sábado, 16 de julho de 2011

Peru bate Colômbia com gols na prorrogação e passa à semifinal

AFP / RODRIGO BUENDIA
Seleção peruana surpreende e se classifica para semifinal

A seleção peruana conquistou na tarde deste sábado a primeira vaga na semifinal da Copa América da Argentina. Em Córdoba, a equipe segurou empate em branco durante o tempo regulamentar e derrotou a Colômbia por 2 a 0, marcando os gols apenas na prorrogação.

O time do técnico Hernán Darío Gómez agora aguarda o vencedor do duelo entre Uruguai e Argentina, que será disputado às 19h15 (de Brasília) deste sábado, na cidade de Santa Fé.

Os colombianos se classificaram no primeiro lugar do grupo A, invictos e à frente da anfitriã e favorita Argentina. Já o Peru passou de fase com muita dificuldade, na condição de melhor terceiro colocado do grupo C, com quatro pontos ganhos, tendo ficado atrás de Chile e Uruguai.

A expectativa era de que a Colômbia, comandada pelo artilheiro Falcao García, garantisse vaga sem encontrar muita dificuldade, mas o favoritismo não se confirmou quando a bola rolou.

Depois de um empate sem gols na etapa inicial, a melhor chance de balançar a rede surgiu aos 20 minutos do segundo tempo, quando o colombiano Falcao García foi puxado na área e conseguiu pênalti. O próprio camisa 9 cobrou, mas mandou à direita de Raúl Fernández.

Apesar do erro, o pênalti movimentou o jogo. Aos 36 minutos, o peruano Balbín arriscou meia direita, com efeito, e obrigou o goleiro Luis Martínez a se esticar para tirar em escanteio. A Colômbia respondeu com chute de Guarín no travessão, e o tempo normal ficou empatado.

O primeiro gol saiu aos 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação. A equipe peruana cobrou falta pelo lado esquerdo do campo, e o goleiro colombiano afastou a bola parcialmente. Lobatón, que havia entrado no decorrer do jogo, pegou a sobra e, de primeira, inaugurou o placar.

Na tentativa do empate, a Colômbia ainda levou o segundo gol. Aos seis minutos, o goleiro Martínez saiu jogando mal depois de bola recuada, e os peruanos aumentaram a vantagem com belo gol de Vargas, que fechou a conta e decretou a classificação à próxima fase.

Nenhum comentário: