domingo, 10 de julho de 2011

OS ANIMAIS TAMBÉM SENTEM FRIO

Nesse ano, a Ong Abrigo dos Bichos iniciou a Campanha do Agasalho Animal.

Realizamos uma divulgação forte por meio de release na imprensa da Capital e nas mídias sociais. Críticas à parte, notamos que a população campo-grandense simpatizou e sensibilizou com a causa.

Muitas doações foram feitas. Casinhas, roupinhas para os bichos, muitos cobertores e até colchonetes. Recebemos também doações de rações para gatos e cachorros. Passada a primeira fase, a próxima era distribuir esse material para algum bairro, de preferência, distante da aérea central de Campo Grande (MS).

Para o primeiro sábado, elegemos os Bairros São Conrado e Santa Emília. Fomos surpreendidos porque à primeira vista, imaginávamos não ser bem recebidos, afinal, não é fácil você bater de porta em porta para se apresentar e explicar o trabalho. Eram duas recepções: a dos animais e dos seus donos. Tinha cachorrinho com direito a um cantinho só seu e muito bem agasalhado. Outras casas fizemos um trabalho de orientação. Mudar a posição da casinha para não receber a ventania e deixar água o dia inteiro, porque o frio, meu amigo, mata.

E só caminhando pelos bairros que fomos descobrindo outras situações que nos entristeceu. Cachorros amarrados, sem água, sem comida. Outros ainda nas ruas, desnutridos e visivelmente doentes. Casas com donos irresponsáveis em que se notava claramente que seu animal estava com Leishmaniose e morrendo aos poucos.

É bom deixar claro que não é porque seu bichinho é um vira lata, significa que sua vida e sua saúde não tenha valor. Se você é uma pessoa que não tem muitos recursos financeiros faça o mínimo pelo animal.

Alimente, dê banho e tenha a carteirinha de vacinação em dia. Se não pode cumprir, por favor, não tenha uma animal de estimação.

Se o seu caso é de ter um animal no quintal para fazer barulho quando chegar gente ou para que ele faça o trabalho de despertador, por gentileza, compre um. O máximo que você vai gastar é com a pilha ou saiba que até o seu celular tem essa ferramenta. Bicho não foi feito para alertar.

Deixar seu bichinho passar frio e fome é crime e crueldade. As pessoas têm a idéia que se ele tem pêlos ele está protegido.

Isso é um engano. Proteja-o. Separe uma aérea da casa que não receba vento, pegue uma manta que está velhinha e, por favor, coloque uma roupinha nele. Você vai notar que ele vai ficar mais tranquilo e feliz por saber que o dono dele é um ser humano responsável.

Nandra Laura

Nenhum comentário: