sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pelo 3º ano consecutivo, Girolando mostra a força do gado leiteiro na Expoaqui

Pelo terceiro ano consecutivo como evento paralelo à Expoaqui (Exposição Agropecuária e Industrial de Aquidauana), a Exposição Pantaneira de Gado de Leite (Expanleite) atrai as atenções de criadores de Mato Grosso do Sul para a força produtiva da raça Girolando. Neste ano são esperadas entre 30 a 40 vacas leiteiras de excelência e um público cada vez maior e mais interessado nas possibilidades de ganho que a raça proporciona.

A Expanleite acontece no Parque de Exposições Manoel Antônio Paes de Barros, em Aquidauana, entre os dias 10 e dia 15 de agosto, seguindo a programação da 44ª Expoaqui. Os animais em exposição vêm de produtores do Núcleo de Criação do Girolando de Mato Grosso do Sul, mas o evento em si serve como uma potente vitrine do Projeto Rio de Leite, mantido pela Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Campus de Aquidauana), com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do MEC) e em parceria com os municípios.

“Temos conseguido um aumento da produtividade, a família fica mais dedicada à atividade, orientamos como produzirem queijo e outros derivados lácteos, inclusive fornecendo o certificado”, explica o professor André Rozemberg, um dos coordenadores do projeto. Atualmente são assistidos 15 produtores dos assentamentos São Manoel e Pulador, em Anastácio, a partir de agosto o projeto integra mais 30 famílias do assentamento Monjolinho, em Aquidauana, e se expande para Bela Vista, Nioaque, Sidrolândia e Guia Lopes, totalizando uma carteira de 80 produtores.

O Projeto Rio de Leite leva assistência técnica e informação, basicamente, às famílias que já têm na produção de leite a principal atividade. Monitorados pelos professores, os acadêmicos do Curso Técnico em Agropecuária e dos Cursos de Graduação em Zootecnia e Agronomia, além de técnicos contratados, orientam os produtores no que for preciso para melhorar o rendimento do rebanho.

E é aí que entra a parceria com o gado Girolando. “Enquanto a média de produtividade do Estado é de dois litros e meio por vaca, a Girolando rende de 12 a 15 litros por dia, em duas ordenhas”, detalha Rozemberg.

Dia do Leite

A Expanleite é um evento pensado para demonstrar todo o potencial das vacas Girolando. Por isso abriga o Torneio Leiteiro, uma saborosa disputa para saber qual vaca produz mais leite, ao longo de três dias, em ordenhas pela manhã e à tarde. Ano passado a média foi de 35 litros por dia/vaca. As inscrições podem ser feitas no próprio evento, até às 16h do dia 10 de agosto; a campeã será conhecida no dia 13, sábado, quando acontece o muito aguardado Dia do Leite.

O Dia do Leite começa com um café da manhã a base de produtos lácteos, no espaço do tattersal, onde também será servido almoço. A previsão é reunir cerca de 300 pessoas neste ano, presume Rozemberg. Ao longo do dia o público pode assistir palestras, participar do Concurso Toma Leite (vence quem toma um litro de leite no menor tempo), do Bingo do Leite, entre outras atrações.

Para participar do Dia do Leite é preciso se inscrever antecipadamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura de Anastácio.

Serviço: Mais informações sobre o projeto Rio de Leite no site www.riodeleite.com.br
Contatos com o Professor André Rozemberg (67) 3245-3319 ou 8122-7579
Por:João Prestes - Assessoria de Imprensa
DRT/MS 86 - Tel: 9613-4136 - Campo Grande MS

Nenhum comentário: