quinta-feira, 28 de julho de 2011

Novas percepções agregaram valor à arte teatral

Aos poucos, o teatro de experimentação ganha espaço no mercado Sul-mato-grossense

É visível a mudança na linguagem, movimentos e assuntos abordados nas peças teatrais de Mato Grosso do Sul. Essa afirmação é do diretor de teatro Jair Damasceno, que ainda acrescenta, que o segmento ganhou novas ideias e formas de trabalho, rendendo ao público uma imersão em assuntos contemporâneos, com temas do dia-a-dia que, nos palcos, são tratados de diferentes formas e formatos.

Ainda segundo ele, no cenário regional, aos poucos, as artes cênicas - da produção até a atuação, passam por diversos estudos e experiências: “Há uso de técnicas sim, mas não regras, receitas nem padrões a serem seguidos. Esse é o segredo do teatro experimental. Ele mesmo dita o caminho a ser percorrido, à medida em que criamos e experimentamos processos e ações”, explica Jair Damasceno.

Em Campo Grande (MS), a peça “CalaBoca! e Grita” é um ótimo exemplo de como o teatro regional vem se adaptando e agregando valor à cultura teatral. A iniciativa é de Jair Damasceno, e conta com Gláucia Pires, Douglas Moreira, Aline Calixto, Tauanne Gazozo, Felipe Aguiar, Thaís Umar e Raoni Ramires no elenco.

O projeto mostra uma nova visão e vivencia da arte cênica e já teve duas apresentações na Capital no formato de ensaio aberto. A característica mais marcante da produção, segundo Damasceno é a surpresa. Ao entrar no ambiente de cena, os expectadores são avisados de que a apresentação já começou, e durante o espetáculo identificam movimentos e sons produzidos pelos artistas em cena, o que os leva para uma viagem de autoconhecimento e reflexão.

CalaBoca! e Grita – Produzida pelo artista Jair Damasceno, após seis meses de exercícios de criação, laboratórios, estímulos cênicos e ensaios, a iniciativa foi apresentada ao público (em ensaios abertos) e incluída no programa do Curso “Da criação à cena” - projeto aprovado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS recentemente, defendendo a visão alternativa às linguagens produzidas no Estado. A estréia do espetáculo tem previsão para agosto ou setembro de 2011.

informações com a assessoria de imprensa de Jair Damasceno e Gláucia Pires
Sato Comunicação - Marcele Aroca
(67) 3042.0112 / 9254-8807

Nenhum comentário: