quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Transporte público preocupa 41% da população Brasileira

Pouco menos da metade da população brasileira acha que o serviço de transporte público é ruim no país. De acordo com a segunda edição da pesquisa de Mobilidade Urbana, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 41% da população brasileira vê deficiências no setor e 30% acreditam que o serviço é bom.

Os dados são referentes a municípios com mais de 100 mil habitantes. Em cidades menores, com menos de 20 mil habitantes, a percepção sobre o transporte público é melhor, 39% da população avalia que o serviço de transporte coletivo é bom, e 27% considera ruim.

O Ipea avaliou de que forma os brasileiros se deslocam no país. Para isso, foram entrevistadas 3.781 pessoas em 212 municípios de todas as regiões do Brasil entre os dias 8 e 29 de agosto de 2011. O estudo apontou também que quanto maior a renda salarial do usuário, menor é a utilização do transporte público.

O resultado do estudo mostra que a Região Sul é a que mais utiliza carro como o principal meio de transporte. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a utilização de carros representa 64,85% da frota. De cada 3,62 habitantes, um possui carro. Na Região Norte, o principal meio de transporte é a motocicleta, que representa 64,32% da frota. A cada 100,44 habitantes, um possui moto.

Nenhum comentário: