quarta-feira, 6 de julho de 2011

Oscar sai da sub-20 para dar vitória ao Inter sobre o Furacão

JEFFERSON BERNARDES / AE
Inter vence mais um e encosta nos líderes do campeonato

O esforço do Inter e de Oscar valeram três pontos importantes no Campeonato Brasileiro. O meia não iria atuar diante do Atlético-PR, nesta quarta-feira, mas uma mudança nas regras para o retorno dos jogadores convocados para a seleção sub-20 o fez estar presente na partida do Beira-Rio, pela oitava rodada. Foi dele o gol da vitória por 1 a 0 em uma gélida noite porto-alegrense.

Uma trinca de pontos que faz os colorados saltarem para o G-4, ocupando, temporariamente, a terceira posição, com 15 pontos. O gol marcado leva o time a terceira vitória seguida e a ter o melhor ataque do torneio. Ao Furacão resta seguir segurando a lanterna da competição.

Renato Gaúcho, novo técnico do Atlético, onde quer que estivesse vendo o interino Leandro Niehues comandar o time, deve ter segurado as lágrimas do desespero. O time paranaense mostrou muita vontade em defender e nenhuma vocação para atacar.

O Inter de Falcão foi insistente, mesmo carecendo de lances individuais e criativos, o time martelou até abrir uma brecha no escudo defensivo do adversário. Livre dentro da área, aos 29 minutos do segundo tempo, Oscar chutou para as redes.

Na próxima rodada, os gaúchos vão enfrentar o Vasco, no Rio de Janeiro. Na estreia do novo treinador, o Atlético-PR receberá o Avaí, que está logo à frente na tabela de classificação.

O jogo - Olhando a posição dos times na tabela, a efetividade ofensiva de cada equipe e o local do jogo se tinha a noção de que o confronto seria um ataque contra defesa. O Inter em cima e o Atlético-PR se segurando como desse. Foi assim que aconteceu.

Nos primeiros 15 minutos de partida, os colorados acamparam no campo adversário. Faltou o último passe ser preciso. Após esse período inicial, os paranaenses conseguiram respirar um pouco, tocando a bola e afastando um pouco os adversários de sua área, mas não o suficiente.

Mesmo que a saída de jogo não estivesse afinada, lances longos sendo utilizados com frequência, os donos da casa começaram a achar brechas na estrutura defensiva do Furacão, a quarta pior do Campeonato Brasileiro. Os avanços dos gaúchos, invariavelmente, ocorriam pelo lado direito. Na primeira grande oportunidade com arremate, aos 25 minutos, Oscar chutou para fora.

Sessenta segundo depois, Leandro Damião protegeu, se desvencilhou do zagueiro e chutou para Marcelo Oliveira espalmar e a bola chocar-se com a trave. Antes do intervalo, Oscar desperdiçou outra oportunidade. Na bola parada, o Atlético conseguiu duas vitórias com Manoel, mas elas pararam na defesa vermelha.

O árbitro Paulo César Oliveira saiu vaiado no intervalo. Os colorados reclamam de pênalti não marcado em Oscar, aos 9 minutos, e de um gol mal anulado nos acréscimos após cobrança de escanteio, em que o juiz marcou falta antes da finalização de Bolívar.

O lado esquerdo de ataque foi descoberto pelo Inter no segundo tempo. Por ali o time de Falcão insistiu nos primeiros lances. Após cruzamento, índio cabeceou, Renan Rocha efetuou defesa espetacular e salvou no rebote, também.

Após um início instável na etapa final, o Furacão se assentou em campo, conseguiu formar um escudo na frente da área, evitando o ingresso do ataque gaúcho. Os colorados não conseguiam imprimir uma troca de passes insinuantes, nem vitórias em lances individuais, esbarrando, principalmente, em Manoel, preciso pelo alto e eficiente por baixo.

O esforço do Inter valeu a pena. Não só em nunca deixar de "martelar" em busca do gol como fazer força para ter Oscar em campo. O jogador estava na Granja Comary, foi liberado para atuar na rodada e marcou o gol da vitória. Em jogada de Leandro Damião, aos 29 minutos, Oscar, livre dentro da área, chutou para dar a vitória por 1 a 0.

Nenhum comentário: