quinta-feira, 21 de julho de 2011

Paranaibenses Sofrem Com Infestação de Mosquitos e medo da Dengue.

A população de Paranaiba MS sofre com a invasão de insetos, principalmente de mosquitos, causada pela proximidade do lixão municipal e outros fatores de ordem sanitária, sendo que uma das áreas mais afetada encontra-se no final do Bairro Jardim America nas proximidades do Estabelecimento Penal de R.S.A.A. A. (Presídio) localizado nos altos da Av. Quedu Leal, ali além da proximidade do lixão, os moradores convivem com outro problema grave, serio e vergonhoso.

A existência de uma estação de tratamento de esgotos do presídio que há muito está desativada, transformou-se em um enorme criadouro de pernilongos que causam desconforto, incômodos e preocupações. Segundo informações dos vizinhos daquele estabelecimento após várias e cansativas reclamações algumas medidas paliativas foram tomadas, incluindo a cobertura do fosso por telas de proteção que depois de algum tempo foram retiradas dando continuidade ao problema e tornando insuportável o dia a dia das pessoas e aumentando os riscos de uma epidemia de Dengue.

A população não consegue resolver o caso, pois conta com o descaso dos órgãos responsáveis que não reativam a estação e nem tampouco cuida para que os mosquitos não proliferem. Assim sem esperanças e cansados das noites insones e do medo que os cercam esperam que algo seja feito.

Pois, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, Paranaiba está entre as cidades do MS que apresentam um do mais alto índice de casos de Dengue sendo que um dos casos veio a óbito e outro está sob suspeita. E pelo que tudo indica mais casos virão á tona.

Não custa aqui repetir um velho chavão “Prevenir é melhor que remediar”. Ou se conformar que a cidade continuará aparecendo nos primeiros lugares dessas tristes estatísticas. Isso depende exclusivamente da boa vontade política dos gestores desse município.

Como diria Boris Casoy – Isso é uma vergonha!...

Redação e fotos por: Darsoni Chaves

4 comentários:

Jornal Bandeirantes News disse...

Ao receber esta matéria de nossa amiga e colaboradora Darsoni Chaves, fiquei imaginando como vivem as pessoas que tem residências proxima a este local infestado, por outro lado, eu me sinto impotente em ajudar esta população, isso porque as informações são de que o promotor Publico da cidade de Paranaíba já esteve visitando o local, mas até o momento nenhuma solução foi tomada. Será que nossa Sercretária Estadual de Saúde Dra.Beatriz Dobash,enviaria uma fiscalização na sec. Municipal de Saúde de Paranaiba? Ou será que teriamos que fazer contato com o Ministério da Saúde para tentar uma solução? Prefeito Municipal de Paranaiba, sua população esta pedindo Socorro!!!

Renato Rech
Diretor do Jornal Bandeirantes News

darsony chaves disse...

É verdade amigo!!! só quem vive lá, ou que o visita como eu fiz, sabe contar o sofrimento das pessoas que ali residem é de cortar o coração.Alguem precisa fazer alguma coisa...e urgente!!

Anônimo disse...

Nossa que situação né, a nossa de PBA.....

Anônimo disse...

Nossa que coisa chata!!!!