domingo, 24 de julho de 2011

Uruguai joga futebol monumental e conquista Copa América 2011












O Uruguai conquistou neste domingo a Copa América ao vencer o Paraguai por 3 a 0 neste domingo no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Os gols foram marcados por Suárez e Diego Forlán (dois). O país latino não conquistava o título da competição continental desde 1995.

Forlán, sem marcar desde a Copa do Mundo, faz o segundo gol uruguaio


A decisão começou sob o signo da polêmica aos dois minutos: Coates aproveitou rebote de Villar após cabeçada de Lugano, mas Ortigoza impediu o gol. Os jogadores uruguaios reclamaram defesa feita com a mão, mas o árbitro brasileiro Sálvio Spínola mandou o jogo seguir.O possível erro do Uruguai não diminuiu o ímpeto uruguaio, que marcou o primeiro gol da decisão aos 11 minutos: Forlán fez bom lançamento para Luis Suárez, que em posição legal cortou o marcador e chutou com a perna esquerda diante de um surpreendido Villar. A bola ainda bateu na trave antes de estufar as redes e levar a torcida uruguaia presente no Monumental de Nuñez ao delírio.O jogo, após o gol do Uruguai, ficou menos disputado e dava sinais de que poderia descambar para a violência por causa das divididas violentas. O Paraguai sentia os efeitos de ter um ataque muito limitado tecnicamente. Um dos mais visados pela marcação guarani, Diego Forlán quase marcou aos 32, após uma jogada de velocidade impedida por Villar.E o melhor jogador da Copa da África do Sul quebrou o jejum de gols aos 41 minutos, após receber passe do ex-botafoguense Arévalo Ríos e finalizar de canhota., totalmente livre pela meia-direita.

Uruguai de volta ao Olimpo do futebol

As duas equipes voltaram para a etapa final sem mudanças. Com a segurança da vantagem, os uruguaios decidiram jogar mais recuados, esperando o Paraguai na zona defensiva para contra-atacar. O atacante paraguaio Valdez acertou o travessão aos 8 minutos. Villar realizou uma defesa espetacular em um chute de Suárez aos 28 minutos.O drama paraguaio aumentou após Lucas bairros deixar o campo sentindo uma lesão muscular. Como as três substituições já tinham sido feitas, o Paraguai ficou com um a menos em campo. E a glória uruguaia se confirmou aos 44: Forlán, em outra jogada de velocidade iniciada por Cavani, marcou o terceiro e decisivo gol na saída do goleiro Villar.

Em seguida ao apito final, as premiações marcaram o retorno do Uruguai à primeira força do futebol mundial: Cavani foi indicado o melhor jogador em campo, Suaréz o melhor jogador da Copa América e Lugano levantou o troféu da Copa América para frenesi dos torcedores uruguaios que lotavam o estádio. A próxima edição da Copa América, em 2015, será disputada no Brasil.

- Vídeo: os gols do título

Ficha técnica

Uruguai 3 X 0 ParaguaiLocal: Monumental de Nuñez, Buenos Aires

(Argentina)Data: 24/06/2011Horário: 16h (Brasília)Árbitro: Sálvio SpínolaGols: Luis Suárez, aos 11 do primeiro tempo; Diego Forlán, aos 41 do primeiro tempo e aos 44 do segundo tempo

Cartões amarelos: Martín Cáceres, Diego Pérez, Álvaro Pereira (Uruguai); Victor Cáceres (Paraguai)

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates, Martín Cáceres (Godín); Álvaro González, Diego Pérez (Eguren), Arévalo, Álvaro Pereira (Cavani); Forlán e Luis Suárez. Técnico: Oscar Tabaréz.

Paraguai: Justo Villar; Verón, Da Silva, Marecos, Piris (Hernán Pérez); Ortigoza, Riveros, Enrique Vera (Estigarribia), Victor Cáceres; Valdez e Lucas Barrios (Zeballos). Técnico: Gerardo Martino.

Nenhum comentário: