segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Geraldo Espindola fara show em Ponta Porã dia 11 de fevereiro

Geraldo Espíndola é cantor, musico e compositor símbolo do Centro-Oeste brasileiro

Geraldo Espíndola é o compositor-símbolo do Centro Oeste brasileiro. Ele fala “porta” e “porteira” com o sotaque típico do povo que nasceu nestas bandas do Brasil de dentro. Não gosta de cidade grande, sustenta um afinado discurso ecológico e tem um jeito carinhoso que cativa todo mundo. O modo geraldiano de compor, aliás, mudou o rumo da música feita nestes confins do Brasil e fundou uma linha na música popular que até hoje não foi analisada devidamente.

Sua carreira musical foi pautada pelos festivais de música, nos quais ganhou prestígio e notoriedade, graças às inspiradas canções com as quais saiu vencedor, tais como “Sorriso”, “Fonte da Ilusão” e “Ponha na Sua Cabeça”.

Considerado fundador da cena roqueira de Campo Grande, Geraldo é também personagem de muitas histórias. Nos anos 1970, quando morava no Rio de Janeiro e cantava no grupo Lodo, apareceu careca. “Comecei minha carreira no Rio totalmente sem cabelo e tocando craviola de 12 cordas no tempo áureo dos cabeludos e da guitarra elétrica.”

Geraldo Espíndola tinha, paralelamente, uma carreira solo desde o início da sua carreia musical, o que não o impediu de participar de outras bandas, como Lodo, LuzAzul e Tetê & O Lírio Selvagem, as duas últimas com vários de seus irmãos: Alzira Espíndola, Celito Espindola e Tetê Espíndola. Tetê & O Lírio Selvagem, grupo que teve projeção em todo o País, Geraldo era um dos principais compositores do repertório da banda.

Nos 41 anos em que está na estrada e autor da música Vida Cigana, Geraldo Espíndola teve canções gravadas por cantores e músicos de prestígio nacional, como Zeca Baleiro, Grupo Tarancon, Tetê Espíndola, Alzira Espíndola, Almir Sater, Lecy Brandão, José Augusto, Raça Negra, a dupla João Pedro & Cristiano e Gian e Giovani,etc

Sua trajetória musical inclue shows em todas nas principais cidades do Brasil, do Paraguay,da Bolivia e da Argentina e recentemente, 2 tournees na Tunisia e 3 tournees na França, onde, a convite do governo frances, foi o único representante do centro oeste no ano Brasil França 2005

Geraldo Espíndola é mais que um compositor, músico e cantor de talento, mas uma lenda da música sul-mato-grossense e do Centro-Oeste.

Neste dia 11 de fevereiro ele se apresentara em Ponta Porã no Nature grill,onde mostrara um repertório cheio de musicas regionais com a pitada da musica fronteriça , segundo o Secretário de Turismo e Integração de Ponta Porã,Marcelino Nunes de Oliveira Geraldo tem uma identidade que se confunde com a do fronteiriço e suas musicas falam ao coração do povo e transcendes as fronteiras!

Por:Marcelino Nunes de Oliveira
marcelinonunes@ibest.com.br

Nenhum comentário: