quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pessoas altas correm mais riscos de possuir câncer, segundo pesquisa

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, pessoas altas teriam maior risco de desenvolver um câncer ao longo da vida. A cada dez centímetros de altura, o risco de possuir a doença, cresce em 16%.

O estudo foi realizado entre o período de 1996 e 2001, acompanhando 1,3 milhão de mulheres de meia-idade na Grã-Bretanha.

As mulheres consideradas baixas, cerca de 1,52m, foram registrados 750 casos, enquanto entre as de altura mediana, com 1,62m, o número subiu para 850 casos e já nos grupos das mais altas de 1,75m, houve um aumento considerável, chegando a 1 mil casos.

Embora o estudo ter analisado apenas dados de mulheres, segundo os pesquisadores, a relação com a altura também está presente nos homens. Foram feitas pesquisas semelhantes com o sexo masculino, onde mostravam resultados parecidos com as do feminino.

Pesquisadores acreditam que a explicação por trás desse acontecimento, seria a quantidade de hormônio do crescimento presentes na infância, influenciando assim dois fatores. Primeiro é o número de células que podem sofre mutações, o que levaria ao câncer e o segundo seria o aumento das taxas de divisão celular, o que aumentaria os riscos.

Mesmo com as pesquisas feitas, estudiosos ainda admitem não saberem a razão por trás dos resultados.

Nenhum comentário: