terça-feira, 26 de julho de 2011

Mantega contraria Dilma ao dizer que pode tomar medidas na economia

O ministro da Fazenda Guido Mantega disse nesta segunda-feira que o governo pode adotar novas medidas para enfraquecer a valorização do real. Mas Mantega declarou que o câmbio está relacionado com a situação mundial e que terá uma melhora no momento que as economias avançadas começarem a se recuperar.

"O governo continua olhando seriamente para o câmbio e sempre estaremos propensos a tomar medidas que impedirão que haja uma valorização excessiva da moeda brasileira", disse o ministro em São Paulo. A declaração do ministro foi contrária a da presidente Dilma Rousseff que disse que o governo não deverá tomar medidas no setor.

Segundo Mantega, as políticas monetárias expansivas dos países avançados prejudicam o Brasil porque colocam muita liquidez no mercado internacional, que logo chega no país.

Sobre os tributos, Mantega contou que é necessários de se conciliar interesses regionais e nacionais, lembrando da prioridade da questão.

"A questão tributária é prioritária na minha agenda. O Brasil tem uma carga grande, nós temos de fazer um esforço grande para reduzi-lá", considerou Guido.

O ministro ainda disse que a indecisão sobre a elevação do teto da dívida dos Estados Unidos "é uma insensatez". Para ele, os americanos precisam chegar logo a um acordo porque um possível calote poderia provocar um "problema muito sério" aos outros países.

"Um default (não pagamento de dívidas) dos Estados Unidos poderiam levar o mundo a uma situação muito crítica", disse.

Nenhum comentário: