sexta-feira, 15 de julho de 2011

Vendas de carros na Europa tombam ao menor nível em 8 meses

Por Helen Massy-Beresford e Josie Cox

PARIS/FRANKFURT (Reuters) - As vendas de carros novos na Europa sofreram a maior queda em oito meses em junho em meio a incertezas econômicas que afastaram consumidores e ao fim de programas governamentais de incentivo em alguns países.

Números divulgados nesta sexta-feira pela associação de montadoras ACEA mostraram queda de 8,1 por cento nas vendas em relação a junho de 2010, a maior baixa desde o recuo de 16,6 por cento de outubro.

A tendência foi ressaltada pela associação de montadoras da Alemanha, VDA, que afirmou que o número de licenciamentos de carros de marcas alemãs na Europa Ocidental caiu 8 por cento em junho sobre o mesmo período de 2010.

Os dados da ACEA contrastam com a alta de 7,1 por cento de maio, quando os efeitos da recuperação econômica pareciam estar seguindo curso, apesar de as vendas dos cinco primeiros meses de 2011 acumularem baixa de 0,8 por cento.

As condições do mercado europeu estão acelerando esforços de montadoras em crescer em regiões de rápido crescimento como China, Índia, Brasil e Rússia.

Na França, as vendas de veículos novos caíram 12,6 por cento em junho, enquanto na Espanha tombaram 31,4 por cento.

Nos primeiros seis meses de 2011, as vendas registradas pela ACEA acumulam queda de 2,1 por cento ante o primeiro semestre do ano passado, com vendas de 7,1 milhões de carros de passageiros na União Europeia.

Nenhum comentário: