sexta-feira, 15 de julho de 2011

Três Lagoas sedia 7º Encontro Sul-Mato-Grossense de Apicultores

A produção de mel nas florestas de eucalipto do Estado será um dos principais assuntos discutidos durante o 7º Encontro Sul-Mato-Grossense de Apicultores, que acontece no próximo sábado (16) em Três Lagoas.

De acordo com o presidente da Federação Estadual de Apicultuta e Meliponicultura de Mato Grosso do Sul (FEAMS), Gustavo Nadeu Bijos, a alta produtividade e excelente qualidade do mel produzido a partir da integração entre silvicultura e apicultura, tem gerado excelentes resultados para o setor. “Estes bons resultados são verificados principalmente na elevação da renda dos apicultores, que passaram a produzir o dobro de mel por ano, em comparação com a produção originada somente com as floradas silvestres, que geralmente ocorrem apenas no segundo semestre de cada ano na maior parte do Estado”, analisa Bijos.

Durante o evento, que deverá reunir 200 participantes de todo o Estado, serão discutidos ainda outros assuntos relevantes para o setor como o Programa de Desenvolvimento e Expansão da Apicultura de Mato Grosso do Sul; proposta de lei sobre normas para instalação de apiários no Estado; rotulagem de mel e código de barras, entre outros.

Além de palestras, a programação do encontro contará também com atendimentos, rodada de negócios e exposição e comercialização de produtos e equipamentos apícolas.
O evento é realizado pela FEAMS e pela Associação Treslagoense de Apicultura, com apoio da empresa Fibria, Seprotur, Agraer, Iagro, Famasul, Sindicato Rural de Três Lagoas, entre outros parceiros.

De acordo com o presidente da Federação de Apicultura, Gustavo Nadeu Bijos, o Estado conta hoje com aproximadamente 700 apicultores, a maioria na agricultura familiar, e a produção anual é de cerca de 600 toneladas. “Nossa expectativa é de que essa produção aumente em até de vezes nos próximos anos, com o aumento das políticas de incentivo para exportação de mel”, finaliza Bijos.

Serviço
O 7º Encontro Sul-Mato-Grossense de Apicultores acontece das 8 às 17hs no Sindicato Rural de Três Lagoas, localizado na Av Ranulpho Marques Leal, 1850. A taxa de inscrição é de R$25,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3321-0684 .

Assessoria de Comunicação Agraer
Jornalista responsável: Carina Borges
Contato: (67) 3318-5166

Nenhum comentário: