sexta-feira, 15 de julho de 2011

Seminário sobre Ciberjornalismo recebe inscrições de trabalhos até 31 de julho

Encerra no próximo dia 31 o prazo para inscrições de trabalhos no 3º Seminário de Ciberjornalismo de Mato Grosso do Sul. Promovido pelo grupo de pesquisa Ciberjor-UFMS, o evento acontece de 16 e 18 de agosto, no auditório do CCHS na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem como tema “O jornalismo em tempos de mídias sociais”.

O seminário é aberto a profissionais, estudantes e interessados em comunicação e áreas afins e terá participação de pesquisadores do ciberjornalismo bem como espaço para apresentação e discussão de pesquisa sobre o tema. A abertura contará com conferência do professor da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Angel Rodriguez Bravo, sobre um dos temas mais controversos do jornalismo a partir dos meios digitais: ‘O controle de qualidade no ciberjornalismo’.

O evento também abrirá espaço para debate com pesquisadores da área reconhecidos internacionalmente sobre temas como ‘Redes sociais e sistemas de publicação em ciberjornalismo’ e ‘Jornalismo e ciberespaço’. Além dos debates, o seminário terá como atrativo oficinas práticas, destinada em especial para estudantes e profissionais da área.

Nos dois dias de evento, os inscritos poderão participar de oficinas sobre as potencialidades do twitter no jornalismo, a construção coletiva da notícia, como escrever para a web e como ganhar dinheiro com as redes sociais. O evento vai oferecer ainda uma oficina prática de vídeo online, ministrada pelo jornalista e presidente da ONG Casa da Árvore, Aluísio Cavalcante, e pelo artista espanhol radicado no Brasil e tecnólogo em Design de Multimídia, Nacho Durán.

A ONG Casa da Árvore desenvolve projetos que estimulam jovens e professores da rede pública de ensino a produzirem conteúdos por celular, assim como a utilização de novas tecnologias em sala de aula. Dentre os projetos realizados em parceria com a Vivo estão o Telinha de Cinema, Telinha na Escola e Circuito Telinha na Escola. As oficinas serão ministradas pela manhã, sendo que a parte da tarde está reservada para grupos de apresentação de trabalhos de graduação de pós-graduação. Os debates serão realizados à noite.

Serviço
A programação completa do 3º Seminário de Ciberjornalismo de Mato Grosso do Sul e outras informações estão disponíveis no site www.ciberjor.ufms.br. As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até dia 31 de julho, sendo que os mesmos devem ser remetidos para o endereço ciberjornalismo.ufms@gmail.com. As inscrições para participação no evento poderão ser feitas pelo site do grupo, a partir de 1 de agosto. Mais informações com o coordenador do grupo de Ciberjornalismo, Gerson Martins, pelo telefone 3345-7040 ou pelo e-mail gerson.martins@ufms.br.

Programação:
16 de agosto
19h - Abertura: Auditório do CCHS-UFMS
20h - Conferência de Abertura
Prof. Dr. Angel Rodriguez Bravo - UAB - Barcelona
Tema: Controle de Qualidade no Ciberjornalismo
17 de agosto
9h - Oficinas
1. Como escrever para web - Marta Ferreira
2. Como ganhar dinheiro com redes sociais - Thiago Akira
3. Vídeo online - planejamento e realização de cobertura em tempo real - VIVO
14h - Grupos de Trabalho:
1. Graduação
2. Pós-Graduação 18 de agosto 18 de agosto
19h - Palestras: Auditório do CCHS-UFMS
Raquel Recuero - UCPel
Luciana Mielniczuk - UFSM
Tema: Redes Sociais e Jornalismo / Sistemas de Publicação em Ciberjornalismo
18 de agosto
9h - Oficinas
1. Potencialidades do twitter no jornalismo - Estevão Rizzo
2. A construção coletiva da notícia - Letícia Cardoso
3. Vídeo online - planejamento e realização de cobertura em tempo real - VIVO
14h - Grupos de Trabalho:
1. Graduação
2. Pós-Graduação
19h - Videoconferência: Auditório do CCHS-UFMS
Mário Tascon - Espanha
20h - Palestras: Auditório do CCHS-UFMS
Adriana Amaral - Unisinos
Fernando Firmino - UEPB
Norminanda Montoya - UAB - Espanha
Tema: Jornalismo e Ciberespaço

Por:Rosane Amadori / Jornalista // CEA CG
(67) 8401-1048 / 3361-6692

Nenhum comentário: