segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Obras do novo Maracanã visando a Copa de 2014 são adiantadas

E a reforma do Maracanã acelerou de vez. O estádio que será palco da Copa das Confederações em 2013 e de sete jogos da Copa do Mundo em 2014 teve a montagem das arquibancadas antecipadas em um mês e a rede de drenagem ao redor do gramado avançaram para um estágio final. Também há quatro novas rampas na fase final das obras, além de 16 elevadores e seis novas escadas rolantes que estão sendo instalados. Mas nem tudo está em andamento: a mureta que vai separar a arquibancada do campo já está pronta.

"O torcedor vai ficar mais perto do campo e assistirá aos jogos em posição privilegiada, uma vez que a parte superior vai avançar 12 metros em direção ao gramado. Não haverá mais pontos cegos no estádio", disse Hudson Braga, secretário de Obras.

O estádio terá apenas um lance de arquibancadas e novas cadeiras rebatíveis, que terão distância de 50 centímetros entre elas, para facilitar o trânsito dos torcedores.

Pensando ainda no meio ambiente, o novo Maracanã está tentando a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). A intenção do Governo do Estado é transformar o antigo Maior do Mundo em um símbolo moderno.

"É outro tipo de gestão, equiparada a arenas modernas do mundo. O Maracanã está saindo de um paradigma histórico para outro, entrando no rol dos grandes estádios", falou Ícaro Moreno Junior, presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop).

Nenhum comentário: