sexta-feira, 8 de julho de 2011

Secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento, participa da abertura Congresso Nacional de Laticínios em Juiz de Fora

Evento é referência internacional e vai discutir a importância da qualificação do setor

BELO HORIZONTE (8/07/2011) - O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa na próxima segunda-feira (11/07) da abertura do 28º Congresso Nacional de Laticínios. A solenidade será realizada no Expominas de Juiz de Fora, na Zona da Mata, às 19 horas.

Organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) – vinculada à Secretaria – o evento é tradicional no setor de laticínios e considerado o maior do Brasil em difusão de tecnologias sobre leite e derivados, além de referência na América Latina como fórum para apresentação de pesquisas e desenvolvimento de lácteos. O Congresso contará com a participação de pesquisadores, professores e estudantes de universidades e de cursos técnicos, além de profissionais das indústrias do setor lácteo.

Na edição deste ano, o tema central das discussões será “Qualificação: fator determinante para o sucesso do setor laticinista”, com participação do público em palestras e minicursos. “Agregar conhecimentos e investir na qualidade da produção são fundamentais para garantir mercado e tornar o produto mais competitivo”, afirma Elmiro Nascimento.

Além da parte científica do Congresso, os participantes poderão acompanhar a 39ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq); a 38ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac); e o 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Congresso contará com a participação da Embrapa Gado de Leite, que vai realizar o Fórum das Américas: Leite e Derivados, com a apresentação de dois workshops sobre pecuária e qualidade do leite.

Minas Gerais possui a maior bacia leiteira do país, respondendo por quase um terço da produção nacional. São aproximadamente 7,9 bilhões de litros por ano, o equivalente a 27,2% do que é produzido em todo o Brasil. Um exemplo das políticas públicas que vêm sendo implementadas para melhorar a qualidade da produção do estado é o programa Minas Leite, coordenado pela secretaria.

Em quatro anos, foram registradas melhorias significativas no processo produtivo das fazendas integradas ao programa. A meta do Minas Leite para este ano é contar com pelo menos mil fazendas assistidas pelos técnicos do governo de Minas. Cada propriedade serve de unidade modelo para outras dez fazendas, criando um processo multiplicador das técnicas de produção e de gerenciamento.

Serviço
Evento: 28º Congresso Nacional de Latícinios
Período: 11 a 14 de julho de 2011
Abertura oficial: 11 de julho, às 19 horas.
Local: Expominas de Juiz de Fora e Instituto de Laticínios Cândido Tostes/ EPAMIG
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Jornalista responsável: Márcia França

Tel: (31) 3915-8552 / (31) 3915-8545

Nenhum comentário: