quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Encontrados cinco corpos em desabamento de prédios na Cinelândia

Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram na manhã desta quinta-feira segundo corpo que estava em um dos prédios que desabaram na noite desta quinta-feira, na Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo o capitão bombeiro, Fábio Taranto, uma vítima é do sexo masculino e a outra é uma mulher, ambos de idade adulta. O terceiro não foi identificado. Nesta quarta, duas pessoas conseguiram ser resgatadas com vida. Segundo os bombeiros, ainda podem ter 19 pessoas desaparecidas.

O tenente-coronel da Policia Militar, Júlio Cesar Macia Martins, do Quartel Central e que participa da operação de resgate das possíveis vítimas que estariam dentro dos três prédios que desabaram na noite desta quinta-feira, disse ao SRZD.com que acredita que ainda há sobreviventes. "Trabalhamos com a hipótese de 20 desaparecidos, mas não podemos confirmar que existam todos esses desaparecidos".

Um homem que estava imprensado pelos escombros encontrou forças e conseguiu segurar o pé do bombeiro. "Quando subimos a montanha de entulho eu escutei uma voz gritando, ele pegou no meu coturno dizendo 'estou no sexto andar'. E eu disse, 'amigo você está no primeiro andar'", disse o cabo bombeiro Daniel Pinho, que trabalha no resgate.

Homem é resgatado dentro do elevador

Uma outra vítima, de 50 anos conseguiu ser resgatado ileso após ficar preso dentro do elevador. "O cabo do elevador ficou pendendo, então pudemos ter noção da localização do rapaz. Fomos escavando até conseguir abrir espaço para retirá-lo de lá", o sargento Alexandre Câmara. Segundo ele, homem que seria o zelador estava no elevador e conseguiu telefonar para o primo, que o aguardava do lado de fora do prédio e estava buscando socorro.

O Corpo de Bombeiros trabalha sem parar na tentativa de resgate de vítimas e no recolhimento de escombros. Ainda segundo o coronel, o cenário que ele encontrou quando chegou foi de pessoas desesperadas em uma guerra. "Estamos trabalhando desde ontem. Eu cheguei em um cenário de pós-guerra, com pessoas correndo e muita poeira levantada".

O proprietário de uma ótica que ficava dentro de um dos prédios que desabaram na noite desta quarta-feira, na Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio, disse que perdeu tudo que estava dentro do edifício. "Eu sai antes do desabamento há mais de dez anos. Perdi tudo, mais ficou com o mais importante que é a vida", disse Marcelo Ferreira. "Decidimos vir aqui de manhã para acreditar que o prédio desabou mesmo. Eu vi pela TV e não acreditei. Já vimos isso em outros lugares no mundo, como no Word Taide Center".

Um dos prédios passava por reforma

O prédio de 20 andares, que desabou por volta das 20h10m, na Avenida 13 de Maio, na Cinelândia, estava passando por reforma no quinto andar. As paredes divisórias tinham sido retiradas recentemente e no local foi aberto um grande salão. Antes foram ouvidos três estalos, quase simultâneos, e quem passava na hora conseguiu correr. Foi o caso do auxiliar de manutenção, Júlio César de Oliveira Brandão, 40 anos.

O edifício ao lado, de número 46 da Avenida 13 de Maio, com cinco andares, também foi atingido e desabou parcialmente. O servidor público Aloísio Pereira, de 41 anos idade, também passava na hora do desmoronamento. Segundo ele, "a queda foi rápida, com um estrondo muito forte, e muita fumaça tomou conta da área".

Nenhum comentário: