terça-feira, 5 de julho de 2011

Professores de Bela Vista iniciam greve com manifestações

Na manhã dessa segunda-feira(4), profissionais de educação da Rede Municipal de Bela Vista iniciaram uma greve com o objetivo de pressionar a administração municipal para cumprir a Lei Federal n° 11.738, que institui o piso salarial nacional para professores.

A decisão partiu depois de uma assembléia realizada no último dia 28 de junho, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) do município. Além da paralisação, a classe pretende mobilizar a população com manifestações no Sinted e com a distribuição de panfletos nos pontos mais movimentados da cidade.

Além da exigência do piso, a interrupção das atividades é motivada também pelo aumento salarial supostamente ilegal de 14 professores através de decreto, além dos trabalhadores não concordarem com a proposta de Plano de Carreira do Magistério imposta pela administração municipal.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (Fetems), Bela Vista está entre os municípios com os piores salários pagos aos profissionais de educação. O piso salarial cobrado pela classe esta calculado em R$ 1.188,00.

Provocação

Alguns professores disseram ter sofrido ameaças de ter os dias de paralisação descontados do salário e até de perderem o emprego, inclusive de pessoas relacionadas a eles, que de alguma maneira trabalham ou prestam serviço para a prefeitura.

Por: Renan Zacarias / DRT é 827/MTE.

Nenhum comentário: