segunda-feira, 4 de julho de 2011

MATAR BICHO NÃO RESOLVE NADA

Essa semana, infelizmente, a imprensa divulgou duas matérias sobre pessoas que têm matado animais domésticos, principalmente gatos.

Isso aconteceu no Bairro Jardim Leblon e em condomínio no Parque dos Poderes, em Campo Grande (MS). Em todos os casos, esses animais morreram envenenados.

Vamos deixar claro que matar animais é crime. O amparo legal está na Lei Complementar Municipal Nº. 79 que em seu art. 9º, parágrafo único, alínea “a”, define que são maus tratos submetê-los a qualquer prática que cause ferimentos ou morte, assim como também o Decreto n.º 4.645 de 10 de Julho de 1934 que além de definir maus tratos, também prevê a pena em multa e prisão de 2 a 15 dias.

Sem dúvida que o ideal seria viver em um lugar aonde os animais tivessem seus proprietários e fossem protegidos ou aqueles que não tivessem, pudessem viver em um lugar aonde fossem bem cuidados e amparados. Que também, nós seres humanos, vivêssemos em uma cidade que tivesse uma política de proteção animal, aonde maus tratos fossem levados a sério.

Que a castração fosse gratuita para todos e mais, que houvesse conscientização e educação sobre a saúde animal.

Mas não é nada disso. Fica tudo na camada platônica. As pessoas seguem reclamando, mas não agem. Tem gente matando animal doméstico “achando” que resolverá o problema. As autoridades competentes fecham suas portas porque bicho não é assunto sério. E assim caminha a humanidade.

Se você conhece algum caso de maus tratos ou se em seu bairro tem algum animal que da noite pro dia apareceu morto, não deixe ficar como está. Procure uma delegacia, principalmente a DECAT, Delegacia de Especializada de Crimes Ambientais e Proteção ao Turista, faça seu boletim de ocorrência, comunique a imprensa, procure uma ONG de proteção animal. O que não se pode aceitar é ficar nessa situação.

Nandra Laura

Nenhum comentário: