quarta-feira, 13 de julho de 2011

Modelo "lulista" de crescimento pode estar saturado, avalia "Financial Times"

O diário econômico “Financial Times” acredita que o modelo de crescimento econômico do governo Lula pode estar perto de seu limite, pelo menos no Brasil. Segundo a reportagem publicada nesta quarta-feira, dia 13, o “lulismo” combina a concessão de benefícios sociais (como o Bolsa Família), aumentos salariais e facilidade ao crédito, entre outros itens.

“É um modelo ao qual se atribui a retirada de 33 milhões da pobreza durante seus oito anos de governo”, afirma a publicação. “Mas mesmo com o lulismo sendo enaltecido pela América Latina como uma possível solução para os problemas centenários de desigualdade e crescimento atrofiado no continente, há temores de que ele está chegando ao seu limite no Brasil."

Para o “FT”, o Brasil, ao lado de Índia e China, mostra sinais de superaquecimento. O jornal afirma que o sucesso de Lula é inquestionável, mas que ele entregou à presidente Dilma Rousseff “uma economia fragilizada por desequilíbrios", com o risco do retorno da inflação e importações aceleradas, entre outros problemas. Sobre o PAC, a avaliação é que "os progressos até agora têm sido lentos".

Nenhum comentário: