domingo, 31 de julho de 2011

Saúde do homem: resistência em tratamentos médicos

O sexo masculino é considerado o mais forte, superior, inabalável, o "super-homem". No entanto, não é bem assim. Doenças atingem qualquer pessoa, independentemente do sexo, e a preocupação com a saúde deve estar presente na vida dos homens também. Ficar doente é considerado fragilidade, o que não é aceito pela população masculina em geral.


Não é comum do homem procurar um médico para consultas de rotinas. A ida a consultórios por homens acontece, geralmente, quando uma doença já está em estágio avançado. Das enfermidades que atingem homens adultos, entre 25 e 59 anos, cerca de 75% estão em uma dessas áreas: cardiologia, urologia, saúde mental, gastroenterologia e pneumologia, segundo a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem. De acordo com pesquisa feita pelo Departamento de Análise de Situação de Saúde de 2005, a próstata é onde acontece a segunda maior incidência de morte por câncer em homens adultos. Atrás apenas de tumor no aparelho respiraório - traqueia, brônquios e pulmão.

Câncer de próstata

Se for diagnosticado cedo, o câncer de próstata pode ser tratado e as chances de cura são maiores. No entanto, o preconceito em fazer exames afasta os homens dos consultórios e, quando descobre, o tumor já está avançado.

Um fator de risco para a doença é a idade. Homens a partir de 50 anos têm mais chances de desenvolver a doença. Históricos familiares também aumentam a incidência do câncer de três a dez vezes em relação à população geral, segundo o Inca.

Os sintomas em estágio inicial não são aparentes. Entre eles estão a dificuldade ou frequência urinária maior. Dor óssea, infecções generalizadas e insuficiência renal são sintomas do câncer em estágio mais avançado.

Para se detectar a doença, os homens precisam realizar exame de toque retal e o de dosagem do antígeno prostático específico. Apesar da resistência do paciente em fazer o exame de toque, ele deve ser feito uma vez por ano a partir dos 45 anos e é necessário porque o tumor aparece primeiramente na parede posterior da próstata, onde o médico consegue sentir com o dedo e analisar a consistência, presença de caroços e dor no local.

Se o câncer for diagnosticado, o tratamento será prescrito pelo médico e poderá ser radioterapia, cirurgia, utilização de hormônios e hormonioterapia.

Nenhum comentário: