domingo, 29 de janeiro de 2012

Leitura de jornal impresso retém mais do que OnLine, diz pesquisa

O fim do jornal impresso está próximo? Caso a resposta seja afirmativa, quem sai perdendo é o leitor. Pelo menos foi o que indicou um estudo da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, ao publicar que as informações lidas no papel ficam melhor retidas do que as on-line.

O estudo afirma que os leitores de internet tendem a "escanear" os textos enquanto os responsáveis pelo impresso acabam tendo uma reação mais metódica. A publicação levou em conta o famoso jornal norte-americano "New York Times", comparando sua versão em papel e digital.

Os resultados mostraram que, em médica, o leitor do impresso recorda mais notícias lidas do que o leitor do site, em uma relação de 9,6 para o primeiro e 7,3 para o segundo. Além disso, ele também lembra "significativamente mais tópicos" (essência de cada texto) lidos no papel do que na internet (4,2 e 2,8 respectivamente).

Além disso, o estudo indica que, sobre os principais trechos de cada texto, o leitor de jornal recorda uma média 4 enquanto o de internet guarda apenas 2,8. Ainda assim, na lembrança de títulos, a pesquisa registrou o único empate, porém ressalta a superficialidade do quesito.

Para a pesquisa, foram utilizados 45 estudantes da própria universidade. A maioria deles (77%) já tinha o habito formado de obter informações via internet. Eles foram divididos em dois grupos e tiveram suas leituras das versões em papel e on-line do "New York Times" monitoradas.

A principal explicação apontada foi a falta de formatação do texto por importância da informação na versão online, algo mais comum no impresso. Segundo um dos três autores da pesquisa, ex-repórter e editor do "Washington Post", o resultado não deve indicar que os jornais impressos "ainda tenham uma função útil e necessária". Ainda assim, ele acredita que o estudo é importante para os próprios jornalistas entenderem melhor seu trabalho.

Nenhum comentário: