domingo, 24 de julho de 2011

Massacre na Noruega: extremista diz ter agido sozinho nos dois ataques

O suposto extremista de direita acusado de ser o autor do ataque à bomba que matou sete pessoas em Oslo, e o massacre de outras 85 em um campo para jovens na ilha de Utoeya, ambos na sexta-feira, na Noruega, disse ter agido sozinho. O chefe de polícia Sveinung Sponheim disse que Anders Behring Breivik, de 32 anos, "admitiu tanto o ataque à bomba como os tiros, embora não esteja admitindo culpa criminal", como informou a BBC. O número de vítimas fatais pode ainda subir já que há pelo menos quatro pessoas desaparecidas e outras 97 foram feridas. O suspeito matou pelo menos 92 pessoas.

"Ele diz ter agido sozinho, mas a polícia precisa verificar tudo o que ele diz. Alguns dos testemunhos coletados na ilha nos fez questionar se havia um ou mais atiradores", disse. Sponheim também falou que a polícia não procura ninguém mais no momento e que Breivik vem cooperando com o interrogatório. O extremista deve aparecer em um tribunal na segunda-feira. Breivik confirmou que o tempo máximo que Breivik permaneceria preso, é de 21 anos, segundo as leis norueguesas.

Domingo de funerais

Em diversas partes do país, inclusive na principal catedral luterana norueguesa, em Oslo, o domingo foi dia em que aconteceram funerais das vítimas do massacre. O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, esteve com o rei Haroldo V e sua esposa, a rainha Sônia, na catedral, e disse que "cada um dos que nos deixaram é uma tragédia. Uma tragédia nacional".

Ataque planejado

O advogado de Breivik, Geir Lippestad, disse que o ataque foi planejado por algum tempo. "Ele considerou ser uma crueldade ter que cometer estes atos, mas em sua mente, eram necessários". "Ele queria uma mudança na sociedade e, desta perspectiva, ele precisava pressionar por uma revolução. Ele queria atacar a sociedade e sua estrutura".

Se rendeu quando munição acabou

Cerca de 90 minutos após o início do massacre no campo de verão para a juventude organizado pelo Partido Trabalhista, a polícia chegou e prendeu o atirador. O advogado disse que Breivik se rendeu quando sua munição acabou. Lippestad também informou que Breivik disse ter ido até Uoeya para "dar um aviso ao Partido Trabalhista que o dia do juízo final está próximo a menos que eles mudem suas políticas". Ainda seguindo o advogado, o extremista permaneceu calmo durante o interrogatório, que durou dez horas.

Defensor da supremacia branca

Em um vídeo anti-islâmico chamado Knights Templar 2083 divulgado no site Youtube, o suspeito está em imagens com uma arma. Um documento de 1.500 páginas em inglês e atribuído a Breivik foi publicado na internet horas antes do ataque, sob o pseudônimo de Andrew Berwick.

O vídeo e o documento fazem referencias ao multiculturalismo e a imigração de muçulmanos. Anders Behring Breivik se diz ser um seguidor dos templários, ordem cristã medieval envolvida nas cruzadas e por vezes reverenciada por defensores da supremacia branca.

Nenhum comentário: