sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Clube dos Idosos de Aquidauana recebe TV e carinho da equipe de Azambuja

Kelly Venturini
A manhã desta terça-feira foi só de alegrias para a equipe do Deputado Reinaldo Azambuja. Os assessores Edmara Aniz e Walter Caxiado, acompanhados desta jornalista estiveram em Aquidauana, para entrega um televisor de 32’, destinado ao clube dos idosos daquela cidade.

Surpreendidos por uma recepção calorosa que contou com a participação de boa parte dos 105 idosos que participam do clube, coordenados pela sua Presidente Luci Ribeiro, figura simpática que dá o tom da animação e da alegria do lugar, e ainda Ália Real, chefe de atendimento, bem como a equipe que a ajuda todos os dias na lida com os idosos, Edmara e Walter compartilharam a entrega com o vice prefeito Vanildo Neves, e os vereadores Antonio da Coeso, Irã e lideranças como Sub Souza, Teodoro da Vila Eliane e Josué Avila do Guanandi.

Depois de visitar toda a casa e conferir o capricho com que cada sala foi decorada, Luci apresentou aos visitantes alguns de seus pupilos, contando a atividade de cada um. ”Eles estão fazendo cursos na faculdade, de dança, artesanato, e aqui na casa também fazem artesanato, crochê, e tem aulas em diversas áreas”. Comenta empolgada a presidente do clube que fundou a casa há 13 anos e cheia de histórias para contar destacou a ajuda que recebe de toda comunidade, a parceria que mantém com a prefeitura e algumas histórias curiosas de suas ‘moças e rapazes’ como gosta de chamá-los.

Conversando com Dona Corita Gomes de Lima, de 83 anos, que até já perdeu as contas de quanto tempo já freqüenta o clube, descobrimos a importância do trabalho do resgate da auto-estima que acontece a partir do momento que eles passam a freqüentar o local e como isso influencia diretamente na vida e na saude daquelas pessoas. “O que eu mais gosto aqui são dos bailes, da comida boa e dos amigos. Fico triste quando o clube fecha para as férias. Aqui é lugar mais gostoso do mundo!” comenta com simplicidade e um sorriso no rosto.

Mãe de dois filhos, sete netos, e quatro bisnetos, Corita, contou-nos que recentemente o clube participou do desfile de aniversário da cidade, com o tema que pedia ‘PAZ’ na cidade. “A gente sabe o que tá acontecendo na política aqui. Tá errado. As pessoas tem que trabalhar pra fazer a cidade crescer e não ficar brigando”. Ponderou.

Manoelina dos Santos, amiga de Corita, emendou a conversa e no auto de seus oitenta anos de vida, seis deles freqüentando o clube, foi além: “Aqui recebemos alimentação, carinho e atenção. Somos muito abençoados por ter a Dona Luci cuidando da gente (....) ela é um anjo”. Comentou fazendo dezenas de referências elogiosas a garra de Dona Luci, pessoa que o tempo todo recebia abraços e beijos dos idosos.

O agropecuarista José Ribeiro, esposo de Luci, participou do ato e do almoço oferecido no clube aos convidados. Orgulhoso comentou o trabalho da esposa e em poucas palavras resumiu como sendo uma paixão dela, aquele trabalho. “Ela sabe onde mora cada um deles, conhece as histórias, os problemas, as doenças, e cuida de cada um como se fossem seus pais”. Completou.

Vanildo, amigo de longa data do casal, além dos elogios, falou da força política de Luci, e de como ela supera as adversidades na luta para manter o clube funcionando. Sobre a doação do deputado, Vanildo fez questão de lembrar que não é sua primeira participação e que em diversas outras oportunidades o clube contou com a sensibilidade de Azambuja. “É um parceiro que sabe o valor do trabalho realizado aqui e nunca se negou quando chamado a responsabilidade por que tem por essas pessoas respeito e muito carinho”. Completou.

Emocionada com todo carinho recebido, as histórias e o capricho com que o lugar é mantido, Edmara se emocionou no momento de passar a mensagem do deputado. “Nunca vimos nada parecido, vocês todos estão de parabéns!” finalizou.

Nenhum comentário: