segunda-feira, 19 de março de 2012

AMA de Campo Grande esclarece denúncia feita sobre entidade

AMA esclarece denúncia feita sobre entidade. E aproveita ainda a mobilização mundial em torno do dia da conscientização sobre o autismo para informar que a Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande está promovendo várias atividades locais como jantar beneficente com sorteio de brindes, rifa e panfletagem informativa nos dias 31 de março, 01 e 02 de abril.

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campo Grande – AMA, esclarece denúncias feitas a órgãos de imprensa da capital sobre a atual administração da Associação.

A AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) quer esclarecer sobre denúncias de desvio de verba pública depositado a favor da entidade, a toda sociedade, aos voluntários e seus contribuintes. As denúncias foram feitas por algumas mães voluntárias da associação dos autistas e veiculadas em órgãos de imprensa da capital no mês de fevereiro.

De acordo com a Associação, nos últimos 4 meses, alguns pais insatisfeitos com medidas adotadas pela atual diretoria e se utilizando de meios, até então legais para expor a vontade da maioria, como por exemplo, abaixo assinado e pedidos expedidos a secretaria e corpo técnico para que mudanças fossem efetuadas, foram atendidos a bem do corpo coletivo que compõem a associação.

Entretanto, as mães em manifestação alegaram conforme consta na publicação do dia 05 deste mês de fevereiro "desvio de verba pública, desmandos da presidente, insatisfação e descaso quanto as medidas tomadas pela diretoria.

As matérias estão em reportagens anexadas a este comunicado.

Citada pelas matérias Laurenice Rodrigues, presidente da AMA ,justifica que todas as atitudes tomadas foram para melhor organizar o funcionamento dos serviços sociais prestados e em conformidade com as exigências legais, e ainda declara que "as versões e as exigências são infundadas".

Tais atitudes levaram a público tanto a diretoria, o corpo técnico, quanto a própria Associação composta não só pelos seus beneméritos e beneficiados (79 pessoas, entre elas crianças, adolescentes e adultos deficientes mentais ou não - portadores do CID F-084 ou CID F-010 e suas famílias), como também os contribuintes e colaboradores.

No dia 06 de fevereiro, a diretoria convocara por meio do jornal de maior circulação do estado, sócios, técnicos e pais de atendidos para uma Assembléia Extraordinária que seria realizada no dia 11 de fevereiro de 2012. Todavia, aquelas mães que haviam se pronunciado negativamente quanto aos feitos da atual diretoria não compareceram a reunião de esclarecimento.

Na sede da associação, Rua José Antonio, nº 2917, localizada no Bairro Monte Castelo, onde são executados os serviços e atendimentos psicológico, terapêutico, interacional, social e fonoaudiológico ficam expostos comunicados com a prestação de contas e ações da AMA. "Todos os documentos estão e sempre estiveram disponíveis nos livros de entrada e saída e expostos em mural, na sede" explica, Rodrigues, e que o que é de interesse coletivo, o que é para ser divulgado está feito, tanto conforme o estatuto quanto o que prevê a Constituição Federal.

A diretoria, declara e salienta que não houve doação de material de construção para a sede própria, como sugerido em entrevista de rádio e televisão, "não houve doação durante o mandato atual, e ao que consta em documentos, nenhuma doação de tal sede própria", explica Laurenice. O que ocorreu foi a doação de material de construção, tendo sido, o material de construção doado utilizado para a reforma da sede atual, situada no bairro Monte Castelo, locada pela AMA por período determinado e na reforma do imóvel ultilizado anteriormente pela instituição para a entrega no ano passado. "Podemos e temos como comprovar tais objetos de denúncia", informa Neide Salvador, tesoureira da instituição e enfatiza que tudo que tem fundamento pode ser comprovado, como por exemplo, o valor total de 100 mil reais citados em impresso que segundo a tesoureira não foram feitos em espécie, mas em produtos e alimentos que são devidamente utilizados pelos beneficiados e tem validade até o ano de 2014. Os itens são entregues mensalmente na associação por serem perecíveis e o restante das doações fazem parte do patrimônio da AMA, como objetos de uso nas salas de atendimento.
Quanto aos equipamentos eletrônicos: computadores, notebooks citados pelas denunciantes não constam da doação da Receita Federal em favor da instituição. O restante dos itens citados podem ser verficados nas entradas e saídas nos livros caixas de posse da Associação e de livre consulta pelos associados.

O espaço para as mães infelizmente foi retirado em função da utilização da sala para Terapia Ocupacional, priorizando o atendimento às crianças. O banheiro é de uso principal dos funcionários conforme exigência da Anvisa, mas não está restrito a utilização por parte dos associados. Quanto aos brinquedos e equipamentos, toda a entrada em favor da AMA está publicada em diário oficial e toda a saída, venda do bazar e usufruto ou troca dos bens também estão embasados e formalizados em livros e outros atos efetivados por esta diretoria.

"As atividades e os serviços prestados à comunidade da Associação de Pais e Amigos dos Autistas não podem nunca atender a uma pessoa, ou a um grupo de mães, mas ao coletivo" afirmam Neide e Laurenice e, nada do que foi feito até o presente momento, nenhuma decisão que foi tomada em nome de todo o grupo foi feito sem consentimento da diretoria que é composta por 6 pessoas e o conselho fiscal com mais 6 pessoas.

Todas as ações, foram tomadas até agora a fim de beneficiar ninguém mais do que as crianças e suas famílias, atualmente atendidas pela Associação e devidamente matriculadas. E também, o estatuto, que foi devidamente alterado, conforme aprovação em assembléia realizada no dia 21 de agosto de 2008, com convocação também publicada em impresso de maior circulação do estado do dia 05 de agosto do mesmo ano.

A prioridade inicial da Associação é satisfazer a uma necessidade de aliviar o isolamento das famílias dos autistas, por isso conta com uma equipe multidisciplinar nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e oferece ainda aulas de música.

Atualmente a associação sul-mato-grossense conta com auxílio de doações e serviços voluntários para o atendimento especializado. De forma legal, e no aguardo de pronunciamento da justiça e de citação oficial para responder sobre o dispêndio dos valores doados em favor da Ama, a diretoria fica a disposição para qualquer órgão e entidade que queira vir a tomar conhecimento dos feitos executados em prol do melhor atendimento aos maiores beneficiados, os autistas.

Todos os documentos pertinentes a entradas e saídas e sobre as assembléias convocadas continuam disponíveis para consulta na sede.

AMA

Entidade civil de Mato Grosso do Sul que trabalha em Campo Grande desde 26 de abril de 1990, totalmente sem fins lucrativos, oferece assistência a crianças, adultos e adolescentes diagnosticados sobre o transtorno Invasivo do Desenvolvimento Global (Autista, RETT, Asperger, Desintegrativo da Infância) e Psicose Infantil (Esquizofrenia) e aos seus familiares.

AUTISMO

Uma Síndrome que atinge mais de 2 milhões de Brasileiros, conforme a ABRA (Associação Brasileira dos Autistas), e em crianças o autismo é mais comum que o câncer, AIDS e o diabetes. No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 MILHÕES de pessoas com AUTISMO.

A ONU declarara o dia 02 de abril como dia internacional de conscientização do autismo. Em Campo Grande várias atividades vão marcar a semana de conscientização. Autorizado pela Prefeitura, o obelisco e o relógio da Afonso Pena serão iluminados com luzes azuis, identificados

AGENDA:
Dia 31 - Jantar no Restaurante Martgnoni, início 21 horas, háverá sorteios de vários brindes, uma exposção de quadros do Dr. Jose Roberto Amin que gentilmente DOOU uma linda tela, 70 por 1.50 cms, AZUL para ser rifada em prol da AMA, teremos também uma apresentação de Dança do Ventre feita pela Nidal, entre outras surpresas, convites a venda ao custo de R$ 50 com Bibiane Ibrahim ou na Sede da Entidade na Rua José Antonio, 2917, fone 3325 5135 ou comigo Rui Spínola Barbosa.
DIA 01 - Pedágio das 8 as 11 horas no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio. Distribuição de folders e adesivos.
DIA 02 - Pedágio das 8 as 17 horas no mesmo local.
Sessão SOLENE na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul.

OBS. O Obelisco, monumento instalado no cruzamento da Rua José Antonio com a Avenida Afonso Pena será iluminado com LUZ AZUL a cor símbolo da Campanha Mundial de Conscientização do Autismo.
AMA
(67) 3325-5135 Presidente Laurenice Rodrigues
(67) 8176-8661 Vice - Presidente Dr. Rui Barbosa


Mães denunciam administração de associação para autistas da Capital

Nenhum comentário: