Mayara Martins
(67) 3042.0112 / 9254-8807 /marcele@satocomunicacao.com.br

Nenhum comentário: