terça-feira, 5 de julho de 2011

Lula: América do Sul nunca viveu com tanta paz e democracia

Em visita ao Chile nesta terça-feira, dia 5, o ex-presidente Lula disse que a América do Sul “nunca viveu” com tanta paz e democracia, e que a região não enfrenta problemas graves entre vizinhos ou com armas nucleares. “Nossas políticas nacionais de Defesa são de caráter dissuasivo”, disse o petista, que defendeu que nenhum país sul-americano quer se armar nuclearmente.

Para Lula, a região vive uma “oportunidade histórica” de se tornar “rica, desenvolvida e socialmente justa”. As alfinetadas sobraram para o México. Ao falar sobre a necessidade de integração entre nações vizinhas, o ex-presidente afirmou que não se “conforma” com os mexicanos, que têm medo do Brasil e não dos Estados Unidos, devido a interesses comerciais.

Lula viajou ao Chile para participar das comemorações dos 200 anos do Congresso Nacional chileno. Ele se encontrou com o presidente Sebastián Piñera e outros políticos locais, e ainda nesta terça deve conhecer os 33 mineiros resgatados no ano passado. As informações são da agência estatal “Ansa”.

Nenhum comentário: